Quem Oxal E Oxum?

Quem Oxal e Oxum

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Porém; em algumas regiões de Minas Gerais, podemos observar o sincretismo com “Nossa Senhora das Dores”, cuja comemoração ocorre em 15 de setembro.

Menu

Oyá fica tão feliz que sai do quarto reluzente e conta a todos que era tão bela, inclusive mais bela, que a irmã!

Quando Oxum Opará sabe disso, ela fica tomada pela raiva, inveja e ódio. Ela fica descontrolada e só deseja se vingar! Para isso, ela vai até a casa de Egungum (Egun são espíritos dos mortos e Egungum são os espíritos dos mortos mais “importantes”) e rouba um espelho que só mostrava a morte, o feio e o assustador.

Ela então leva este espelho e pendura no quarto de Oyá. Quando Oyá entra, Oxum Opará fecha a porta e tranca! Oyá fica presa em seu próprio quarto! Ao se olhar no espelho, Oyá vê somente imagens ruins e assustadoras. Ela se vê morta em decomposição inclusive! O desespero toma conta dela e ela começa a se bater e tentar sair do quarto, mas não consegue. Oyá morre em seu quarto.

A associação mais comum do sincretismo religioso de Oxum é com “Nossa Senhora da Conceição“, homenageada no dia 08 de dezembro.

Carinhosos e sensíveis, os filhos de Oxum são conhecidos por chorões e outros apelidos semelhantes, por serem muito sensíveis, dramáticos e carinhosos, como uma mãe é com seus filhos.

Qual é o lado negativo de Oxum?

Qual é o lado negativo de Oxum?

Em algumas localidades da região Nordeste do Brasil, Oxum tem sincretismo com “Nossa Senhora do Carmo” e as suas homenagens acontecem em 16 de julho.

Oxum é símbolo da sensibilidade e, muitas vezes; derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.

Arquivo

No dia 08 de dezembro, “Dia de Nossa Senhora da Conceição” realizamos a Oferenda anual a Oxum.

Para agradar a Oxum, os melhores presentes que você pode dar são joias em tons de ouro ou ouro puro, bem como espelhos dourados e muitas flores amarelas e perfumes com essência de lírio.

Homenageada na Umbanda no dia 08 de dezembro ou 12 de Outubro.

Índice

Índice

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor. Vem entender mais o que é ser filha de Oxum.

Filhos de Oxum podem ter uma vida sexual bastante ativa, alguns sendo até promíscuos; mas é algo que não vão deixar claro aos olhos de outras pessoas, pois detestam escândalos.

Últimos Posts

Quando Ogum se manifestou em frente de Oxum e tentou abraçá-la, Oxum desviou num movimento da dança e começou a caminhar e dançar em direção a cidade. Ogum tentava pegá-la, mas ela se esquivava delicadamente dançando e continuava a caminho da cidade.

Ogum estava tão louco por Oxum que ele não percebeu que estava saindo da floresta e entrando na cidade. De repente, todos os outros Orixás começaram a celebrar e bater palmas! Ogum havia retornado!

Por causa de seu orgulho, era claro que Ogum não iria se deixar contradizer e afirmar que saiu da floresta por causa de uma mulher que estava dançando. Então ele fingiu que saiu por conta própria e voltou para a cidade e para a forja.

A orixá Oxum tem domínio sobre o líquido amniótico, a gravidez, sobre o feto e sua proteção à criança extende-se até os 7 anos de idade, quando passa a responsabilidade ao orixá de cabeça.

Assim; podemos ver entre os filhos de Oxum grandes comerciantes, assim como profissões que exijam muito esforço de seus filhos como medicina, a engenharia, a educação, o magistério, a advocacia, etc.

Quem é o Oxalá?

Muito comum também é ver seus filhos brilharem como artistas, atores, diretores, publicitários, pois as profissões que exigem criatividade  e envolvimento com o grande público são para os filhos dessa orixá.

Foi quando Oxum interviu. Ela disse que conseguiria convencer Ogum a voltar. Todos os Orixás riram dela porque ela era muito jovem e “frágil”, assim jamais conseguiria vencer Ogum caso ele agisse com violência para cima dela. Ela insistiu em ter a permissão de Obatalá e assim conseguiu. Cabia agora a Orixá mais bela trazer Ogum de volta.

Como você acha que ela realizou este feito? Seduzindo Ogum!

Ela vestiu apenas alguns lenços amarelos transparentes em forma de saia e foi até a floresta onde Ogum morava. Conforme o vento soprava, Oxum dançava e adentrava a floresta. Ogum a viu dançando e imediatamente ficou hipnotizado por sua beleza. Oxum fingiu não saber da presença de Ogum e continuou se aproximando dele e dançando ao vento.

Qual o lado negativo de Oxum?

Conta-se que Oxum conheceu o jovem Xangô quando ele apareceu na aldeia tocando tambor. Ela tentou seduzí-lo, mas não conseguiu. Xangô a desprezou. Ela continuou tentando até que, muito tempo depois, ela conseguiu dormir com ele. Mesmo assim, ele ainda a desprezava e não dava a devida atenção a ela.

Um dia, Xangô perdeu toda a riqueza que tinha e fugiu envergonhado. Somente Oxum ficou ao lado dele. Com o tempo, ela foi se desfazendo de tudo o que tinha para continuar ali, ao lado de Xangô. Primeiro ela se desfez de suas jóias, depois de seus vestidos, mais tarde de seus pentes diversos e, por último, de seus espelhos. Ela ficou apenas com um vestido branco que usava todos os dias.

Oxum, contudo, queria aprender. A todo custo. E ela insistia e pedia para Obatalá por diversas vezes, sempre ouvindo uma resposta negativa.

Um dia, Obatalá foi tomar banho num rio e deixou suas roupas próximas à margem. Neste momento, Exú pegou as roupas e zombou de Obatalá que teria que sair do rio nu. Oxum, que passava pelo local, viu Obatalá abatido e envergonhado. Ela então propôs tomar as roupas roubadas por Exú de volta em troca do conhecimento dos búzios.

Obatalá concordou relutantemente e ainda pensou que ela não seria capaz de enganar Exú e pegar as suas roupas de volta. Errou!

Quem vai reger em 2021?

Segundo umbandistas, os Orixás Oxalá e Oxum irão reger o ano de 2021.

Quem é o Oxum?

Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

Qual o Exu que rege 2021?

Orixá regente de 2021: o ano de Oxalá e Oxum Iniciado numa sexta-feira, o ano de 2021 tem como representante inicial Oxalá, o Pai Criador da humanidade, e o mais poderoso dentre as divindades.

O que é Oxum e Ogum?

Ogun é o grande líder que abre todos os caminhos. Ele trouxe o progresso para o mundo com a criação dos instrumentos vindos dos metais. Já Oxum rege a afeição, o carinho e o amor.

Quem é a mãe Oxum?

Oxum é a rainha das águas doces dos rios e das cachoeiras. Oxum é a mãe que chora junto. É orixá dos sentimentos. Coincidentemente, também da generosidade, da capacidade de gerar frutos de várias formas.

O que os orixás dizem para 2021?

Segundo eles, 2021 será regido pela orixá Iemanjá (que corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes no sincretismo religioso). Iemanjá é a orixá das águas, a rainha do mar. Rege o pensamento e as emoções. A carta de tarô de 2021 será o Hierofante (também chamado de O Papa).