A psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda a aprendizagem do seres humanos. Essa ciência se dedica a compreender como os indivíduos aprendem, quais as dificuldades podem surgir nesse processo e como potencializar o aprendizado.
A psicopedagogia atua a partir de dois enfoques: a psicopedagogia institucional, que trabalha de maneira preventiva em escolas, empresas e demais instituições. E a psicopedagogia clínica, que está focada no tratamento individual em consultórios ou hospitais.
Dentro de escolas, por exemplo, este profissional analisa a instituição como um todo, as instalações físicas, a grade de horários e o comportamento de alunos e funcionários. Ele identifica os fatores que favorecem ou prejudicam a aprendizagem.
As voltas da fita representam o processo de aprendizagem do indivíduo, a bolinha central representa o novo conhecimento sendo adquirido e a bolinha vermelha da parte externa representa as mudanças após a aquisição do conhecimento.
A principal diferença entre esses enfoques é que a psicopedagogia institucional atua de maneira preventiva, para evitar problemas de aprendizagem. A psicopedagogia clínica, por outro lado, trabalha de forma terapêutica e visa curar as dificuldades identificadas.
Em ambientes empresariais, o psicopedagogo atua geralmente no setor de Recursos Humanos e promove atividades para facilitar a compreensão e compartilhamento de informações e a incentivar novas formas de relacionamento entre colaboradores e gestores. Pode atuar com engajamento, clima, treinamento e desenvolvimento, entre outros temas.
Em hospitais, a ação deste profissional está ligada ao acompanhamento de pessoas internadas para que elas mantenham algum vínculo com processos de aprendizagem e consigam se adaptar novamente ao ambiente escolar quando tiverem alta do hospital. Nesses casos, apoia principalmente crianças e adolescentes.
Se por um lado a Psicopedagogia Clínica atende pacientes individualmente, a Psicopedagogia Institucional atua com grupos de pessoas em locais como escolas, empresas e hospitais.
O símbolo da psicopedagogia no Brasil é uma “Fita de Möbius”, composta por três fitas torcidas e ligadas pelas extremidades. Essa imagem representa o olhar do psicopedagogo sobre o indivíduo que está aprendendo.
Afinal, sabemos que muitas pessoas, sobretudo crianças, podem ter problemas que as impedem de ter o rendimento esperado nos estudos. O que antes era tomado como desatenção, indisciplina ou falta de inteligência, hoje em dia é visto sob o prisma das dificuldades de aprendizagem, que podem ser mentais, sociais, físicas ou emocionais.
ARAUJO, Paula Fernandes Corrêa de. A pedagogia seria uma possibilidade para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem? 2014. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Metodista de São Paulo 22, São Bernardo do Campo, 2014.
Os dois maiores focos de contratação dos profissionais de Psicopedagogia são escolas e empresas. No entanto, a atuação é bastante versátil: em qualquer área, há processos de aprendizagem acontecendo, concorda? 👍
O papel dos psicopedagogos nas organizações é identificar o que ajuda e o que atrapalha os alunos no processo de aprendizagem. E, partir dessa análise, propor ações para potencializar o desenvolvimento dos alunos.
Para que uma pessoa consiga aprender de modo sistemático, é importante ter um equilíbrio entre sua saúde e seu estado psicológico. Quando algum desses aspectos apresenta problemas, isso se reflete na maneira com que as pessoas constroem os saberes.
Nos hospitais 🏥, os psicopedagogos institucionais e clínicos ajudam no tratamento de doenças e de traumas relacionados à redução da capacidade de aprendizado, memória ou queda de desempenho funcional.
Para ser um psicopedagogo é preciso fazer uma graduação ou especialização na área. Esse profissional pode atuar em instituições de ensino, hospitais, empresas ou em clínicas de atendimento individual.
Agora que já sabe o que é Psicopedagogia e qual o salário do profissional da área, saiba que o mercado de trabalho do ramo é bem aquecido. Portanto, para conquistar as melhores vagas, lembre-se de estudar em uma faculdade conceituada e renomada: a Anhanguera!🧡🖤
O psicopedagogo clínico atende pacientes individualmente e trabalha com crianças, adolescentes e adultos. Ele investiga todas as situações ou os processos que podem estar dificultando a aprendizagem daquela pessoa específica, sejam eles cognitivos, emocionais ou pedagógicos.
Trata-se de uma relação de ajuda que visa a resolução de problemas, a facilitação de uma adaptação mais satisfatória da pessoa à situação em que se encontra e a mobilização dos seus recursos pessoais (em termos de autoconhecimento, autoajuda e autonomia) para minorar ou ultrapassar as dificuldades.
O que são intervenções pedagógicas?