Contenção da subjetividade, dos ímpetos da interioridade: o que vale é a obra, não o que sente ou pensa o autor. O autor deve desaparecer perante a obra.
O Classicismo no Século XVI pinçou da cultura e da filosofia greco-romanas. O principal autor no idioma Português foi Luís de Camões, com Os Lusíadas
apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema.
Separação das artes: os gêneros textuais não se misturam. A poesia lírica tem seu próprio método e características que não devem ser confundidos com aqueles da poesia épica, ou da dramaturgia, por exemplo.
O nome “Classicismo” tem a ver com clássico. O movimento é cronologicamente próximo ao Renascimento, circunstância em que o ideal clássico greco-romano começa a reaparecer. E por que tinha ficado de lado?
Narrativa épica (ou epopeia) é aquela em que são contados os feitos de alguém ou de um povo. É justamente isso que o autor faz. Ele se propõe a escrever um canto de louvor ao povo de sua terra, os “lusíadas” (lusitanos, portugueses). Dessa forma, são mostradas a história e as grandes conquistas de Portugal. Tal nação se mostrou forte na virada do século XV para o XVI, por causa das navegações.
d) Os autores dessa estética literária procuraram retratar a vida como é e não como deveria ou poderia ser. Perseguem a precisão nas descrições, principalmente pela harmonização de detalhes que, somados, reforçam a impressão de realidade.
Adoção de formas textuais da Antiguidade Clássica, predominantemente a dramaturgia e os gêneros da tragédia e da comédia, e a poesia, nos gêneros lírico e épico.
O tema do soneto é a figura feminina. O narrador, que na poesia pode se chamar “eu lírico”, descreve a mulher física e psicologicamente como sendo perfeita. Sem insinuar nada relativo à sensualidade ou sexualidade, considera-a como ser superior divino, de beleza incomparável.
Entretanto, não é original o livro de Camões. Se a atitude do período era focar nos clássicos, o poeta embarca nessa. Para isso, observa que Homero havia enaltecido sua nação (Grécia), com Ilíada e Odisseia. Observa, também, que Virgílio havia falado das origens do povo romano, em A Eneida. Nasce em Camões, assim, o desejo de falar de seu próprio país.
c) Os poetas pertencentes a esse período literário perseguiam uma expressão equilibrada, sóbria, capaz de transmitir o domínio que a razão exercia sobre a emoção individual, colocando o homem como centro de todas as coisas.
Daí vem a expressão “amor platônico”, que ocorre quando se tem qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada por alguém. Nessa situação em que o elemento sexual é excluído, cabem relações de amizade e amores não correspondidos.
Outro famoso soneto camoniano é aquele cujo primeiro verso diz: “O amor é fogo que arde sem se ver”. Este poema, diga-se de passagem, foi utilizado pela Legião Urbana na música “Monte Castelo”. Na verdade, ocorre na canção uma mescla de Camões com Bíblia (1 Coríntios 13:1). “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”.
O nome vem de sonetto (pequeno som), uma forma poética fixa, composta de quatro estrofes. Nessa forma, as duas primeiras estrofes têm quatro versos e as duas últimas, três. Esse jeito de escrever com quatorze versos surgiu, provavelmente, na Sicília, no século XIII. O criador foi Jácomo da Lentini, que, juntamente com nomes da chamada Escola Siciliana, como Jacomo Pugliesi, escrevia poemas amorosos.
A data de 1527 marca o retorno do poeta português Sá de Miranda da Itália. Ele traz consigo uma aprendizagem: o dolce stil nuovo (doce estilo novo) ou a “medida nova”. Isto significa que, em língua portuguesa, começa a ser usado o verso decassílabo, ou seja, com dez sílabas poéticas. Esse verso é aplicado ao soneto. E que é um soneto?
No plano terrenal, acontece a luta entre a frota de Vasco da Gama e os povos orientais da África e da Índia. Uma luta que, no plano religioso, lembra os enredos das medievais novelas de cavalaria, como A demanda do Santo Graal. Isso porque coloca em combate cristão contra muçulmanos.
Por falar em amor, o doce estilo novo foi bastante utilizado em poemas líricos, aqueles ligados à expressão de sentimentalismos. Aliás, já que estamos falando de clássicos, os sonetos decassílabos traziam consigo uma valorização da ideia amorosa segundo Platão. Para o ele, o importante, no amor, não era o apelo sensual, mas moral, religioso, filosófico.
Para realizar essa intertextualidade, a banda escolhe, então, dois textos antigos que tratam de amor. Paradoxalmente, o título se refere a um lugar da Itália onde a Força Expedicionária Brasileira lutou durante a Segunda Guerra.
O narrador enumera as virtudes da moça, em que sua beleza e seu comportamento estão ligados à moderação, ao equilíbrio. Em seguida, as duas últimas estrofes mostram um o sujeito que faz uma confissão. Ele não resiste aos encantos que descreve. Ou ainda: gosta de ser “rendido”.
Porque com a queda do Império Romano (476 d.C.), caem os valores clássicos, à medida em que o catolicismo cresce. Tal fenômeno de ressurgimento propicia a ocorrência, em Portugal, do Classicismo, cuja data inicial é 1527.
e) A poesia desse período passa a ser considerada um esforço de captação e fixação das sutis sensações produzidas pela investigação do mundo interior de cada um e de suas relações com o mundo exterior.
Luíz Vaz de Camões foi o grande nome entre os autores, não só no Classicismo, mas na literatura universal. Ele escrevei poesias líricas e épicas, e também, peças teatrais, a mais conhecida é a epopeia “Os Lusíadas”.
Luís Vaz de Camões (1524-1580) A sua literatura envolvia poesias tanto líricas quanto épicas, além de peças teatrais. Foi responsável por obras muito conhecidas, tais como: “Os Lusíadas”, que é considerada uma obra-prima.
Salvou-se de um naufrágio em 1556, levando consigo os originais de sua mais célebre obra, o poema épico Os Lusíadas. Morreu em Portugal, em 1580. Camões é considerado o mais importante poeta de língua portuguesa e um dos maiores da literatura universal.
Se destacaram na área como principais artistas do classicismo: o escritor Luís Vaz de Camões, na literatura com a obra “Os Lusíadas”, e Michelangelo nas artes plásticas com diversas pinturas, entre elas “A criação de Adão” exposto na Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa no Vaticano.
O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano).
8) Por que outro nome o movimento classicista é conhecido? Resposta: o classicismo também é conhecido como quinhentismo.
O Classicismo é tanto um período da história da arte ocidental quanto uma "tendência" em artes de modo geral. No aspecto histórico, foi o movimento cultural fortemente influenciado pelo Humanismo que se manifestou na Europa nos Séculos XVI e XVII.
Diferenças: O Classicismo é pautado no racionalismo, no Antropocentrismo, na busca pelo pensamento humanista, enquanto o Barroco retrata temas relativos ao Teocentrismo, passagens da Bíblia, o homem é visto como pecador que deveria ser castigado.
Surgido na Europa, entre os séculos XIV e XVI, a era classicista visava criar uma nova concepção de mundo e do homem. ... O Classicismo foi um grande movimento literário que caracterizou as transformações renascentistas, com forte influência das regras clássicas greco-latinas.
O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. Entretanto, somente em 1572 ganhou notoriedade, com a publicação de “Os Lusíadas”, de Camões. O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI).
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
Surgido no século XVI, na Itália, o Classicismo (também chamado de Quinhentismo) surgiu após a transição humanista que marcou o período de mudança da Idade Média para o Renascimento, sendo o movimento literário que ilustra as transformações renascentistas, com forte influência das regras clássicas greco-latinas.
O nome quinhentismo vem da época em que o movimento literário surgiu no Brasil. Esses movimentos literários aconteceram por volta de 1500, quando os portugueses chegaram às ilhas brasileiras, por isso, o período literário do quinhentismo no Brasil se manteve como um reflexo da tradição literária portuguesa.
A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento.
como o Classicismo está atrelado ao Renascimento, a principal influência, fonte de inspiração para ele foi a Antiguidade Clássica. As referências culturais e valores greco-romanos são redescobertos e passam a ser valorizados a pureza formal, o equilíbrio, o rigor.
Os modelos humanistas buscaram inspiração na razão, filosofia, a cultura grego-romana (Classicismo) e tudo que se englobava o Ser Humano.
O classicismo trata de um movimento cultural ocorrido entre os séculos XIV e XVI. Abrangente do ponto de vista artístico, basicamente tinha como objetivo o resgate de elementos da cultura clássica. Como cultura clássica podem ser definidas as artes inspiradas e provindas de origem Greco-romana.
O classicismo, em relação à temática de suas obras, teve como características principais a idealização amorosa, o que se dava a partir do cultivo do neoplatonismo; o predomínio da razão, como uma inspiração humanista advinda da crença na ciência; o cultivo do paganismo, influência da cultura greco-romana; a valorização ...
Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta e soldado português, considerado o maior escritor do período do Classicismo. ... Autor do poema épico “Os Lusíadas”, revelou grande sensibilidade para escrever sobre os dramas humanos, sejam amorosos ou existenciais.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
Renascimento é a arte do Humanismo. Racionalismo: Começam a utilizar a razão nas obras, a busca pela verdade. Naturalismo: Valorizam a natureza. Classicismo: Valorizam a cultura da Antiguidade Clássica, que estava perdida durante a idade média.
Entre as características do Humanismo, três são fundamentais para a caracterização do movimento que ocorreu nos anos de 1434 a 1527. Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
Pode ser citado como característica do movimento renascentista: (A) Antropocentrismo: valorização do homem, como ocorria no período histórico anterior. ... Os pensadores do Renascimento tratavam a Idade Antiga como a Idade das Trevas.
História Geral. O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. ... Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.