Quem O Pai Da Psicanlise?

Quem o pai da psicanlise

Preparamos um artigo que explica as origens de Freud, quem ele é, suas principais ideias, algumas famosas citações ou frases que ele disse. E também sugerimos de que maneira você pode aplicar os conhecimentos produzidos por Freud em seu cotidiano. Confira o artigo!

Id, ego e superego para Freud

Para Freud, sucesso é sinônimo de realizar os seus desejos e as suas fantasias, desde que, é claro, a integridade do outro seja respeitada e não seja preciso agredir alguém – física, emocional ou verbalmente – para isso. Então ser bem-sucedido é encontrar meios e forças para conseguir realizar seus sonhos e suas vontades.

A repercussão de sua pesquisa e a importância de suas teorias seguem vigentes hoje em dia. No seguinte artigo você encontrará informação mais detalhada sobre as etapas de Freud do desenvolvimento psicossexual.

Assim como uma peça de teatro passa por muitas sessões de ensaio antes de finalmente ser apresentada, nossa vida segue o mesmo conceito. Antes de finalmente realizarmos alguma ação, desenvolvem-se os pensamentos e desejos que nos direcionam rumo a essa ação. Por isso, é importante que pensemos muito antes de tomar decisões, porque esses pensamentos nos ajudam a “ensaiar” e evitar “improvisações” no momento da “apresentação”.

Freud e a psicanálise


Freud e a psicanálise

Freud foi considerado um dos primeiros a propor o uso da cocaína como analgésico e estimulante para tratar transtornos mentais.

Quando nos é permitido fazer tudo, aí é que precisamos agir com responsabilidade, porque há muito mais possibilidades de cometermos erros do que nas situações em que as oportunidades nos são reduzidas. Portanto Freud afirma que muita gente apenas diz querer a liberdade, mas a verdade é que poucos estão preparados para lidar com a responsabilidade que ela implica.

Para completar sua formação como residente de neurologia, Freud voltou a Viena. Em 1882, começou a trabalhar no Hospital geral de Viena. Posteriormente, em 1886, abriu sua própria clínica de neuropsiquiatria com a ajuda de Joseph Breuer. Começou a tratar a histeria através da hipnose e da catarse, tal como havia aprendido com seu mentor Breuer no tratamento de Anna O. Nesse mesmo ano, casou-se com sua noiva Marta Bernays. Com ela teve 5 filhos, entre eles Anna Freud.

Sigmund Freud: biografia

Ao analisar aquilo que você não fez com a sensação de estar realizando conscientemente, pense: o que o seu inconsciente diz sobre os seus desejos? Se no inconsciente estão contidos os nossos desejos e as nossas fantasias mais ocultas, o que os seus dizem sobre você? O que você está querendo aí no fundo que está movendo a sua vida nas direções que você vem seguindo?

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Anna Freud, sua filha, continuou seus estudos e suas teorias sobre a psicologia infantil. Anna Freud foi uma psicanalista reconhecida, especialmente no campo do desenvolvimento psicológico.

Sigmund Freud: teoria


Sigmund Freud: teoria

Atualmente, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise e uma das figuras mais influentes do pensamento contemporâneo. Se você quer saber quem foi Sigmund Freud e o que ele representa para a psicologia, continue lendo este artigo sobre Sigmund Freud: biografia e sua teoria da psicanálise. Veremos os fatos mais importantes de sua vida e suas contribuições para a psicologia. Viajaremos pela interessante biografia de Sigmund Freud? Vamos lá?

Outra tese central da Psicanálise é que a maioria das emoções e dos impulsos humanos está oculta no inconsciente, então é impossível entender as raízes exatas dos nossos desejos e do nosso comportamento, visto que eles são originados numa parte da nossa mente à qual não temos acesso. Ainda segundo a teoria, além da mente consciente e do inconsciente, temos uma outra parte chamada subconsciente (ou pré-consciente), responsável por recuperar informações às quais não temos acesso com frequência, mas que acessamos em momentos nos quais elas são necessárias.

Outro procedimento é a interpretação dos sonhos. Segundo Freud, os sonhos revelam de forma simbólica os impulsos instintivos, desejos inconscientes reprimidos ou insatisfeitos.

Quem foi Sigmund Freud?

Onze anos depois, Breuer e seu ajudante, Freud, colocaram sua teoria da histeria em um livro. A teoria explicava que a histeria era considerada resultado de um trauma que não podia ser aceito pela pessoa que havia sofrido ele. As emoções que desatariam essa situação traumática acabavam reprimidas e se expressavam através de sintomas comportamentais ou físicos. Em tais casos, quando o paciente chegava a entender e aceitar o trauma e origem dos sintomas, estes desapareciam.

Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg, uma cidade alemã. Filho de um comerciante de lã e uma jovem de 21 anos. Tinha dois meios-irmãos por parte de pai e outros 6 irmãos. Seus pais tinham uma diferença de idade de 20 anos. Freud recebeu uma educação tradicional judia, porém não foi um judeu praticante.

Biografia de Sigmund Freud resumida (o mais importante)

Desta maneira, e de forma consciente, o paciente deveria externar suas angústias e medos, mediados, portanto, pelo diálogo entre o paciente e o psicanalista. Analisou temas como a histeria, a neurose, a psicose, a sexualidade e os desejos sexuais, os sonhos e o inconsciente.

Atualmente, a psicanálise não faz parte dos ramos da psicologia científica. E foi amplamente refutada, já que carece de validação científica.

De estudante para estudante

Freud também propôs que a melancolia era um tipo de patologia. Segundo ele, a melancolia afetava o inconsciente. Por essa razão, o indivíduo acometido por ela é incapaz de identificar a origem e os motivos da sua dor. Os sintomas desse problema, segundo o psicanalista, envolvem perda de autoestima e pulsões suicidas, apesar de não haver perdas ou comprometimento de algo concreto ou físico. São sintomas parecidos com aqueles que hoje associamos à depressão.

Os impulsos, na teoria de Freud, são as tensões devidas às necessidades do Ego, que exercem pressão para a ação. Distingue dois instintos básicos e opostos:

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

Os cristãos costumam dizer que Deus não nos dá uma cruz de peso e tamanho que não possamos aguentar, mas sabemos que a realidade, às vezes, impõe a algumas pessoas mais peso e dificuldade, tornando a caminhada difícil. E é isso que fala Freud nessa frase: apesar de sermos fracos, a vida exige que ajamos como se tivéssemos uma força impressionante.

Por exemplo: pense nas últimas grandes decisões que você tomou na sua vida, sejam aquelas planejas, sejam aquelas que você precisou formular de última hora. Elas foram fruto de um pensamento estruturado e lógico ou foram decisões que você tomou sem saber explicar como chegou a elas? Tente entender os momentos em que você age usando sua mente consciente e o seu inconsciente para estudá-lo e tentar, mesmo que minimamente, compreendê-lo.

Quem foi Sigmund Freud e quais suas contribuições para a psicologia?

Sigmund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 – Londres, 23 de setembro de 1939; foi um médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. ... Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais.

Qual a importância da Psicanálise para a educação?

A psicanálise, ao colocar a linguagem como marca do humano, possibilita uma aproximação com as questões da educação, principalmente no que diz respeito à importância que o professor deve atribuir àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela.

O que seria sintoma para a psicanálise e como ele se forma?

Na teoria psicanalítica, o sintoma é uma formação do inconsciente, que deve ser valorizada justamente por ser uma das principais vias de acesso àquilo que o paciente guarda de mais íntimo e precioso: sua subjetividade – na contramão do que é apreciado pela Medicina, que o considera como carência ou distúrbio.

O que é formação de compromisso psicanálise?

Formação de compromisso é um termo usado na psicanálise para explicar a simbologia dos sonhos. ... Isso também explica a simbologia do sintoma neurótico. Compreende-se que o ego forma um compromisso com o id, permitindo que o sintoma se manifeste, mas sem que o indivíduo o reconheça.