Drucker
Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias.
Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.
A Administração Geral trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que estão presentes dentro de uma organização. ...
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. ... A administração deve ser uma tarefa estratégica, ou seja, feita de forma estudada e de acordo com o planejamento estratégico, para obtenção de melhores resultados.
Referências. Etimologicamente, gerir deriva do latim gerere, levar, conduzir, manipular (manage) ou carregar. Equivale aos conceitos de management, administração ou direção de equipes e organizações.
APO tem como principais benefícios, dar clareza nos objetivos da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação dos colaboradores, fornecer uma avaliação mais objetiva.
Uma das contribuições da APO é que ela sugere uma hierarquia, cujo papel central será de auxiliar aos gestores no processo de construção de indicadores. Essa hierarquia irá propor metas para as administrações, definido o período de início e término, metas alinhadas com os objetivos gerais da organização.
Como utilizar a APO e aplicá-la?
Quando bem executada, a APO aumenta a motivação dos colaboradores, ajuda na divulgação e entendimento dos objetivos da empresa e melhora o seu planejamento, fornecendo uma avaliação mais precisa.
A Administração por Objetivos (APO) foi um método desenvolvido por Peter F. Seu termo foi usado pela primeira vez em 1954 através do livro “The practice of Management” (em tradução livre: “A prática da Administração”), escrito por Peter F. ... Drucker.
A Gestão Estratégica trata do gerenciamento dos recursos de uma organização para alcançar objetivos e metas. Representa uma maneira de gerir toda uma empresa com foco em ações estratégicas que passam por toda a estrutura organizacional.
A gestão estratégica nos negócios é capaz de transformar sua meta de negócio em valor real para todos os acionistas da empresa, diante a um plano de ação que permita o cumprimento de todas as metas que movem a empresa aos lucros, competitividade e a permanência no mercado.
A gestão estratégica busca gerenciar as ações e objetivos definidos anteriormente no planejamento estratégico. Sempre levando em em conta os ambientes que envolvem a organização, mantendo o trabalho alinhado aos objetivos estratégicos.