Michael Kirk Douglas (New Brunswick, 25 de setembro de 1944) é um ator e produtor norte-americano, de origem judaica. Ganhou o Oscar de Melhor Ator Principal pela performance no filme Wall Street. Filho do conhecido ator Kirk Douglas e irmão do também ator Eric Douglas, é casado com a atriz Catherine Zeta-Jones.
Os gêneros diversificaram-se. Fez grandes westerns – Homem sem Rumo, de King Vidor; Sem Lei sem Alma e Duelo de Titãs, John Sturges. Foi Ulisses no épico do italiano Mario Camerini e participou de outra memorável aventura – 20 Mil Léguas Submarinas, de Richard Fleischer. Tornou-se um cada vez melhor ator dramático e os papéis com Minnelli – o produtor ambicioso de Assim Estava Escrito e o atormentado Van Gogh de Sede de Viver – somente provaram isso.
Marília Mendonça, Paulo Gustavo, Tarcisio Meira, Eva Wilma, Gilberto Braga e tantos outros famosos morreram em 2021, deixando muita saudade entre familiares, amigos e sua legião de fãs. Paulo Gustavo morreu aos 42 anos de idade, no dia 4 de maio, vítima das complicações de Covid-19.
“Mas para mim e para meus irmãos Joel e Peter ele era simplesmente nosso pai, para Catherine, um maravilhoso sogro, para seus netos e bisnetos seu avô amoroso, e para sua mulher, Annie, um marido maravilhoso”, disse ainda Michael.
Sua carreira estourou numa época em que o filme noir estava no auge. O tipo físico do ex-pugilista e seu sorriso cínico ajustavam-se aos papéis – Fuga ao Passado, de Jacques Tourneur; Sacrifício de Uma Vida, que Dudley Nichols adaptou da Oresteia; e Estranha Fascinação/I Walk Alone, de Byron Haskin, todos de 1947.
“A vida de Kirk foi bem vivida, e ele deixa um legado para o cinema que vai sobreviver por gerações, e uma história como filantropista reconhecido que trabalhou para ajudar o público e trazer paz para o planeta”, afirma a nota. “Deixe-me terminar com as palavras que lhe disse no seu último aniversário e que para sempre permanecerão verdadeiras: Pai, eu te amo muito e sou muito feliz de ser seu filho.”
Michael Kirk Douglas, que trabalhou em vários clássicos do cinemacomo Spartacus e A Montanha dos Sete Abutres, faleceu nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, aos 103 anos. A informação foi divulgada pelo filho, Michael Douglas, que também é ator, em um comunicado enviado à revista norte-americana, People. Ainda não há informações sobre a causa da morte.
Trumbo ainda escreveu Sua Última Façanha para o ator e produtor – David Miller dirigiu o western contemporâneo. Em 2001, ao receber o Urso de Ouro honorário do Festival de Berlim, Kirk surpreendeu dizendo que era seu filme favorito. Sob a direção de Preminger, fez um de seus mais belos filmes – e talvez a obra-prima do autor, In Harms Way/A Primeira Vitória, de 1964. Mas os anos 1990 foram duros com ele.
Michael, de 74 anos, e Caterine, de 49, estavam com os filhos, Dylan, de 19, e Carys, de 16 (na foto ao lado do pai). Peter Douglas, de 63 anos, e Joel Douglas, de 72, os outros filhos de Kirk (de camisas estampadas) também participaram do encontro - ao lado deles na imagem acima estão Vivianne Thibes, de 41, que é atriz e professora de ioga e casada com Cameron, de 40, o mais velho de Michael, de sua união com a ex-mulher, Diandra Luker. Lua, a mascote da família, é filha do casal.
“É com tremenda tristeza que meus irmãos e eu anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos”, escreveu Michael, no Instagram. “Para o mundo ele era uma lenda, um ator da era do ouro do cinema que viveu para além dos seus próprios anos dourados, um humanitário cujo comprometimento com a justiça e com as causas em que acreditava criaram um padrão para todos nós”.
Vírus HPV é a origem da doença, falou ao jornal inglês ‘The Guardian’. O ator americano Michael Douglas, que há três anos sofreu um câncer de garganta, afirmou, em uma entrevista concedida ao jornal britânico “The Guardian”, que sua doença foi provocada pelo sexo oral.
Um dos últimos nomes da chamada Era de Ouro de Hollywood ainda vivo, Kirk Douglas, de 102 anos, reuniu quatro gerações da família em um almoço na casa do filho Michael Douglas e da nora Catherine Zeta-Jones,em Hollywood. O encontro contou, entre outros, com a mulher do veterano ator de filmes como Spartacus, Anne, de 100 anos, e a bisnetinha deles, Lua, de 20 meses.
O velho Kirk nunca foi “melhor ator” para seus comparsas de Hollywood, mas não lhe faltaram honrarias. Seus pais foram imigrantes judeus de Mogilev, então Império Russo, hoje Bielorússia. Na “América”, Issur virou Izzy Demsky, mas já adotara o pseudônimo que se tornaria famoso antes de ingressar na Marinha, durante a 2ª Grande Guerra.
O ator francês Gaspard Ulliel, que estará na próxima série da Marvel, “Cavaleiro da Lua”, morreu aos 37 anos após um acidente de esqui nos Alpes, informou a imprensa francesa nesta quarta-feira (19).
O ator, que nasceu em 1916 em Nova York, participou de peças da Broadwayna década de 1940 e trabalhou em cerca de 75 filmes. Em 1949 , ele recebeu a primeira indicação ao Oscar, por “O Invencível”. Mesmo sendo indicado três vezes ao prêmio, Kirk só conseguiu levar a estatueta para casa em 1996, como um prêmio honorário, por trabalhar “50 anos como uma força criativa e moral na comunidade cinematográfica”.
O nome Kirk Douglas é composto por dois nomes comuns: Kirk (Nórdico de gênero masculino) e Douglas (Escocês de gênero masculino) . A origem do nome Kirk Douglas é Nórdico O pregador, o pastor da Igreja. Kirk Douglas é um nome Nórdico de gênero masculino.
Na fileira da frente da foto estão Kirk; Jason, o filho de 16 anos de Joel; Anne; Kelsey, de 24 anos, filha de Peter; Catherine; e Lisa, a mulher de Peter.
Consagrado como ator, Kirk tornou-se produtor. Fez Glória Feita de Sangue, de Stanley Kubrick, e chamou de novo o cineasta quando se desentendeu nas filmagens de Spartacus com o diretor original, Anthony Mann. Fez história em Hollywood quando Otto Preminger e ele deram crédito de roteirista a Dalton Trumbo.