Ouça em voz altaPausarExclusiva: Mauro Vieira. O novo embaixador do Brasil junto às Nações Unidas assumiu o posto no início de novembro prometendo continuar a cooperação do país com a ONU e com o próximo secretário-geral da organização, o ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres.
Ouça em voz altaPausarO Brasil foi um dos Estados-membros fundadores da ONU. Sua delegação na Conferência de São Francisco, realizada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, ajudou a garantir que a nova organização atendesse aos interesses de todos os Estados-membros, e não apenas aos das grandes potências globais.
Olha, o esforço do Brasil junto com o G-4 é um anseio que foi partilhado por muitos outros países. Não são só os quatro têm essa vontade. Responde à necessidade de que o Conselho de Segurança, um órgão tão central na estrutura das Nações Unidas, ao ter uma atuação destacada na manutenção da paz e segurança internacional, é um órgão que ao nosso ver não representa mais a realidade geopolítica do mundo e sim a uma realidade de 1945. O mundo mudou muito, a participação dos Estados-membros se ampliou de uma forma dramática. Na ONU, são hoje 193 membros e o nosso entendimento é que o Conselho tem que refletir a realidade do mundo de hoje para assegurar que as decisões aí tomadas. Se você for à Carta das Nações Unidas, as decisões aí tomadas são em nome de todos os Estados-membros das Nações Unidas. No nosso entender, para que seja justa ou que seja representativa, a participação dos Estados nas Nações Unidas, o órgão tem que ser também um pouco mais equilibrado em termos da representação dos Estados-membros. Então há continentes que não tenha uma representação adequada. A África, por exemplo é extremamente subrepresentada.
Ouça em voz altaPausarO salário inicial do diplomata no Brasil é de R$ 19.199,00 montante que corresponde ao cargo de Terceiro Diplomata. A remuneração vai aumentando conforme a progressão na carreira.
Fim da primeira parte. Para assistir à segunda parte da entrevista, acesse: https://news.un.org/pt/interview/2020/03/1706211
No Brasil, diversas personalidades fazem parte da lista de Embaixadores do Sistema ONU. Pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por exemplo, o ator Wagner Moura foi nomeado, em 2015, Embaixador da luta contra o trabalho escravo, no âmbito de uma campanha global de mobilização ao tema.
Ouça em voz altaPausarCom o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.
Neste #Destaque ONU News Especial acompanhe a conversa com a magistrada brasileira Clara Mota. A diretora da Associação de Juízes Federais do Brasil, Ajufe, explica como medidas como acelerar os processos judiciais e sensibilizar o Poder Judiciário contribuem para cumprir a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
“Nós nos conhecemos por coincidência em uma conferência da União Internacional de Telecomunicações (UIT) há um mês, na Romênia. Parecia que já éramos melhores amigas há muito tempo. Tenho certeza que isso vai acontecer com muitas outras pessoas do grupo”, projeta Luísa sobre os colegas de ativismo.
“Comecei a falar sobre isso em minhas redes sociais, principalmente no TikTok. Meus vídeos viralizaram e então engajei uma comunidade de jovens online que também queriam participar da construção de políticas públicas relacionadas ao mundo digital”, recorda. “Minha ideia agora é conseguir transformar meus seguidores em um movimento capaz de atuar em governos, ONGs e organizações civis.”
Ouça em voz altaPausarHistoricamente, o Brasil teve papéis importantes na diplomacia mundial. Além de ter sido um diplomata brasileiro, Oswaldo Aranha, quem presidiu a primeira Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, foi também um brasileiro quem colaborou para a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embaixador da Boa Vontade em inglês: Goodwill Ambassador) é um título honorífico pós-nominal, uma ocupação profissional e/ou designação oficial que é atribuída a uma pessoa que defende uma causa específica ou questão global com base em sua notabilidade, como uma figura pública, advogado ou um especialista autorizado .
Criado em 2016, o Programa Embaixadores da Juventude objetiva capacitar jovens entre 18 e 25 anos de idade para atuarem como multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em espaços sociais e políticos.
Ouça em voz altaPausarMadjer é o mais novo Embaixador da Boa Vontade da Unesco A partir desta quarta-feira, jogador argelino, de 53 anos, é nomeado para colocar talento e reputação ao serviço dos valores da agência; lista de Embaixadores inclui o antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela.
Ouça em voz altaPausarEntre seus principais objetivos estão: manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.
O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento de educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade. Os jovens selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos.
Em 1953, o ator norte-americano Danny Kaye foi nomeado o primeiro Embaixador da Boa Vontade do UNICEF. Ao longo de 33 anos, ele ocupou esse cargo. Desde então, centenas de personalidades ocuparam a posição por meio de convite de agências, fundos e programas do Sistema ONU. Atualmente, mais de 200 pessoas, no âmbito global, detêm o título de Embaixadores das Nações Unidas.
Neste Destaque ONU News Especial, Monica Grayley conversa com o representante brasileiro na sede da organização, Ronaldo Costa Filho. Diplomata já atuou em Bruxelas, Genebra, Quito e retorna a Nova Iorque, após 25 anos. Costa Filho explica as prioridades de seu país na ONU para 2020.
O Embaixador é aquele a quem é designada a função de Chefe de Missão Diplomática Permanente ou de Chefe de Missão ou Delegação Permanente junto a organismo internacional. Trata-se do último degrau na carreira de diplomata. Ele detém plenos poderes para atuar em nome do Brasil, inclusive para celebrar tratados.
Ouça em voz altaPausarCom o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.
Aos 23 anos, a pesquisadora é graduada em ciência política e mestre em administração pública, bem como em novas tecnologias aplicadas a esta mesma área. Usando as redes sociais, ela compartilha suas experiências acadêmicas e vivências como jovem queer* do hemisfério sul para conscientizar seus seguidores sobre direitos na internet.