No universo Ultimate, Norman Osborn tentou recriar o serum do super soldado. Essa versão monstruosa do Duende Verde foi o primeiro inimigo que Peter Parker enfrentou após se tornar o Homem-Aranha. E também foi o último: Norman Osborn recuperou sua inteligência aos poucos e decidiu atacar as pessoas que o herói amava.
Desde o início, o Duende Verde já se destacava na galeria dos primeiros inimigos do Homem-Aranha. Ele não era um vilão com tema animal como a maioria dos outros, e sua identidade era um completo mistério. O enigma em torno do Duende é o que o tornava atraente para os leitores, e finalmente foi revelado em Amazing Spider-Man #39, escrito por Stan Lee e com arte de John Romita.
Entretanto, tudo não passava de uma armadilha elabora para tentar destruir o super-herói, e eles acabam lutando de verdade em uma caverna enquanto o Hulk dorme.
O Duende Verde aparece como um dos principais antagonistas (junto com Tombstone ) em O Espetacular Homem-Aranha , dublado por Alan Rachins como Norman Osborn e por Steve Blum como o Duende Verde.
Não dá para falar de Duende Verde sem citar o seu pior ato nos quadrinhos, aquele que o colocou como o inimigo número 1 do Homem-Aranha: a morte de Gwen Stacy, a namorada de Peter Parker na época.
Em vez disso, o Duende Verde apareceu pela primeira vez usando uma vassoura a jato para voar por aí. Em vez de fazer dele um vilão ameaçador, esse objeto parecendo um foguete fazia o vilão parecer uma bruxa velha. Na época de sua segunda aparição em Amazing Spider-Man #17, ele exibiu seu planador-morcego pela primeira vez e usou diversas variações dele desde então.
Em Homem-Aranha 2, Harry fica cada vez mais obsessivo em querer o Homem-Aranha morto. Ele forma uma aliança temporária com o Doutor Octopus para que ele encontre o Homem-Aranha e o traga vivo até ele, o que leva a ele a descobrir que Peter e Homem-Aranha são a mesma pessoa.
O Duende Verde é para o Homem-Aranha o que o Coringa é para o Batman. O vilão com tema de Halloween não foi originalmente criado para se tornar o nêmesis do cabeça-de-teia, mas no decorrer da história de ambos os personagens, seus caminhos se cruzaram vezes o suficiente para que um ódio mortal fosse alimentado cada vez mais.
O universo Ultimate está de volta! Em Ultimate Invasion - minissérie em 4 partes situada após os eventos de Guerras Secretas (2015), os Illuminati devem se formar mais uma vez para impedir o Criador de seus planos de destruir – ou talvez reconstruir – o universo, com Miles Morales sendo o centro de tudo.
Desde o início, Norman Osborn foi um dos poucos vilões que atacou Peter Parker de uma forma muito mais íntima. Além de ser pai de um de seus melhores amigos, ele também foi o responsável direto pela morte da namorada do Aranha. Ao longo dos anos essa rivalidade foi se repetindo em diversas mídias, como cinema e séries animadas, e hoje é difícil não pensar imediatamente no Duende Verde quando falamos sobre os maiores inimigos do Homem-Aranha. E falando em cinema, ele estará de volta em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, que chega aos cinemas em dezembro - onde será novamente interpretado por Willem Dafoe. Pensando nisso, trazemos hoje 10 fatos sobre o personagem.
O Duende Verde inspiraria outros supervilões dos quadrinhos. Alguns dos mais interessantes eram as Goblinettes. Na série de quadrinhos Homem-Aranha: O Legado do Mal, Norman Osborn é abduzido pelos Goblinettes, que são versões virtualmente idênticas entre si.
Assim, o escritor Roger Stern surgiu com um supervilão Duende completamente novo. Chamado de Duende Macabro, esse novo vilão foi apresentado no início dos anos 80, e o seu maior apelo era o mistério em torno de sua verdadeira identidade. Depois de muitas pistas falsas e uma boa dose de confusão entre os diferentes escritores, já que nem eles haviam pensado em quem era o Duende Macabro sob a máscara, o personagem meio que sumiu por um tempo e o mistério ficou no ar. Somente nos anos 90, após vários Duendes, ficou decidido que o tão misterioso Duende Macabro original havia sido um empresário chamado Roderick Kingsley. Ninguém se importou.
Dessa forma, caso mais um ator apareça como esse vilão em Homem-Aranha 3, pode ser que o filme conte com até duas versões do Duende Verde. Isso, claro, é especulação de fãs no momento.
Depois que Norman Osborn tomou a fórmula do Duende, ele recebeu uma ampla gama de superpoderes. Pode ter custado a ele sua sanidade, mas a fórmula deu a Osborn força sobre-humana, velocidade, agilidade, resistência e inteligência aprimorada. Mas o que muitas pessoas esquecem (mas na verdade não deveriam esquecer) é que um outro poder que Osborn possui é o fator de cura. Um baita fator de cura, diga-se de passagem.
Foi somente em The Amazing Spider-Man #39 que os fãs tiveram respostas. Stan Lee sentiu que Norman Osborn sendo o Duende Verde adicionaria muito mais drama ao enredo e assim, teria potencial para mais situações no futuro. Ele foi desenhado por John Romita.
Homem-Aranha 3, com o título de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, traz Tom Holland, Zendaya e Jacob Batalon. O elenco tem ainda Jamie Foxx como Electro, Alfred Molina sendo Doutor Octopus e Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho.
Esses dois, inclusive, contam com um envelhecimento precoce, e Gabriel chegou a se tornar o vilão Duende Cinza (pois é). Felizmente, no arco mais recente dos quadrinhos do Homem-Aranha, com roteiro de Nick Spencer, foi revelado que na verdade Norman nunca teve qualquer relação com Gwen e muito menos engravidou ela.
Steve Ditko inicialmente não queria que o Duende Verde, que havia surgido na edição de número 14 de The Amazing Spider-Man, fosse Norman Osborn ou mesmo qualquer pessoa que Peter Parker já conhecesse, já que Norman era pai do seu amigo Harry. Assim, sua identidade foi um mistério por um longo período de tempo.