A história do Louvre começa por volta de 1190, com o rei francês, Filipe II Augusto (1180 -1223), que apesar de estar comprometido em participar da terceira cruzada em Jerusalém, em Israel, ordenou antes de partir que fosse construído uma grande muralha de pedra entorno de Paris e uma grande fortificação no lado sudoeste para proteger a cidade de uma possível invasão do rei inglês Ricardo I Coração de Leão (1190-1199) que estava estacionado com seu exército, a 60 km da capital.
Algumas das principais, como Mona Lisa, foram transferidas para o Château de Chambord, e esculturas como a Vênus de Milo, para o Château de Valençay, ambos ao sul de Paris. Salvas das mãos dos nazistas, as obras começaram a retornar para o Louvre a partir da liberação da França.
Em 2005 a agência japonesa, Sanaa, dos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa foram os escolhidos entre os 120 arquitetos inscritos do mundo inteiro, para idealização de um projeto iluminado e contemporâneo.
Em 06 de março de 2007 foi assinado entre os dois países um acordo bilateral, onde a França ficou responsável dos trabalhos de consultorias técnicas na concepção da obra, na elaboração do projeto científico e cultural.
Imagem de destaque: USE
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Hoje estão em expostas aproximadamente 3000 obras, em mais de 1000 anos de história, de forma cronológica, desde a fundação do Islã até o século XVIII, abrangendo três continentes, da Espanha a Índia. Esculturas, Objetos em cerâmica, vidro, madeira, metais preciosos e magníficos tapetes decorativos.
Como dito anteriormente, sobre os fossos da fortaleza. Na visitação online também é possível vê-los. Além disso, também é possível ter acesso as pinturas do teto da Galeria de Apolo, em homenagem ao rei Luís XVI. Portanto, o painel principal também está exposto, sendo ele “Apolo Matando a Serpente Píton”, de Delacroix.
Somente com o rei, Carlos V (1364 -1380), que após sofrer um atentado no Palácio “de la Cité”, resolveu mudar-se para o velho e abandonado Forte Medieval do Louvre, bem mais seguro, e protegido.
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Museu do Louvre: uma história com mais de 800 anos. As escavações arqueológicas permitiram detectar a presença de caçadores coletores no setor do Louvre, nesta época a bacia parisiense já era então frequentada, a zona geográfica tornou-se rapidamente uma capital. Na Idade Média o “Castelo do Louvre” foi fundado pelo rei Filipe II em 1190, como uma fortaleza composta de uma masmorra e um recinto quadrado para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings.
Algum tempo depois, o rei Henrique IV (1589-1610) terminou as obras começadas nos reinado de Carlos IX (1560-1574) e mandou construir um novo edifício ao longo do rio Sena chamado a Grande Galeria, pelos arquitetos Louis Métezeau e Jacques II Androuet du Cerceau para fazer a união do Palácio do Louvre com o Palácio da Tulherias.
O ingresso dá direito à visita de todo o Museu do Louvre, incluindo as exposições temporárias e também ao Museu Nacional Eugène-Delacroix. Ele pode ser usado no mesmo dia ou no dia seguinte a visita ao Louvre.
Em 1870, Napoleão III, após perder a guerra para Prússia, o congresso francês elegeu um novo presidente Adolphe Thiers (1797-1877) que renomeou definitivamente o museu para o nome que conhecemos hoje: Museu do Louvre de Paris.
Mas Francisco I acabou morrendo 1547 sem ver o resultado final de sua obra. Seu filhove sucessor, Henrique II (1547-1559) deu continuidade ao projeto, com os mesmos artistas, Lescot e Goujon, mas modificando um pouco o projeto original. Além de embelezar a famosa “Sala das Cariátides” mandou construir uma pequena galeria em anexo ao edifício de Lescot com vista para o rio Sena.
Adepto da medicina chinesa que usam as pirâmides para vários tipos de tratamentos de saúde pretendeu com o seu projeto demonstrar para todos os visitantes que ao entrarem pela Pirâmide você estará conectado com forças de energia positivas, boas vibrações com a vida, a história, a cultura e a arte. Ou seja ficar embaixo da pirâmide você estará aberto para novas experiências e conhecimentos inesquecíveis.
A partir de 1805, os arquitetos de Napoleão, Fontaine e Percier, começaram os trabalhos de acabamentos dos edifícios no entorno da “Cour Carrée”. Em 1807, deram início a construção do pequeno Arco do Triunfo do Carrossel do Louvre, para celebrar suas vitórias, e só não viu a união do Palácio das Tulherias com o Palácio do Louvre, pelo lado da rua de Rivoli, porque abdicou e foi viver no exílio na ilha de Santa Helena.
Mas alguns anos depois também foi abandonada pelos reis que sucederam em seguida devidos crises politicas, problemas sociais e financeiras e uma guerra que durou mais de 100 anos. Durante todo o século XV, os reis em busca de segurança preferiram trocar a Residência de Paris pelos castelos do Vale do Loire.
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E o grande Arco do Triunfo (1806-1836), do arquiteto Jean-François Chalgrin, na Praça Charles de Gaulle (Étoile), por todas as outras batalhas vitoriosas.
Acervo é o conteúdo de uma coleção privada ou pública, podendo ser de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico, científico, histórico, documental, misto ou qualquer outro.
Galleria degli Uffizi
US$ 2,5 bi
A "Mona Lisa" está exposta no Museu do Louvre, em Paris, o mais visitado do mundo. São 9 milhões de visitantes por ano e 80% deles vão ao Louvre exclusivamente para ver a pintura de Da Vinci. Especialistas estimam o valor de mercado da obra em US$ 2,5 bilhões, mais de R$ 5,5 bilhões.
Vincenzo Peruggia
O que realmente catapultou a obra de Da Vinci para a fama foi justamente o roubo. A cobertura midiática que ela teve durante o tempo em que esteve perdida foi o principal motivo de sua fama mundial. Antes disso, muita gente nunca a tinha visto ou ouvido falar dela.
Acredita-se, geralmente, que a pintura retrate Lisa Gherardini, esposa de um rico comerciante de seda chamado Francesco del Giocondo. Um título alternativo da obra é La Giaconda. Acredita-se que Giocondo encomendou a pintura para comemorar o nascimento do segundo filho do casal.
O que Cotte descobriu foi um pigmento atrás do pulso direito, que corresponde perfeitamente com o pigmento de uma “capa” pintada sobre o joelho de Mona Lisa. Por causa disso, a posição fazia sentido: o antebraço e punho seguravam um lado de um “cobertor”.
Resposta: Se você olhar para a mão esquerda, você vê a primeira posição do dedo que ele desenhou, e depois mudou de ideia”, afirma Cotte. “Mesmo Leonardo da Vinci tinha hesitação”. ... Cotte explica que olhar para a imagem ampliada em infravermelho de Mona Lisa deixa transparecer sua beleza e mistério.
Um dos aspetos que chama mais a atenção na pintura é o equilíbrio entre o humano e o natural, expresso, por exemplo, pela forma como a ondulação dos cabelos da mulher parece ecoar nas águas do rio atrás dela. A harmonia entre os elementos parece ser simbolizada pelo sorriso de Mona Lisa.
Essa técnica, uma exclusividade de Da Vinci, era mantida sob sete chaves. ... Nada disso: Da Vinci foi apenas paciente, ao longo de três anos, para pintar pontos microscópicos que, juntos, formaram uma área enfumaçada. É esse efeito que deu à Mona Lisa o ar tão enigmático.
No início do século 16, quando o quadro foi pintado, retratar uma mulher que não fosse princesa ou rainha era extremamente raro. Da Vinci também fez uso da técnica chiaroscuro (literalmente, “claro-escuro”). Objetos ganham forma apenas com luz e sombra, sem que seja necessário traçar linhas de contorno.
Mona Lisa ("Senhora Lisa") também conhecida como A Gioconda (em italiano: La Gioconda, "a sorridente"; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa esposa de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Pintura. Porque reúne algumas das principais contribuições de Leonardo da Vinci (1452-1519) à arte ocidental (veja a ilustração). ... Ela fita o observador, o que foi uma mudança radical na pintura da época - as mulheres eram tradicionalmente representadas com a cabeça abaixada e inclinada para um lado.
Pra que um objeto ou uma ação humana seja considerada arte é preciso que tenha sido feita com essa INTENÇÃO. É preciso que tenha um sentido, um significado. Em outras palavras, um objeto só é artístico se tiver sido feito com esse propósito.
O quadro da Mona Lisa, feito por Leonardo da Vinci, é um dos maiores símbolos das artes mundiais. ... No quadro foi utilizada a técnica do sfumato, ele retrata a figura de uma moça que apresenta um sorriso tímido e também uma expressão introspectiva, gerando duvida se ela está mesmo sorrindo.
Verificado por especialistas A obra de arte é uma expressão da arte, enquanto a definição de arte é mais ampla, abrangente e torna possível a construção de obra de arte. Por isso que não é possível encontrar uma definição de arte na definição de obra de arte.
Mesmo aceitando que certos conceitos não têm essência, o problema é que, se nossos conceitos são aglutinados a partir de semelhanças comuns, tudo a princípio pode ser assemelhado com tudo, portanto, tudo é arte e, assim, deixa de ser claro como essa estratégia poderá ser esclarecedora do que seja arte.
Apesar de toda esta diversidade de valores, de práticas e de olhares é possível chegar-se a uma convenção do valor artístico. ... Esta convenção permite que a obra e o artista adquiram estatuto de mercado e este processo de legitimação só acontece através da cooperação dos diversos actores para um fim comum.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
E os 7 tipos de arte?