Em diversos momentos, Tieta cita um segredo de Leonora e diz que Ascânio (Reginaldo Faria) não pode ficar sabendo. Mas qual seria esse mistério? A verdade é que Tieta, que se diz viúva de um industrial milionário que era comendador, era uma poderosa cafetina na capital paulista.
Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) – Aos 18 anos, Tieta foi expulsa de Santana do Agreste pelo próprio pai por desafiar o puritanismo e o conservadorismo da cidade. Mais tarde, ela volta, rica e bem-sucedida, para se vingar da hipocrisia da sociedade. Mas Tieta, representando a liberdade, acaba conquistando boas amizades.
Com passagens pelo teatro e cinema, foi na televisão, especialmente nas novelas, que Rui Rezende mostrou seu talento e caiu nas graças do público. Impossível não se lembrar do professor Astromar Junqueira, que virava lobisomem nas noites de lua cheia em “Roque Santeiro”, exibida pela Globo em 1985 e 1986.
Ambientada na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, a novela – uma adaptação do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado –– tem início quando Tieta (Claudia Ohana) é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava). Humilhada e abandonada pela família, ela segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo de sua terra natal.
No entanto, um furo dos autores não passou despercebido, especialmente após a reprise da novela em 2017 no Canal Viva, e para os de boa memória já desde a exibição original em 1989/90 na TV Globo.
Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) — O prefeito de Santana do Agreste adota meninas e as educa em troca de favores sexuais. Tem um filho, Artuzinho (Marcos Paulo) que desapareceu, mas eles não se davam muito bem e o prefeito evita o assunto.
Reynaldo Boury, diretor da novela, contou que Tieta começou a ser produzida a 40 dias de sua estreia. Isto porque a novela prevista para entrar no horário das 20h seria Barriga de Aluguel, de Gloria Perez, que já estava em produção e prestes a ser gravada. Mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni – então vice-presidente de operações da TV Globo –, reprogramou Barriga de Aluguel para as 18 horas, e ordenou a produção de Tieta.
Carol (Luiza Tomé) — Amante “teúda e manteúda” de Modesto Pires. A simples presença dela deixa Perpétua escandalizada. A irmã de Tieta vai fazer de tudo para que Aída a expulse da cidade por causa do caso com Modesto, mas Aída não vai dar ouvidos.
MODESTO PIRES (Armando Bógus) O homem mais rico de Santana do Agreste, da qual é cidadão benemérito. Dono do curtume e de muitas terras, é um dos que pensam em tirar proveito da instalação da fábrica de dióxido de titânio no local, não se importando com as consequências. Leva uma vida dupla, pois mantém uma casa para a sua “teúda e manteúda”, Carol (Luiza Tomé). Não é intrinsecamente mau, mas, dentro das limitações da cidade, é um capitalista selvagem.
Outro mistério de destaque era saber o que Perpétua guardava dentro de uma caixa branca, que ela protegia com todo cuidado. No final, é revelado que Perpétua guardava dentro da caixa: o órgão sexual do seu marido, já morto.
Já entre as novelas das 20h, o GloboPlay deve oferecer Dancin' Days (1978), Pai Herói (1979), Baila Comigo (1981), Roque Santeiro (1985), Selva de Pedra (1986), Rainha da Sucata (1990), Meu Bem, Meu Mal (1990), O Dono do Mundo (1991), Pedra Sobre Pedra (1992), Renascer (1993), Fera Ferida (1993), A Próxima Vítima (1995 ...
Segundo Aguinaldo Silva, muitas tramas que não existiam no original de Jorge Amado foram criadas na novela, para dar conta de uma produção de quase 200 capítulos. O autor afirmou que o romance, como foi escrito, renderia apenas uma minissérie de, no máximo, 30 capítulos.
Marcolino Pitombo (Otávio Augusto) — Advogado espertíssimo em Salvador, onde passa a maior parte do tempo e ganha muito dinheiro. Tem participação importante na questão sobre a posse das terras onde querem instalar a fábrica. Pai de Edmundo (Jonathan Nogueira) e Silvana (Cláudia Magno).
Padre Mariano (Cláudio Corrêa e Castro) — O padre veterano foi quem arranjou bolsa no seminário para Ricardo. Sabe tudo sobre os moradores da cidade, mas dificilmente usa isso a seu favor.
Já em Duas Caras (2007/08), as mulheres da história começaram a ser alvos de um maníaco intitulado Sufocador de Piranhas. E era ninguém menos do que o sempre amistoso Geraldo Peixeiro (Wolf Maya).
Mas o que Tieta fazia em São Paulo e como ela conseguiu enriquecer? Apesar de dizer para todos que era casada com o milionário Comendador Felipe Cantarelli, de quem teria ficado viúva, a verdade é que Tieta se tornou uma prostituta quando foi para a capital paulista.
Amorzinho (Lília Cabral) – A viúva está sempre acompanhada de Perpétua e de Cinira (Rosane Gofman). É cortejada por Chalita (Renato Consorte), o dono do Bar do Crescente, mas Perpétua sempre dá um jeito de lhe cortar o barato e o namoro dos dois não deslancha.