A Gympass nasceu com a proposta de oferecer acesso rápido e desburocratizado a academias, sem obrigar os usuários a pagar todas as parcelas de planos semestrais ou anuais caso desistissem no meio do caminho. Começou vendendo frequências diárias às salas de ginástica, mas percebeu que passes mensais seriam mais práticos – e mudou.
Atualmente, o Gympass é um unicórnio – empresas que valem mais de US$ 1 bilhão. A startup já recebeu investimento de grandes nomes do mercado como SoftBank, General Atlantic, Atomico, Valor Capital Group e Redpoint eventures.
Durante a pandemia, o Gympass propôs um plano de ações para amparar os parceiros que dependiam de aulas presenciais. O auxílio incluiu o pagamento antecipado do repasse e a criação de uma plataforma que permitisse às academias a transmissão de aulas online e a remuneração por elas. Além disso, investir nas frentes de wellness e suporte para bem estar.
Embora inclua diversas modalidades de atividades físicas, não é possível utilizar o Gympass mais de uma vez por dia. Você pode utilizá-lo uma vez por dia, todos os dias da semana, desde que um estabelecimento parceiro esteja funcionando.
Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC, The Guardian e outros.
“É uma amostragem interessante para avaliarmos como conseguiremos atuar junto a um universo de usuários muito diferentes”, avalia. “O atendimento a essa diversidade de perfis está bem alinhado com o ethos do Gympass de ser um serviço acessível para todos. Essa relevância é chave para começar com o pé direito.”
Apesar do exercício físico ser uma excelente forma de cuidar da saúde e melhorar o desempenho no trabalho, é muito importante que o próprio ambiente de trabalho seja adequado para o colaborador.
Que resolver um problema que já existe, e é comum a muitas outras pessoas, também é empreender. Havendo uma questão a ser resolvida, vale pensar em uma solução e investir em uma tecnologia de forma a atingir um número considerável de clientes e parceiros.
Sem dúvidas o principal benefício oferecido pelo Gympass é poder frequentar diversos estabelecimentos voltados para atividade física todos os dias, sem precisar pagar por mensalidades de maneira separada.
O pagamento é realizado através do cartão de crédito no modelo de assinatura mensal. Além disso, a assinatura do Gympass oferece flexibilidade para que o usuário escolha as atividades e horários que melhor se adaptam à sua rotina.
Quais os benefícios do Gympass?" title="Quais os benefícios do Gympass?" />
Isso está provocando uma mudança na forma como as empresas têm olhado para o bem-estar para refletir essa realidade. De acordo com o relatório Emerging from the Pandemic Report, de fevereiro de 2021, dobrou o número de empresas que relatam o desenvolvimento de uma estratégia de benefícios em um ambiente pós-pandêmico como prioridade nos próximos seis meses, para apoiar políticas de trabalho flexíveis. As empresas estão procurando soluções de bem-estar flexíveis que possam apoiar seu modelo de trabalho híbrido.
Outros desafios se apresentam em frentes como a promoção do serviço: quando a startup fecha com empresas, existe um trabalho de engajamento dos funcionários em eventos corporativos ou por meio de canais como intranet ou redes sociais, possibilidades que são mais limitadas no setor público.
Dois anos após a fundação em 2012, os empreendedores César Carvalho (CEO Global), Vinicius Ferriani e João Thayro ‘pivotaram’ o modelo de negócio para B2B (business to business), que corresponde a 95% da operação atual. Voltada para companhias com mais de 1 mil funcionários, o Gympass atende clientes como Unilever, Santander e P&G.
Os executivos do setor financeiro são os que se dizem mais confortáveis com as demandas da transformação digital. Segundo a pesquisa Business Impact Insights, realizada pela empresa de tecnologia CI&T, 67,2% dos 1064 executivos do setor que foram consultados dizem estar totalmente preparados. A maioria dos executivos do setor (67,7%) ressaltou que a transformação digital tem impactado o resultado financeiro de seus negócios, contra 37,4% dos empresários do setor de serviços e 41,1% de varejo e comércio.
A mesma pesquisa também revelou como as pessoas veem o bem-estar, normalmente considerando seis dimensões: melhor saúde, boa forma, nutrição, aparência, sono e atenção plena. Destes, a saúde física é responsável por cerca de 85% do tempo que as pessoas dedicam para o autocuidado. O Gympass está perfeitamente posicionado para ajudar as pessoas em sua jornada de bem-estar com a rede mais completa (academias, estúdios, personal trainers, aulas ao vivo, treinos sob demanda, coaches de bem-estar) e um modelo inovador para reinventar a forma como as pessoas e empresas veem o cuidado com a saúde física e o bem-estar.
Para entregar ao mercado soluções que realmente atendesse a necessidade por aqui, a startup foi atrás de entender o que empresas e academias precisavam naquele momento o que resultou em uma nova solução, baseada no que eles já tinham.
Logo em seguida, a startup criou uma solução focado nos personal trainers, já que muitos foram demitidos em primeiro momento, possibilitando que estes oferecessem aulas virtuais aos membros da plataforma.
E se você deseja montar uma academia, considere ser parceiro do Gympass, pois assim como o Uber, o Gympass, é um aplicativo disruptivo que já é tendência no mercado.
Na hora de negociar com o RH de uma empresa, para torná-la cliente do Gympass, Caldeira diz que os benefícios do Gympass estão formulados na tríade custo de saúde, absenteísmo e pedidos de demissão. O executivo afirma que as contratantes diminuem os gastos com o sinistro dos planos de saúde, têm profissionais que se ausentam menos devido à vida saudável engendrada pelas atividades físicas, gerando economia com horas extras, além da disposição do colaborador em permanecer na companhia.
De acordo com o site do Gympass, “Em qualquer um dos planos Gympass, cada usuário tem direito a fazer 1 check-in por dia, incluindo domingos e feriados”.