Já faz 50 anos desde a estreia de O Poderoso Chefão - completados em 2022 - um dos maiores clássicos do cinema. Foram três filmes da franquia que fizeram muito sucesso e foi considerada uma das melhores trilogias de todos os tempos. Veja como está O Poderoso Chefão elenco hoje.
Ainda nesse jogo de gêneros, mas voltado para o público infantil, "Coração de Fogo" mostra uma jovem que sonha em ser bombeira, como o pai. Quando um perigoso incendiário começa a atacar Nova York, ela vai se disfarçar de homem para poder ajudar a proteger sua cidade.
Dos três herdeiros, Michael Corleone era o que tinha menos probabilidades de seguir a carreira do pai – aliás, o desejo do Chefão era mantê-lo o mais longe possível do mundo do crime e quem sabe introduzi-lo na política. “Seu pai tem outros planos para você”, diz a ele o conseglieri e irmão postiço Tom Hagen, personagem de Robert Duvall, em um momento definitivo. Mas nem mesmo o mais poderoso dos homens controla o imponderável e uma avalanche de acontecimentos o coloca como única opção de sucessão.
O famoso era considerado o melhor ator da história do cinema. Seu último trabalho foi em 2001, quando esteve no longa-metragem A Cartada Final. Seus últimos anos de vida foram marcados por um escândalo - seu filho Christian foi preso por assassinar o namorado de sua meia-irmã Cheyenne, que se suicidou anos depois.
Além de O Poderoso Chefão, ela também ficou conhecida por interpretar Adrian, esposa de Rocky Balboa, nos filmes da série Rocky. Foi indicada duas vezes ao Oscar, a primeira por O Poderoso Chefão e a segunda por Rocky, mas perdeu ambas. Hoje ela vive no anonimato. Curiosidade: ela é tia do ator Nicolas Cage.
Em paralelo, as bandas de k-pop BTS e Super Junior têm shows exibidos em diversos cinemas da cidade.
Já outra estreia é "Adeus, Idiotas", comédia frenética de Albert Dupontel, em que uma mulher vai atrás do filho que foi obrigado a abandonar e mergulha nesta jornada com a improvável companhia de um atrapalhado cinquentão e de um arquivista cego.
Foi mais ou menos o que aconteceu com Coppola para assumir a adaptação do best seller de Mario Puzo nos loucos anos 1970. Ele era um jovem promissor saído da faculdade de cinema, contemporâneo e amigo de Steven Spielberg e George Lucas, com quem mantém amizade e cumplicidade até hoje, que tinha apenas algumas esparsas fitas sem muito brilho no currículo, incluindo até o filme B de horror 'Demência 13' (1963). No entanto, 'O Poderoso Chefão' já tinha ganhado a má fama de “filme amaldiçoado” em Hollywood e diretores experientes fugiram da responsabilidade.
James Caan faleceu recentemente, em 6 de julho de 2022, aos 82 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Seu último trabalho foi em 2021, quando esteve no longa-metragem Queen bees.
Já entre as estreias contemporâneas, "A Ilha de Bergman", de Mia Hansen-Love, é o destaque. O trabalho é chamativo para os cinéfilos, não só pelo título —referência à ilha de Faro, onde viveu e filmou o diretor sueco—, mas também pela sua exibição no Festival de Cannes e por ser uma obra da celebrada diretora de "O Que Está Por Vir". A estreia mostra um casal de cineastas que vai ao local, hoje marcado pelo turismo cultural, participar de eventos e tentar superar uma crise criativa.
Diane Keaton hoje tem 76 anos de idade. Seu último trabalho no cinema foi em 2020, quando esteve no filme Amor, Casamentos e Outros Desastres interpretando Sara, uma das protagonistas.
Além de O Poderoso Chefão, outros trabalhos notórios do ator foram Goodnight, My Love (1972), O Raio Destruidor (1978), O Céu Se Enganou (1989), Um Novato na Máfia (1990), Os Reis da Praia (1990), Um Domingo Qualquer (1999) e mais.
A estreia nacional de destaque é o documentário "Transversais", de Émerson Maranhão, que chegou a ser criticado por Bolsonaro como parte de um edital para séries de temática LGBTQIA+ em 2019. De lá para cá, o filme foi celebrado em festivais ao contar a história de cinco pessoas de origens bem diferentes, mas que têm a transexualidade em comum.
Existe uma curiosidade sobre a participação de Sofia Coppola, que anos mais tarde seguiu seus passos como diretora: em 'O Poderoso Chefão', ela aparece como o sobrinho batizado por Michael no último ato, mas voltaria na pele da filha do protagonista no terceiro longa-metragem.
Coppola ainda teve que aguentar frequentes acusações de estar estourando o orçamento, atrasar o cronograma, lutar pelo final cut, o tal corte final (uma batalha perdida), e até de nepotismo, porém, é aí que residia mais uma semelhança dele com Michael. No momento das maiores crises, estava cercado por sua família. A irmã Talia Shire, que depois faria sucesso também na franquia 'Rocky', foi escolhida para o papel de Connie e o pai Carmine Coppola se tornou responsável pela trilha sonora. A mãe e os três filhos também aparecem como figurantes.
Em 1973, ele foi indicado ao Oscar por indicar Sonny Corleone em O Poderoso Chefão. Além de franquia de sucesso, também ficou conhecido por atuar em Louca obsessão (1990), Profissão: Ladrão (1981) e Rollerball: Os gladiadores do futuro (1975).
El Mariachi, restaurante mexicano mais antigo de SP, fecha as portas
Veja o que fazer no Beco do Batman, em SP, que ganha fôlego com novidades no entorno
O que falar de "O Poderoso Chefão"? Nesses 50 anos desde o seu lançamento original, em 1972, muito foi dito sobre o filme, um clássico que traz as ambiguidades do moderno para ressuscitar um gênero fora de moda desde 1940 —os filmes de máfia.