Renato Russo
Em resumo, a canção trata sobre temas que, apesar de serem diferentes, estão interligados: uma criança questionando algo para os pais; os filhos que cresceram e passaram a cuidar dos pais; a relação de uma pessoa com pais separados; a situação de pessoas que não possuem família e lar e a relação de quem vive com os ...
A música quer chamar atenção para o porquê de muitos relacionamentos entre os familiares não dar certo, e que muitas vezes são os problemas de família que constroem gatilhos na vida de uma pessoa para a raiva, tristeza, rebeldia... Em fim, sentimentos e comportamentos negativos, e até o suicídio.
A música foi dedicada a uma amiga de Renato Russo que se jogou do 5º andar de um prédio em Brasilia após ter brigado com os pais. Renato Russo sempre dizia que ficava muito triste quando cantava essa música. Por isso não a cantava muito em Shows.
Renato Russo já nos dizia que “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.” O sentido dessa frase está na incerteza que temos diante dos acontecimentos no minuto seguinte e na importância das pessoas que amamos. O compositor prossegue e nos diz que “se pararmos para pensar, na verdade não há” (amanhã).
Na música, quando o “eu” se refere ao papel de pais, o “tu” diz respeito aos filhos, e vice-versa, isto é, o “eu” que fala no papel de filhos, direciona o seu discurso para um “tu”, neste caso para os pais. ... Neste, ressoam duas vozes na fala do narrador: a sua e a da personagem”.
Toda palavra dialoga com outras palavras que são constituídas a partir de discursos já-ditos, ou seja, de “vozes sociais”, vozes estas que remetem a ideologias e conhecimentos de mundo representados por grupos sociais distintos.
Primeira pessoa (eu, nós) : o narrador fala usando aspas, travessões para demostrar a fala de alguém. Indireto: o narrador reproduz com suas palavras o que foi dito por alguém. ... Terceira pessoa (eles, elas) : O narrador usa sua própria voz, para reelaborar o que foi dito pelo personagem./span>
Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
Resposta: A) No gênero "reportagem", predomina o presente do indicativo, por exemplo: ... A pessoa que predomina em qualquer reportagem é a terceira pessoa, (ele, eles, elas, eles), exemplo: "conta a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano."/span>
Resposta. ''a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.''/span>
a) O discurso é um ato de linguagem que representa uma interação entre o produtor do texto e o seu receptor. b) Quando falamos ou escrevemos produzimos discursos porque realizamos uma interação com o receptor.
a) Que palavras e expressões do quarto parágrafo justificam essa afirmação, ao remeter o leitor para o universo das imagens? Resposta: Trata-se de palavras e/ou expressões relativas ao corpo das modelos: "desenhados, exibidos, copiados e consumidos", "lampejos visuais", "pureza imaterial".
02 – Quais as diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo? Linguagem oral: são claros o interlocutor e o contexto, o que propicia o uso de recursos mímicos e a facilidade na modificação dos rumos da conversa. ... Justifique essa afirmação com base no terceiro parágrafo./span>
Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: ... Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.