Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. O Comandante Supremo é o Presidente da República.
Comandos Militares
O 1º Batalhão de Forças Especiais é a principal unidade de elite do Exército brasileiro, subordinada ao Comando de Operações Especiais (COPESP).
O novo ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, anunciou nesta quarta-feira (31) os novos comandantes das Forças Armadas: Exército: general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; Marinha: almirante de esquadra Almir Garnier Santos; Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior.
As polícias militares e os corpos de bombeiros militares estaduais e distritais são descritos como forças reservas e auxiliares constitucionais do Exército Brasileiro. As forças armadas são forças federais subordinadas ao Ministério da Defesa. O Comandante Supremo das Forças Armadas é o Presidente da República.
Páginas na categoria "Generais do Brasil"
O almirante Almir Garnier Santos assumiu nesta sexta-feira (9) o comando da Marinha após a saída do também almirante Ilques Barbosa.
OFICIAIS GENERAIS
O posto é alcançado após quatro anos de ingresso na carreira.
Os tenentes são, normalmente, responsáveis pelo comando de uma subunidade de escalão pelotão e imediatos no comando de uma subunidade sob o comando de um capitão. Os alunos finalistas dos cursos de sete anos da Academia Militar e da Academia da Força Aérea têm a patente de tenente, sendo designados "tenente aluno".