EQST

Quem O Chico Do Auto Da Compadecida?

Quem é o Chico do Auto da Compadecida?

Selton João Grilo (Nachtergaele) é um sertanejo desnutrido, que ganha a vida e enche o bucho com sua malandragem. Seu parceiro Chicó (Selton), por sua vez, mente que nem sente e se mostra um conquistador nato na cidadezinha de Taperoá (PA), onde se passam as aventuras da dupla.

Quais são as qualidades do personagem Chico?

Chicó: é o contador de causos, o mentiroso ingênuo que cria histórias apenas para satisfazer um desejo inventivo. Chicó se aproxima do narrador popular, e suas histórias revelam muito do prazer narrativo desinteressado da cultura popular.

Quem fez o papel de diabo no Auto da Compadecida?

Elenco8 more rows

Quais as características de João Grilo?

João Grilo, que a princípio pode ser considerado um personagem tipo, revela na verdade características complexas e extremamente ricas: ardiloso, trapaceiro, vingativo, é também corajoso e humano. Retratando uma camada social oprimida e ao mesmo tempo inventiva e ousada, é ele o personagem que se destaca nesta obra.

O que a avó de Rosinha deixou de herança para ela antes de morrer?

Quando ela morreu, deixou essa porca de presente de casamento para você que recebeu o nome de Rosa em homenagem a ela”.

Quais são as características de João Grilo que lembram a região onde morou?

A característica de João Grilo mais ligada ao seu passado foi a esperteza e a mentira, que foram armas inevitáveis que o auxiliou em sua sobrevivência.

Quais as principais características dos personagens João Grilo e Chicó?

O João Grilo é um homem pobre e astuto que vive arranjando confusões. Trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de Chicó. Usa de sua inteligência para sobreviver. Chicó já é medroso quando se trata de confusão principalmente das confusões de seu amigo João Grilo.

Qual característica na construção de O Auto da Compadecida diferenciou a obra de Suassuna dos autos medievais?

a) O Auto da Compadecida mantém relação direta com os autos medievais a partir somente do tipo formal de texto - auto - porque o conteúdo a ser desenvolvido neste tipo de literatura varia no tempo e no espaço de forma que um escritor contemporâneo não poderia recuperar nem atualizar esta forma textual.