Formada em 1998, a banda Nechivile (que no início da carreira usava o nome artístico ‘Nashville’) gravou seu primeiro CD em 1999 (Nashville), que foi lançado só para o estado de Goiás, pelo selo goiano Estradas. A estreia foi bem-sucedida e chegou a vender 5 mil cópias, com cerca de 40 shows realizados naquele ano. As músicas que se destacaram neste primeiro CD foram: “Cowboy de Pia” (Jeff Garcia/Carlinhos Santos), “Nos Rodeios do País” (Jeff Garcia), “A Paixão é Como Um Laço” (Jeff Garcia) e “Gomo de Mixirica” (André 14 Voltas). Em 2001, a banda goiana gravou seu segundo CD (Nashville), já com lançamento em âmbito nacional, viabilizado pela parceira entre o selo Estradas e a Som Livre. O CD atingiu a venda de mais de 20 mil cópias originais por todo o Brasil, e as músicas que se destacaram neste álbum foram “Queimando Gasolina” (Sergio Porto/Gláucio), “A Cana Perde a Paia” (Edu Spartacos) e “Arapuca” (Itamaracá/Solevante/Mangabinha).
O show desta noite, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, intitulado #AVolta, marca o retorno de Eduardo Melo para a banda, depois de um período dedicado à carreira solo. Em entrevista para o DM Revista, com o Nechivile, os integrantes falaram sobre inspiração, maturidade musical, as expectativas para a apresentação desta noite, e os planos futuros para a banda, nesta fase de reencontro com suas origens.
A marca Nashville é uma marca mundialmente registrada, e não poderíamos usar uma marca que não fosse de propriedade intelectual nossa, e para evitar problemas e facilitar nossa identificação, foi criada a marca “Nechivile”e também a logo, criação esta feita pelo empresário da banda, Glaucio Toledo. Também por questão de identificação musical que o grupo já vinha fazendo música brasileira. Marca com consoantes e vogais do dicionário português de pronúncia definida, e uma logo que futuramente fosse a identificação entre Artista/ Estilo/ Música/Imagem.
Léo di Castro: Nós do Nechivile gostaríamos de convidar a todo o público que gosta de uma boa música a virem a Goiânia participar deste momento especial que estamos vivendo. Em especial os nossos fãs que sempre nos acompanharam e nunca deixaram de nos ouvir, de torcer por essa volta, de rezar por nós, de pedir nossas músicas na rádio, independente de idade, sexo, nacionalidade, cor, condição social. Fazemos questão de dividir esse momento com todos vcs.
Em 2010, o Nechivile gravou seu 3º DVD na cidade de Morrinhos (GO), uma grande produção, um produto que se destacou pelo seu publico presente mais de 15 mil pessoas presentes, tomadas de filmagens de helicóptero, um grande aparato tecnológico e um lindo cenário, que marcaram a gravação. Neste produto destacaram-se as musicas: “Eu e Você Nunca Mais”, “Você Vai Ficar em Mim” (cujo autor foi Cristiano Araújo), “Adoro Amar Você”, “Chora Coração”,”Onde Esta Você”, dentre outras. Também com uma divulgação a nível nacional deste produto, a banda se encorpou mais no cenário da musica nacional, não deixando nada a dever a nenhum artista do gênero musical. Foram mais de 150 shows realizados em 2010 e 2011 em todo Brasil.
DMRevista: A banda Nechivile sempre primou pelo sertanejo romântico. “Por toda a vida”, “Você vai ficar em mim”, Volta pra minha vida”, são algumas das canções mais populares. Quem é (ou são) o compositor destas músicas? São todas autorais?
Léo di Castro: A expectativa é muito positiva. O melhor disso tudo é ver que a banda no seu conjunto (formação original) tem uma força grande junto ao seu publico, e uma grande importância no mercado nacional musical. Público este que, nesses anos todos, nos ajudou a construir uma história musical bonita, de sucesso e verdadeira, nesse meio que às vezes as coisas não são tão cordiais! Afinal são 17 anos de Nechivile, e 15 de sucesso. Levando-se em consideração as manifestações positivas nas redes sociais, julgamos que voltamos na hora certa.
Jr Melgaço: Você vai ficar em mim é composição de Cristiano Araújo, Por toda Vida são dos amigos Jairo Goes, Everton Matos e Rivanil. Volta pra minha Vida é composição de Sérgio Porto e Jairo Goes. Você do meu lado é um sucesso da banda e autoral, composição de Eduardo Melo, dentre outras também autorais.
Jr Melgaço: Nossos fãs, de uma maneira em geral, e histórias verídicas que já fizeram parte direta ou indiretamente de nossas vidas e da vidas de outras pessoas, inspirações amorosas etc.
Jr Melgaço: Na verdade, no início, em 1998, a banda foi criada para fazer bailes country. Depois de 2000, com a entrada do vocalista Eduardo Melo, a banda começou a fazer música sertaneja popular, gravar músicas com letras e melodias nacionais, em português. Nechivile é o verdadeiro precursor do lançamento do Sertanejo Universitário no Brasil, isso em 2002 , CD lançado pela gravadora Sony Music, este mesmo CD relançado em 2003 pela Som Livre para todo Brasil com mídia nacional.
Em 2008, o Nechivile deu grandes passos em sua carreira, participando de grandes programas de TV, como Domingo Legal (SBT), Terra Nativa (Band), entre outros. Começava a ser muito bem executado nas rádios do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Nordeste. A banda Nechivile gravou em abril do mesmo ano o seu segundo DVD na Atlanta Music Hall, em Goiânia, com um público presente de mais de 10 mil pessoas e uma produção cinematográfica assinada por Gláucio Toledo e Anselmo Troncoso. O primeiro grande hit dessa nova fase, estourado nas principais rádios do país, foi “Volta Pra Minha Vida”.[2]
Queríamos agradecer os parceiros Vinicius Toledo e Dennis Nazario por terem acreditado nessa nossa volta, e não terem medidos esforços para que esse evento se transformasse em realidade.
Em 2002, gravaram seu terceiro CD – Nechivile Acústico ao Vivo (Estradas/Som Livre) – que emplacou nas rádios do Brasil. Entre as músicas que se destacaram neste trabalho, estão “Vem Me Amar” (Fabrício/Marcelo), “Era Só Pra Ficar” (Everton Matos/Rivanil/Jairo Góes), “Forró Doido” (Jeff Garcia) e, principalmente, “Por Toda Vida” (Everton Matos/Rivanil/Jairo Góes). De março de 2003 a a dezembro de 2004, a banda chegou a fazer 160 shows pelo interior do Brasil. Em 2005, a banda lançou o CD Nechivile Acústico Ao Vivo 2 (Estradas/Som Livre), que também veio acompanhado de DVD, sendo esse o primeiro da carreira. Com baladas românticas e dançantes, o repertório vem conquistando o gosto popular. Entre as faixas de mais sucesso estão “Por Toda Vida”, “Amor Sem Fim”, “A Gente Se Enrosca”, “Saudade Matadeira” e “O Amor e o Tempo”.[1] O álbum alavancou a carreira da banda a um patamar mais alto, tendo suas músicas tocadas nas rádios, e sendo bem recebido pelo público cada vez mais. Tiveram uma agenda de mais de 170 shows entre 2006 e 2007, arrastando multidões por onde passava, sendo um público estimado em mais de 1.200.000 pessoas. Definitivamente nessa época, o grupo Nechivile se consolidou no cenário da música sertaneja moderna de todo o Brasil.
DMRevista: (para Eduardo Melo) Qual a experiência de sair de um grupo de sucesso como Nechivile, e partir para a carreira solo? O que este período longe dos companheiros de longa data trouxe de aprendizado, e/ou benefício para a sua maturidade enquanto artista?
Eduardo Melo: Foi um experiência incrível, onde pude aprender e descobrir novas oportunidades e, além de tudo, matar uma curiosidade que eu tinha de saber como seria isso, levar um projeto com meu próprio nome! Construí uma marca (Eduardo Melo), que se tornou relativamente forte no mercado, e volto agora à banda, agregando não só minha musicalidade, mas também essa marca, que fortalece ainda mais o Nechivile. Aproveito para agradecer a todas as pessoas envolvidas nesse projeto “carreira solo”, e aos fãs que sempre estiveram junto comigo me apoiando.