Composta em 1985 e lançada no álbum Exagerado, Codinome Beija-Flor é uma das músicas mais bonitas e admiradas do Cazuza.
O Música e Cinema é um veículo de jornalismo que atua diariamente na publicação de notícias relacionadas a entretenimento. Tudo sobre artistas, filmes, lançamentos, história e muito mais.
Fica o codinome de um pássaro lindo, mas que também não “pára quieto” em somente uma flor: é um dos animais conhecidos por serem poligâmicos e não-domesticáveis.
Cazuza gravou um videoclipe de Codinome Beija-Flor, em junho de 1986, que foi exibido pelo Fantástico, da TV Globo. O exagerado queria divulgar a canção que, já naquela época, fazia sucesso nas rádios pelo Brasil.
Além da reflexão do artista nas letras, os versos são acompanhados só pelo piano e pelo violino, mostrando um lado do artista muito diferente do garoto rebelde do Barão. Imagina colocar o primeiro álbum solo do Cazuza pra tocar e descobrir essa versão madura do cantor?
E então, vamos conhecer, junto com o Versos e Prosas, o significado de Codinome Beija-Flor? Você vem nesta com a gente?
Aos 32 anos, Cazuza faleceu vítima de um choque séptico causado pela AIDS. Apesar de ter partido bem jovem, ele marcou muito a história da música brasileira (e os nossos corações também). É um legado eterno ❤️
O amor é cheio de coincidências e ironias, né? Se, por um lado, quando nos apaixonamos os sinais parecem estar em todos os lugares (como a música do casal tocando em todo canto), quando o amor acaba, os sinais podem parar junto.
Neste ponto, Cazuza reforça sua preocupação com o bem-estar da amada, apesar das mágoas e frustrações. Além disso, o personagem ainda se recorda de momentos únicos do casal e que somente eles compartilhavam: os tais “segredos de liquidificador”.
Aqui, o compositor nos dá o contexto: entre mentiras e perdões, notamos que algo está errado nesse relacionamento. Houve mágoa e não adianta tentar viver de aparências, porque resta um sentimento ruim de alguma das partes (ou de ambas).
Nesse trecho, o compositor critica a cortesia do pós-término, em que ambos são cordiais mas não existe sinceridade nisso. Para Cazuza, resta um misto de ciúme, raiva e mágoa, com aquela confusão típica de fim de relacionamento.
Cazuza, em certa ocasião, comentou sobre a música, a sexta faixa do disco Exagerado, o primeiro de sua carreira solo, afirmando: “Neste disco existe uma música bem romântica, inspirada numa separação, mas não é dor de cotovelo”, brincou ele.
Cazuza (nome artístico de Agenor de Miranda Araújo Neto; Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990) foi um cantor e compositor brasileiro que ganhou fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho. Sua parceria com Roberto Frejat foi criticamente aclamada. Dentre as composições famosas junto ao Barão Vermelho estão “Todo Amor que Houver Nessa Vida”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Maior Abandonado”, “Bete Balanço” e “Bilhetinho Azul”.
Cazuza é considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Dentre seus sucessos musicais em carreira solo, destacam-se “Exagerado”, “Codinome Beija-Flor”, “Ideologia”, “Brasil”, “Faz Parte do meu Show”, “O Tempo não Pára” e “O Nosso Amor a Gente Inventa”. Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado em entrevistas que era bissexual. Em 1989 declarou ser soropositivo (termo usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS – no sangue) e sucumbiu à doença em 1990, no Rio de Janeiro. (Wikipédia).
No início da canção, Cazuza deixa claro que o romance já acabou, não adiantava mais disfarçar ou fingir que algo ainda estaria acontecendo. Além disso, o eu lírico reforça que não acredita em uma amizade sincera, após o fim de um relacionamento amoroso, pelo menos se for um fim conturbado, como dá a entender a letra de Codinome Beija-Flor.
Cazuza faleceu, com apenas 32 anos, no dia 7 de julho de 1990, vítima de um choque séptico, que foi causado pela AIDS. O artista marcou muito a história da música brasileira, apesar de sua partida tão precoce.
Fosse no palco ou fora dele, o Cazuza soltava versos e frases dignas de artista, né? Codinome Beija-Flor é só um dos exemplos; cada música e acontecimento na vida do cantor era cheio de frases célebres.
Alimentação do beija-flor Embora sejam tão pequenos, podem comer uma quantidade de néctar cerca de duas vezes maior do que o peso de seu próprio corpo. Muitas espécies também comem pequenos insetos e outros invertebrados.
Para alimentar filhotes de Beija-Flor indico o uso exclusivo de Alcon Club Beija-Flor Néctar. Os filhotes devem ser alimentados com um conta-gotas, no mínimo 5 vezes por hora, durante o dia, à noite o metabolismo do animal baixa significativamente não necessitando de alimento.
Para os beija-flores basta o tubinho ou mesmo só um furinho com uma marca vermelha em volta para atraí-lo. As flores ajudam a atrair abelhas e também servem como local para pousarem. 2- Retire os bebedouros durante alguns dias, até que as abelhas desapareçam. Coloque-os em seguida em lugares diferentes de onde estavam.
Nutrópica Néctar para Beija-Flor possui um sabor altamente atrativo, sendo muito parecido com o néctar que os beija-flores consomem em vida livre. Para atrair os beija-flores com mais facilidade, utilize bebedouros com flores vermelhas e laranjas.
Nectar Para Beija Flor IPET 500ml IPET | Amazon.com.br. Em estoque. Queremos oferecer para você uma grande variedade de produtos, e definir uma quantidade mínima de compra permite que tenhamos mais produtos a sua disposição.
R$ 9,81.
Um repelente caseiro para abelhas (não tóxico para as aves) pode ser assim preparado: pegue um quarto de dente de alho e amasse bem. Adicione uma colher de sopa de vinagre e outra de azeite. Misture bem. Aplique próximo ao furinho do bebedouro.
Nunca use mel de abelhas, adoçantes ou xarope de “groselha” nos bebedouros, pois é prejudicial ao seu metabolismo. Beija-flores geralmente rejeitam uma mistura contendo esses ingredientes, mas se estiverem muito privados de alimento poderão fazer uma exceção intoxicando-se.
Deixe o comedouro de molho na água sanitária por uma hora. Assim, você removerá o mofo e os esporos que podem ser prejudiciais à saúde dos beija-flores. Mergulhe completamente o comedouro na solução e deixe por uma hora. Utilize luvas sempre que for mexer com água sanitária.
“A água com açúcar nos bebedouros artificiais não traz nenhum problema ao beija-flor. Essa informação se propagou no passado, mas não é verídica”, afirma.
Água com açúcar não faz parte da dieta dos beija-flores e passarinhos. Se para o ser humano o açúcar, em exagero, faz mal, imagine uma dieta exclusiva de água doce. Todos nós aprendemos na escola sobre a alimentação saudável e equilibrada, que inclui alimentos construtores, reguladores e energéticos.
Na falta de mel ou karo, dê água com açúcar, sendo uma colher de sopa de açúcar para cada 5kg. Se seu pet já foi diagnosticado com hipoglicemia canina, tenha uma solução dessa reservada em uma garrafa. Caso seu animal seja diabético, não ofereça nada com açúcar, o leve imediatamente ao veterinário.
Água com açúcar ou misturar um pó composto por fórmula rica em vitamina e sais minerais atraem o bico do passarinho. “A água fica rosa e este é um alimento próprio para o beija-flor. Às vezes coloco este nutriente e eles viram fãs.