Daniel Defoe
A caminho da África para comprar escravos, ele naufraga e acaba numa ilha deserta, onde fica, sozinho, por 28 anos. Para sobreviver, ele planta e caça. Acaba salvando um nativo dos canibais, o qual batiza de Sexta-Feira. Daniel Defoe (1660-1731) nasceu em Londres, filho de um pequeno comerciante.
Defoe cria a história de Robinson Crusoé, um jovem marinheiro inglês que decide seguir seu caminho em uma aventura. Embarca em um navio que é apanhado por uma tempestade e naufraga. Toda a tripulação morre e ele acaba isolado em uma ilha do Caribe. Lá ele tem duas opções: deixar-se levar pela maré ou lutar pela vida.
Resposta. Resposta: Sofreu um naufrágio em uma de suas viagens e conseguiu sobreviver após encontrar uma ilha deserta e habitá-la durante boa parte de sua vida.
A sua conduta fez-me refletir e compreender que se Deus, na Sua infinita sabedoria privara um grande número de criaturas humanas do melhor uso de suas faculdades intelectuais, tinha-lhes dado, apesar disso, os mesmos sentimentos, a mesma noção do dever, o mesmo ressentimento para as injúrias, a sinceridade, a ...
Apesar de não possuir uma inteligência extraordinária, pertence ao grupo dos vencedores: é infatigável, tenaz e engenhoso na sua necessidade de sobrevivência e no seu desejo de se sobrepor à natureza.
Com os seus conhecimentos e a sua fé, o protagonista procura educar o selvagem Sexta-Feira. O tema do romance é abordado de forma realista - e a obra é ao mesmo tempo moralizante e picaresca. Robinson é um pícaro que, longe do mundo, procura recriar a sociedade.
1719
Havia a paliçada com a construção de um abrigo de madeira coberto de folhas que Crusoé havia construído para abrigá-lo das condições ambientais adversas e de ataques dos selvagens. ...
O mar quase sempre era calmo, mas Crusoé precisava de estratégias para sair daquela ilha. (. ) O mar era tranquilo, porém, Crusoé não era bom nadador e nem tinha fôlego suficiente para fugir daquele lugar.
4) Como era a vegetação da ilha? R:O texto narra que Robinsom Crosué ficou escondido no meio do bosque. Logo a vegetação era nativa com árvores grandes.
Resposta. O motivo pelo qual os selvagens habitualmente vinham a ilha Robinson Crusoé era para a realização de rituais de canibalismo; e por isso desembarcavam de tempos em tempos nas praias daquela ilha.
11) O que pode explicar o fato de o pai de Sexta-Feira ter sido aprisionado pelos selvagens. e levado à ilha para ser sacrificado? a) Sexta-Feira os reconhece como inimigos de seu povo; provavelmente seu pai fora preso em. uma batalha.
c. O que levou Crusoé a agir violentamente contra os selvagens? ... Crusoé precisou aprender a viver em um espaço diferente daquele ao qual estava acostumado. Volte ao texto para responder às questões abaixo, apontando as características da ilha e do que ele precisou construir para lá sobreviver.
Epistolar, confessional e didático em seu tom, a obra é a autobiografia fictícia do personagem-título, um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos antes de ser resgatado.
Havia uma “época de ventos fortes”, ou seja, um clima tropical. ... Havia uma “época de chuvas”, ou seja, um clima tropical.
Uma atividade vulcânica na ilha Robinson Crusoe pode ter ocorrido em 1743, mas o evento ainda não foi confirmado. Um dia de erupção começou na ilha em fevere no submarino cerca de uma milha a norte de Punta Bacalao. A ilha é caracterizada pelo clima subtropical regulado pelas ondas frias de Humboldt.
Resposta. Ele viveu 18 anos na ilha.
Resposta. Robinson Crusoé construiu uma cabana e se alimentava de carne de cabra - animal que foi introduzido na ilha pelos espanhóis.
a) Crusoé armazenava trigo e fazia bolo; logo, cultivava espécies vegetais comestíveis; secava. carne de boi e peixes ao sol para conservação. ... carne de aves e peixes ao sol para conservação; além disso, Sexta-Feira andava pela praia em. busca de tartarugas marinhas, para servirem de alimento.
30.
Quem são as personagens da narrativa de aventura que você leu? (A) Robinson Crusoé, Sexta-Feira, os selvagens, o homem branco liberto e o pai de Sexta-Feira.
Resposta. Resposta: Quem lidera as principais ações da narração é Robson Crusoé .
Resposta: Robinson Crusoé, Sexta-Feira, os selvagens, o homem branco liberto e o pai de Sexta-Feira.
Protagonista – é o personagem principal de uma narrativa, tem o papel mais importante no desenrolar da ação. Antagonista - aquele que se opõe ao protagonista, sendo o seu inimigo. Muitas vezes, só é revelado como antagonista durante o clímax.
Resposta. Robinson Crusoé precisou para fabricar "Moringas de barro" para armazenar os seus alimentos.
Levante uma hipótese: Por que o romance As aventuras de Robinson Crusoé pode ser considerado uma narrativa de aventura? ... As narrativas de aventura enfatizam menos o personagem e mais as ações realizadas pelo. protagonista. Nessas narrativas, o personagem costuma apresentar o objetivo da aventura logo.
O personagem Robinson Crusoé — nascido na Inglaterra, mas estabelecido como fazendeiro de cana-de-açúcar no Brasil — decide comandar um navio até a África para levar escravos ao Brasil. Uma forte tempestade faz o navio naufragar perto de uma ilha deserta no mar do Caribe.
A Revista Crusoé é uma publicação digital jornalística, com uma nova edição saindo toda sexta-feira, que foi fundada em 2018 pelos jornalistas Diogo Mainardi e Mário Sabino, ambos sócios do site noticioso O Antagonista O nome vem do personagem Robinson Crusoé, do livro homônimo de autoria do autor britânico Daniel ...
Em sua primeira viagem, após uma forte tempestade, o navio de Crusoé afunda, mas ele e os marujos conseguem se salvar em botes. ... Ao longo dessa viagem, consegue ser resgatado por um navio português, que o leva para o Brasil, onde Crusoé compra terras e começa a plantar.