FÁBULA: A CAUSA DA CHUVA - MILLÔR FERNANDES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO. Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos.
Devido à posição lateral dos olhos, a lebre dispõe de um amplo campo visual, que se revela bastante útil quando os inimigos estão por perto. Estes animais são solitários e possuem hábitos noturnos.
O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva! - Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? Disse o sapo.
O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva! – Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
No texto, foi usada para indicar que os animais es tavam agitados pela falta de chuva. Os animais começaram a discutir sobre a chuva porque a) estavam preocupados com a possível falta de água.
Significado de Chuva substantivo feminino Precipitação da água atmosférica sob a forma de gotas; essa água. [Figurado] O que cai em grande quantidade: chuva de papel. [Figurado] Quantidade excessiva de alguma coisa que ocorre num dado tempo; chuva de meteoros, chuva de gafanhotos.
Quais são os personagens da fábula “A causa da chuva”? a) O urso, a onça e o pombo. b) O sapo, a lebre e a galinha.
Em uma fábula, os personagens são chamados de personagens tipo. Isso ocorre porque eles representam um modo de ser de um conjunto de pessoas e não a cada um individualmente. Assim, os animais simbolizam aspectos dos seres humanos, como por exemplo, a raposa representa a astúcia, o leão representa a força.
Protagonistas e antagonistas Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundárias. A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista.
Principais características de uma fábula A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc.
A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos. A moral das fábulas adquiriu vida própria transformando-se em provérbios - frases prontas, vindas do conhecimento popular, transmitidas de boca em boca e que encerram um certo ensinamento sob algum aspecto da vida.
Fábulas são textos direcionados ao público infantil, tendo os animais falantes como personagens principais. São histórias no sentido figurado, que trazem lições de moral e ensinamentos ao longo da narrativa.
As fabulas são histórias contadas há muitos anos em várias partes do mundo. Elas servem para transmitir uma moral, isto é, um ensinamento ou um conselho.
As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral, é uma das mais antigas formas de narrativa. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos.
Brincar de encenar: o professor reconta a história, a partir do roteiro, e as crianças assumem os personagens, interferindo na narração, completando e sugerindo mudanças no texto. Recontar: a partir do roteiro, as crianças recontam a história, coletivamente, com o desafio de fazê-lo “como fazem os bons autores”.
Esopo
Recolheu a serpente com todo o cuidado e acomodou-a no bolso do seu casaco. Sua intenção era salvar-lhe a vida. O que o agricultor não imaginava é que em tão pouco tempo a serpente estivesse novamente aquecida e, com isto, plena de suas forças e de seus instintos.
E cada um segue o seu caminho, sem se importar com o outro. A moral da história é viver a sua vida, sem se importar com os sucessos ou fracassos dos outros.
Elas também costumam ser textos curtos e escritos em prosa. Elas acabam sendo heranças culturais justamente pela moral que apresentam em seu final, sendo lições importantes a serem aprendidas para a vida de quase qualquer pessoa.