O autor, por sua vez, é quem cria o poema. Então, não se esqueça: O eu poético é a voz que fala, que expressa sentimentos dentro do poema; e autor é quem o cria.
Analisando e comparando os dois poemas, Não há vagas, de Ferreira Gullar, escrito em 1963, e o poema Paupéria Revisitada, de Ricardo Aleixo, escrito em 2004, podem-se perceber semelhanças e diferenças na estruturação temporal.
Resposta. O eu lírico, quando você lê um poema, não é necessariamente o autor do poema que está narrando .
Resposta. É uma linguagem poética, pois está voltada para o processo de estruturação da mensagem, preocupa-se com a escolha, a rima é a sonoridade das palavras.
10) Qual é o assunto do poema? É uma busca desesperada pelas ruas da pessoa amada.
Resposta. Resposta: O poema em questão descreve uma paixão platônica, no qual o eu lírico se vê perdido e desesperançoso, já que sua amada parece ser alguém inatingível.
O poema trata da dificuldade do eu lírico em encontrar a pessoa amada.
Assim, quem fala no poema é o homem comum, despido de qualquer ideologia ou mitificação política. Esse poema trata de um tema muito recorrente na poética de Ferreira Gullar que é a preocupação com o fazer-poético. Assim, esse é um poema metalinguístico, ou seja, que trata sobre o próprio ato de escrever poemas.
A voz que fala no poema é a de seu personagem principal Juca Pirama.
Tem finalidade discursiva, se caracteriza pelo despertar de sentimentos, pelo provocar de emoções.
As características mais importantes da poesia social são: Linguagem simples, cotidiana. Realidade e denúncia social. Poesia crítica e engajada.
POESIA ENGAJADA é um contraponto à idéia, muito difundida nos dias de hoje, de que a arte basta por si mesma. Combate, portanto, de forma direta e democrática, as práticas dos adeptos desta linha artística que apregoa a idéia de que a poesia, enquanto arte, não pode ser discurso.
A poesia marginal era formada, em sua maioria, por pequenos textos, alguns com apelo visual (fotos, quadrinhos, etc.), absorvidos por uma linguagem coloquial (traços da oralidade), espontânea, inconsciente. A temática cotidiana e erótica era permeada de sarcasmo, humor, ironia, palavrões e gírias da periferia.
O gênero de poesia que foi denominado de "marginal" no Brasil se tornou conhecido por este nome porque seus poetas abandonaram os meios tradicionais de circulação das obras, através de (editoras e livrarias), e buscaram meios alternativos, realizando cópias mimeografadas de seus trabalhos, comercializados a baixo custo ...
Na literatura, o termo marginal designa obras e autores que de alguma maneira se afastam do cânone, podendo se referir à produção literária que circula fora do circuito comercial das grandes editoras, a textos que procuram se opor às principais tendências literárias e a trabalhos relacionados a grupos cuja identidade ...
Na literatura, seus principais representantes foram os poetas Paulo Leminski, José Agripino de Paula, Waly Salomão, Francisco Alvim, Torquato Neto, Chacal, Cacaso e Ana Cristina Cesar.
Questão 3. Quanto aos principais representantes da Poesia Marginal brasileira, assinale a alternativa que apresente os principais nomes que fizeram parte do movimento literário em questão: a) Paulo Leminski, João Cabral de Melo Neto, Arnaldo Antunes e Adélia Prado.
O movimento marginal também ficou conhecido como Geração Mimeógrafo. Esse instrumento – o mimeógrafo - era usado para reproduzir grandes números de livretos com baixo custo.
As obras do final do século XX e da primeira metade do século XXI, que estamos vivenciando agora, fazem parte da literatura brasileira contemporânea. Em uma visão mundial, muitos historiadores consideram que ela se iniciou após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
O que é literatura contemporânea? A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente. Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX. A transição de uma escola literária para outra se dá por meio de mudanças no cotidiano de determinada época.
A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Para este estudo, a análise e compreensão dos textos literários são muito importantes, pois nos ajudam a entender melhor o contexto histórico em que o texto foi escrito.
A Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções do final do século XX e da primeira metade do século XXI, sendo marcada por uma multiplicidade de tendências. ... Muitas características da literatura contemporânea estão relacionadas com o movimento modernista, por exemplo, a ruptura com os valores tradicionais.
A literatura brasileira contemporânea compreende um grupo de características de distintas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma multiplicidade de tendências que irão inovar a poesia e a prosa do período.
As tendências contemporâneas caracterizam-se pelas manifestações literárias a partir de meados do século XX até os dias atuais.