A Yoki foi fundada na década de 80 por Yoshizo Kitano, empresário e imigrante japonês que tinha uma visão de trazer conveniência e segurança para a venda de alimentos no Brasil. Trouxe itens pré-embalados de farinhas e grãos ao invés dos itens à granel da época, facilitando a vida dos consumidores.
“Todos fazem parte da ação de poder familiar. Mas todos os laudos são favoráveis a Elize”, afirma. Campbell também conversou com o pai de Marcos, Mitsuo Matsunaga, que contou que ele e a mulher, Misako, revelaram à menina quem era sua mãe quando ela tinha oito anos de idade.
Somos apaixonados pelo que fazemos e valorizamos fazer parte de todos os momentos da vida do nosso consumidor: nas refeições do dia a dia, no churrasquinho com os amigos, na sessão de pipoca com o namorado, na quermesse da festa junina com a criançada e na mesa farta do final de ano.
Banco alega que acionistas de referência da varejista têm condições para pagar tudo que devem a todos os credores; bancos não comentam o assunto e Americanas não respondeu até a publicação da matéria
Essa tragédia resultou na venda da Yoki Alimentos S/A para a General Mills. O principal motivo, segundo fontes próximas à família, era a inexistência de um sucessor para assumir a nova gestão da empresa.
100% brasileira, (apesar da marcante presença japonesa em seus idealizadores), a Yoki conta com mais de 5.000 funcionários e estima-se que seus produtos estejam a venda em mais de 70.000 pontos de venda só em território nacional!
A Netflix lançou nesta semana um documentário sobre Elize Matsunaga, que matou o herdeiro da empresa Yoki, Marcos Matsunaga, mas engana-se quem pensa que ela ficou na pior após o crime que parou o Brasil.
Em março de 2019, o Superior Tribunal de Justiça reduziu a pena de Elize por conta da confissão do crime. Ela poderá deixar a prisão em 2035 e está no regime semiaberto por boa conduta carcerária.
Produtos empacotados facilitavam a vida do consumidor, que agora, não precisava mais retirar a farinha de milho de um enorme pote e colocar na sacola, pesar, imprimir o preço e levar até o caixa. Com isso, Kitano desenvolveu produtos saudáveis, de ótima qualidade e com a praticidade que o consumidor precisava.
Seu produto mais famoso e mais conhecido é a adorada pipoca Yoki de microondas, que possui mais de 18 sabores diferentes, incluindo versões de pipoca doce e com cobertura. Deu até vontade de provar a de hambúrguer agora… 😊
Dentro da General Mills, o faturamento anual da Yoki fica por volta de 1,5 bilhões de reais e tem presença confirmada em 30 países. (Se isso não é sucesso, eu não sei o que é).
O segredo do sucesso de Yoshizo Kitano não está no fato de ele ser asiático e asiáticos serem ninjas em praticamente tudo. O sucesso surgiu da vontade imensa de levar praticidade, qualidade e conveniência aos lares do Brasil e do mundo.
Hoje em dia, a menina vive com os avós paternos, pais de Marcos Matsunaga. A família Matsunaga não aceitou participar do documentário da Netflix, preferindo manter-se longe da tentativa de Elize de se reconectar com a filha.
Se você chutou que a palavra Yoki vem do japonês e significa “felicidade e bons presságios” você acertou. E bem… Também é a junção de Yo-shizo com Ki-tano. Demais, não?
Uma sala escurinha, sua bebida preferida na mão e é claro: aquela pipoca perfeita ao lado! É tudo de bom não é mesmo? Se esta pipoca estiver muito crocante e com um gostinho especial, existe uma chance enorme de ser Pipoca Yoki!
É uma injustiça com a criança.” Dinheiro. Por trás de supostas desconfianças, mesmo que por “prudência”, há uma fortuna que pode ser de até R$ 218 milhões, caso o R$ 1,75 bilhão da venda da Yoki, divulgada durante o desaparecimento de Matsunaga, seja distribuído igualmente entre todos os herdeiros.