Como o vilão é incapaz de amar, ele também seria incapaz de manifestar remorso ou realizar sacrifícios, algo que é essencial para a obtenção da Joia da Alma. Sendo assim, o personagem é o guardião perfeito para a Joia do Infinito, por não ter nenhuma oportunidade para se aproveitar do poder do artefato.
Com o sucesso estrondoso do primeiro Homem de Ferro, Robert Downey Jr. ganhou um aumento considerável de cachê. Já Terrence recebeu uma proposta salarial 50% menor para voltar como Rhodes, mas com mais tempo de tela e destaque. Howard também ficou conhecido por alguns ataques de estrelismo nos sets do primeiro filme.
Depois que Thanos eliminou metade do universo, o Caveira Vermelha se libertou da maldição colocada sobre ele e agora pode deixar Vormir sempre que quiser, deixando-o para iniciar sua própria busca potencial nas Joias do Infinito. No entanto, três semanas depois, Thanos destruiu as Joias antes de ser morto pelos Vingadores sobreviventes, deixando a perseguição do Caveira Vermelha em vão.
Enquanto isso, o Dr. Erskine usa seu soro acabado em um soldado do Exército dos EUA chamado Steve Rogers, que se torna o Capitão América. No entanto, Schmidt envia um assassino chamado Heinz Kruger para matar Erskine. Após o suicídio de Kruger, Rogers começa a tomar uma base da HIDRA depois de saber que seu melhor amigo Bucky Barnes está preso lá, prisioneiro. Depois de libertar Barnes e os outros prisioneiros, Rogers confrontou Schmidt, que fez a base explodir enquanto fugia com Zola. Formando sua própria unidade ao lado de Barnes, Rogers liderou uma série de ataques contra muitas bases da HIDRA, para grande frustração de Schmidt, ele até vaporizou seu capanga Velt depois de saber que o último sobreviveu a um dos ataques de Rogers.
Schmidt foi dito ser um defensor de pleno direito do Partido Nazista até o incidente que o deixou deformado. A verdade é que ele trabalhou com os nazistas apenas para poder usar seus recursos para atingir seus próprios objetivos, e não parecia mais compartilhar os ideais raciais do nazismo. Ele afirma que foi isolado em seu palácio nos Alpes porque "não compartilha mais a imagem de Hitler da Perfeição Ariana".
Histórias de bastidores contam que o envolvimento de Ed era muito grande e influenciou diretamente na abordagem do personagem e nos rumos da trama. Mas não era algo que agradasse Feige, que queria uma outra pegada para a união em Os Vingadores (2012). Há também uma história de que um dos pedidos de Norton era para dirigir Os Vingadores, algo que sequer foi cogitado, já que o estúdio confiava plenamente em Joss Whedon para assumir o cargo e trazer seus diálogos dinâmicos para reunir os Heróis Mais Poderosos da Terra nas telonas pela primeira vez.
Já em WandaVision, série do Disney+ ambientada em 2023, Monica retorna adulta e vivida por Teyonah Parris. Agora, ela é uma agente da E.S.P.A.D.A., organização de segurança da Terra contra ameaças espaciais, que vai investigar as ações de Wanda (Elizabeth Olsen) e acaba sendo afetada pelos poderes de manipulação da realidade da feiticeira de luto. Com isso, Monica ganha habilidades especiais e se transforma em uma super-heroína que ainda vai aprontar bastante no Universo Cinematográfico Marvel.
O processo foi muito simples. Os irmãos Russo foram atrás de atores que conseguissem imitar a voz de Hugo Weaving, e assim chegaram a Ross Marquand, que já havia atuado em The Walking Dead e fez uma imitação mais que convicente, que foi auxiliada por um trabalho impecável de maquiagem.
Conforme o personagem foi ganhando relevância colossal dentro do Universo Marvel, a Disney correu atrás de um ator com mais nome no mercado. Assim, Josh Brolin foi escalado para viver o Titã Louco. Mas Damion não foi completamente esquecido pelos produtores do estúdio. Ele voltaria ao MCU para fazer uma participação em Capitão América: Guerra Civil (2016) como um dos mercenários que enfrentam a Viúva-Negra (Scarlett Johansson) em Lagos.
A primeira aparição de Howard Stark no MCU é logo no primeiro Homem de Ferro. Na cena em questão, as pessoas estão relembrando a vida de Tony Stark, quando exibem uma montagem relembrando os casos marcantes da história do bilionário. Nela, pode-se ver Gerard Sanders como o patriarca dos Starks. No entanto, nos anos seguintes, a presença do pai de Tony seria mais frequente, então optaram por mudar seu intérprete.
Em 2012, ao Collider, Weaving disse que não reprisaria o papel de Caveira Vermelha porque “nunca mais faria esse tipo de filme de novo”. O ator tinha assinado um contrato de múltiplos projetos, mas seguiu dizendo “não” para Marvel.
Quando estabeleceram o núcleo familiar de Homem-Formiga (2015), a peça central a história era a pequena Cassie Lang, filha de Scott Lang e motivação dele para aceitar o trabalho como o diminuto herói. Na época, interpretando a pequena, Abby Ryder Fortson deu show de carisma e fofura. Três anos depois, ela reprisaria seu papel em Homem-Formiga e a Vespa (2018), onde já apareceu mais crescidinha.
Schmidt foi mencionado no filme quando Rogers discutiu sua experiência passada com Schmidt para Natasha Romanoff , uma declaração confirmada por Zola (que transferiu sua consciência para um sistema depois de morrer de uma doença terminal em 1972). Antes de sua morte, Zola revelou que criou um algoritmo para uma operação secreta chamada Project Insight que pode eliminar milhões de pessoas que se opõem à crença da HIDRA. Rogers e Romanoff logo descobriram que o secretário de Defesa dos EUA, Alexander Pierce , está encarregado da operação, pois pretende terminar o que Schmidt começou. Felizmente, Rogers consegue seus amigos dentro da SHIELD para frustrar a operação, enquanto Pierce acaba sendo morto a tiros pelo diretor da SHIELD, Nick Fury.
Embora acreditasse ser nada mais do que história, o Caveira Vermelha estava de fato vivo esse tempo todo, no qual foi teletransportado para o planeta Vormir, a localização da Joia da Alma. Devido às suas ambições abusivas de poder, no entanto, a Joia da Alma o rejeitou e, em vez disso, ele foi amaldiçoado para se tornar o guardião da Joia da Alma. O Caveira Vermelha permaneceu no planeta por décadas até ser abordado por Thanos, que conseguiu obter a Joia da Alma sacrificando sua filha, Gamora. Com a Joia da Alma agora fora de Vormir e eventualmente destruída, o Caveira Vermelha foi libertado de sua maldição, permitindo-lhe perseguir seus próprios objetivos mais uma vez.
Depois de quase uma década, o vilão voltou a aparecer em Vingadores: Guerra Infinita (2018) e depois, Vingadores: Ultimato (2019). Porém, dessa vez, sendo vivido por Ross Marquand, de The Walking Dead.
Em entrevista ao Collider, ele disse que: “Esse tipo de obra já me cansou. Foi bom fazê-lo e experimentar, mas, para ser honesto, não é algo que procuro e que me empolgue mais. Gosto é de me envolver com projetos com os quais eu tenha algum tipo de ligação”. Ou seja, apesar dele ter assinado contrato para vários filmes, Hugo não desejava retornar ao papel e deixou isso claro para a Marvel, que não desistiu de contar com o ator em Guerra Infinita.
Depois de passar mais de 70 anos em Vormir, o Caveira Vermelha tornou-se muito mais humilde e reservado, resignado à maldição de conhecer todos aqueles que vêm buscar a pedra da alma e ser forçado a guardar a Pedra da Alma. A falta de moral do Caveira Vermelha foi atribuída à total indiferença devido ao conhecimento que ele havia adquirido, já que ele não se importava com Thanos e Gamora ou Natasha e Clint e qual deles seria sacrificado e em contraste com seu sadismo, ele permaneceu sem emoção como o sacrifício foi cometido. Em vez de pegar a Joia da Alma de Thanos ou Gavião Arqueiro como ele poderia ter quando eles estavam inconscientes, ele permitiu que eles mantivessem a Joia e ele até aceitou o Capitão América devolvendo a Joia, apesar de saber que isso o colocaria de volta sob sua maldição, mostrando que não. hostilidade para com seu inimigo. Como observou Russo, independentemente de quaisquer memórias de sua antiga vida que ele manteve e algum ressentimento de ser incapaz de adquirir as Pedras, Caveira Vermelha acabou se tornando uma entidade muito diferente devido à sua maldição, que sugere ser ele uma mera sombra de seu antigo eu. No entanto, com sua maldição sendo levantada, resta saber se ele permanece humilde ou se planeja buscar objetivos maiores no futuro. Além disso, ele não ser amargo sobre seu destino é apenas um sinal de aceitação. Assim, não faz nada para torná-lo simpático nem desculpar suas ações anteriores. resta saber se ele permanece ou não humilde ou se planeja buscar objetivos maiores no futuro. Além disso, ele não ser amargo sobre seu destino é apenas um sinal de aceitação. Assim, não faz nada para torná-lo simpático nem desculpar suas ações anteriores. resta saber se ele permanece ou não humilde ou se planeja buscar objetivos maiores no futuro. Além disso, ele não ser amargo sobre seu destino é apenas um sinal de aceitação. Assim, não faz nada para torná-lo simpático nem desculpar suas ações anteriores.
Embora ele esteja desiludido com os ideais do Führer, ele ainda é moralmente destituído e capaz de assassinato em massa. Outrora um mero professor na universidade de Berlim, Schmidt tornou-se um assassino a sangue frio que faria qualquer coisa para atingir seus objetivos. Mesmo seus oficiais subordinados tinham motivos para temê-lo, pois Schmidt tinha uma tolerância extremamente baixa ao fracasso; Se eles não fizessem seu trabalho direito, a morte era a única penalidade que ele daria àqueles que falharam com ele.