Caixa Econômica Federal
Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].
Pra quem assinou o contrato até 2017, há um período de carência de 18 meses para o pagamento do FIES após a conclusão do curso. Nesse meio tempo, você continua só com as parcelas trimestrais de R$ 150.
Prouni: programa que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes de baixa renda. Ao concluir o curso de graduação o estudante não deve nada ao governo e nem a instituição de ensino. ... Fies: diferente do Prouni, o Fies não concede bolsas de estudo.
FIES e ProUni podem ser requeridos ao mesmo tempo, desde que sejam utilizados para pagar o mesmo curso, na mesma instituição em que o estudante tem a bolsa do ProUni. A soma dos dois benefícios não pode ser superior ao valor dos encargos educacionais, com desconto.
Se você tem bolsa de 50% pelo Prouni, também pode se inscrever no FIES (Financiamento Estudantil do Governo Federal) para concorrer ao financiamento da outra metade do valor da mensalidade.
Se você quer cancelar o FIES pois está insatisfeito com o programa, existem outras formas de você conseguir estudar pagando pouco e até não pagando nada. Uma boa opção é o ProUni que dispõe bolsas de estudo parciais e integrais, onde você não fica devendo nada após se formar.
O FIES prevê no contrato que é possível encerrar o financiamento se o estudante fizer um requerimento formal. ... O que não pode é conseguir uma bolsa integral do ProUni e utilizar o financiamento do FIES ao mesmo tempo.
Como solicitar a mudança de curso?
Para mudar de universidade, o aluno deve continuar no mesmo curso em que estava matriculado. Se o aluno deseja mudar de curso, só poderá fazer isto antes de completar 18 meses no curso atual, ou seja, após um ano e meio de contrato no FIES não será mais possível mudar de curso, apenas de universidade.
Aluno que possuir bolsa de estudo (inclusive financiamento FIES), deverá também solicitar a autorização para transferência da bolsa para o turno pretendido. A solicitação deverá ser realizada no Portal do Aluno, Link Serviços – “Bolsa/desconto – acerto/verificação”.
O Pix, ainda, funciona como um método mais seguro de transferência. Para transferir dinheiro, não será necessário informar todos os dados do recebedor, como nome completo, agência, conta e CPF. Basta inserir uma chave Pix e pronto!
Pix: como usar no aplicativo da Caixa Econômica