EQST

Quem O Agente Causador Da Filariose?

Quem é o agente causador da filariose?

A filariose linfática (FL), doença parasitária crônica, é causada pelo verme nematóide Wuchereria bancrofti, sendo também conhecida como bancroftose. Sua transmissão se dá pela picada da fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus infectado com larvas do parasito.

Qual é o causador da doença filariose o vetor é o que afeta?

A filariose é causada por várias espécies de vermes. No Brasil, o principal causador da doença é o nematódeo Wuchereria bancrofti. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, é necessário um vetor, o qual pode ser um mosquito ou mosca.

O que é Elefantiase e como é transmitida?

O que é Filariose Linfática (Elefantíase)? É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

O que é oncocercose?

A Oncocercose é uma doença parasitária crônica decorrente da infecção produzida pelo nematódeo Onchocerca volvulus, que se localiza no tecido subcutâneo das pessoas atingidas. A causa principal é a picada do inseto conhecido como borrachudo ou pium infectado com larvas do parasita.

Quais medidas podem ser tomadas para prevenir a Elefantiase?

A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:

  1. Uso de mosquiteiro para dormir;
  2. Telas nas janelas e nas portas;
  3. Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
  4. Usar repelente diariamente;
  5. Evitar locais com moscas e mosquitos;

Quais são as formas de prevenção da Ancilostomiase?

As principais medidas de prevenção consistem na construção de instalações sanitárias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo; uso de calçados, impedindo a penetração das larvas pelos pés. Além do tratamento dos portadores, é necessária uma ampla campanha de educação sanitária.

O que pode ser feito para evitar a esquistossomose?

A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

Quais são medidas de controle da filariose?

Uma das medidas de controle adotadas é a redução do mosquito vetor, através de biocidas, instalação de mosquiteiros ou cortinas impregnadas com inseticidas para limitar o contato entre o vetor e o homem; utilização de inseticidas no interior das residências; informar às comunidades das áreas afetadas, sobre a doença e ...

Qual é o transmissor da filariose?

O agente transmissor é o nematódeo Wulchereria bancrofti e tem como vetor o mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo, muriçoca ou carapanã. O macho adulto mede cerca de 4 cm de comprimento, e a fêmea, entre 7 cm e 10 cm.

Em que local do corpo humano se alojam os vermes causadores da filariose ou elefantíase?

Os vermes adultos se instalam no sistema linfático,esses vermes podem provocar feridas e inflamações tenebrosas.

Qual medicação podemos prescrever para tratamento de pacientes com filariose e por quê?

Farmanguinhos dietilcarbamazina é indicado principalmente no tratamento de filariose (elefantíase), doença parasitária causada pelo helminto Wuchereria bancrofti; também é indicado para o tratamento de loíase (larva do olho), causada por Loa loa; para oncocercose (cegueira dos rios), infecção parasitária causada por ...

O que é o verme Ascaris?

OVO FÉRTIL de formato oval ou quase esférico de casca espessa e célula ovo no interior, formada por três camadas apresentando em média, 60µm de comprimento. A camada mais externa recebe o nome de membrana mamilonada.

Como o ser humano adquire a lombriga?

A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas.

Qual o vetor da Ascaridiase?

A transmissão do parasita ocorre por via fecal-oral, os seres humanos adquirem o mesmo através do consumo de água e alimentos contaminados com fezes contendo ovos do parasita. Por vezes algum inseto (mosca) pode posar nas fezes e contaminar alimentos posando neles após, mas essa não é a única forma de transmissão.