A cidade foi erguida no distrito de Montenegro. A área era habitada por índios caigangues desde tempos imemoriais, eles foram expulsos pelos chamados "bugreiros",abrindo espaço, para que o governo Imperial no final do século XIX inicia-se a colonização européia. Inicialmente a Italianos provenientes do Veneto povoaram a região, pequenos grupos de Alemães, Espanhóis, Poloneses e Franceses também compuseram a primeira leva de imigrantes. Durante a Segunda Guerra Mundial houveram conflitos étnicos de descendentes de imigrantes com brasileiros. Muintas manifestações marcaram o período que só terminou com o fim da Segunda Guerra Mundial. Inicialmente os produtos agrícolas foram a principal base da economia local. Hoje, além destes produtos como uva e vinho, o setor moveleiro e turístico são os principais destaques ecônomicos da cidade. O português e o Talian são os dois idiomas da região.
É impossível não associar a cidade ao Vale dos Vinhedos. É lá que ficam localizadas vinícolas renomadas e com alta produção, como a Miolo e a Casa Valduga, além de outras menores, com produção familiar ou reduzida.
Além disso, quando o assunto é história, Bento Gonçalves conta com diversas atrações que encantam os olhos, como os Caminhos de Pedra, uma rota turística no interior do município, e a Igreja São Bento, uma construção em formato de barril de vinho em homenagem aos imigrantes italianos. A região também conta com espaços para a prática de esportes radicais, como a Ponte Ernesto Dornelles, a maior do mundo em arcos paralelos, e o Parque de Aventuras Gasper.
Uma dica surpreendente de o que fazer em Bento Gonçalves é se jogar ao turismo de aventura. Se você é da turma que gosta de atividades radicais, vai adorar as atrações que o Parque Gasper tem para oferecer.
A trajetória do município começa a ser formada em 1870, com a criação da Colônia Dona Isabel. Naquela época, o escambo era a forma de economia, por isso a colônia sediava um pequeno comércio onde os tropeiros faziam paradas para descanso.
Em seu discurso, o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, destacou a importância do Seminário da Polícia Civil para o fortalecimento da instituição, que se reúne não apenas para debater questões afetas à temática do trabalho policial, como também para confraternizar e reafirmar valores, como propõe o tema do Seminário. Ressaltou, ainda, a relevância da integração da Polícia Civil com outras instituições e órgãos do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros.
Durante o percurso acontecem apresentações artísticas de influência cultural italiana, sejam de teatro, dança ou música. Além disso, são servidas bebidas aos visitantes, como vinhos, sucos e espumantes.
A Rota Cantinas Históricas compreende propriedades familiares de Faria Lemos, um distrito de Bento Gonçalves localizado a 11 km de distância do centro. São lugares indicados para visitas mais intimistas, com uma cultura familiar fortemente enraizada.
Quer alugar ou comprar um imóvel na cidade? Acesse nosso site ou visite a nossa agência em Bento Gonçalves, na Rua Olavo Bilac, nº 280, sala 03.
A rota fica num trecho de cerca de 5 km, onde se encontram vinícolas, pousadas e restaurantes, todos com muita história, iniciada quando os patriarcas italianos chegaram à região, no final do século 19.
Para finalizar o primeiro dia de palestras do XII Seminário da Polícia Civil, o painel “O Tráfico de Drogas e a Infiltração do Crime Organizado e suas Consequências na Gestão Pública” contou com exposição do Delegado Ronaldo Augusto Comar Marão Sayeg, diretor do Denarc da Polícia Civil de São Paulo, e do Delegado Fernando José Goés Santiago, titular da 4ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) do Denarc da PCSP. A mediação foi realizada pelo Delegado Carlos Wendt, diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da PCRS.
E, para completar, existem outras vinícolas no Vale dos Vinhedos, em cidades próximas a Bento, como Garibaldi e Monte Belo do Sul. Essas propriedades também valem a pena conhecer, sobretudo para quem curte o enoturismo.
Com apresentações diversas a cada 30 minutos, o Parque funciona todos os dias, das 9h às 17h (última entrada às 16h). Mesmo em dia de chuva as atrações continuam normalmente, com estrutura adequada – há espaços cobertos para o publico se acomodar, assim como guarda-chuvas para os visitantes.
Em resumo, essa é a apaixonante Bento Gonçalves, uma cidade fundada sob uma grande influência da colonização italiana, terra do vinho e de um povo muito hospitaleiro, que busca sempre valorizar as tradições e cultura locais. Não é difícil encontrar alguém que seja um apreciador da cidade, porque Bento Gonçalves é realmente um recanto de belezas e história.
É claro que, num destino imerso na produção vitivinícola, a gastronomia não poderia ser deixada de lado – e, em Bento Gonçalves, ela é uma das atrações que merecem destaque.
Entre as opções de o que fazer em Bento Gonçalves, o passeio de Maria Fumaça é um dos mais famosos, sendo super procurado por viajantes de todas as idades.
Por fim, a loja da Casa da Ovelha é um ponto de parada imperdível. Os produtos comercializados incluem queijos, doces, iogurtes e sorvetes de diversos sabores, todos produzidos com leite de ovelha, além de cosméticos desenvolvidos com a mesma matéria-prima. Fora isso, também é possível encontrar itens diversos, como roupas, pelúcias, canecas ou chaveiros, ideais para levar como lembrança.
Já a Dal Pizzol conta com uma propriedade mais extensa e atrações voltadas para toda a família, inclusive as com crianças. No local há lago, parquinho, o Vinhedo do Mundo (com centenas de variedades de uva, vindas de todos os cantos do planeta), um museu do vinho, além de construções típicas italianas e salas diferenciadas para degustação.
O Secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron salientou o trabalho integrado das instituições vinculadas na redução dos indicadores criminais e na garantia da sensação de segurança aos cidadãos do estado. Destacou a relevância das discussões sobre inteligência, investigação e tecnologia apresentadas no Seminário.
A história de um município pode começar em um povoado, que se formou devido à sua localização (à beira-mar, às margens de um rio, em um local protegido, perto de hospedarias) ou às atividades que se desenvolviam na região (feiras, criação de gado, agricultura). Os povoados começavam com um pequeno grupo de pessoas.
Triunfo, Rio Grande do Sul, Brasil
Em 31 de outubro de 1900, o governo eleva Conde D'Eu à condição de município, que passa a chamar-se de Garibaldi, em homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi, que participou da Revolução Farroupilha e é considerado "herói dos dois mundos".
Garibaldi: Aquele que maneja a lança com valentia.
2 de junho de 1882
É conhecida por alimentar uma paixão pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, que a citou em suas memórias. Tornou-se assim uma figura de certa importância durante a Revolução Farroupilha ao ser celebrizada com certa licença poética na memória popular, na literatura e na TV como "a noiva de Garibaldi".
Menotti Garibaldi
A minissérie foi gravada em quatro cidades do Rio Grande do Sul – Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Pelotas e Uruguaiana – e nos estúdios do Projac, além de contar com externas no Rio de Janeiro.
Após a realização de plebiscitos nas regiões centrais da Umbria, Marcas e o reino sulista das Duas Sicílias, Garibaldi renunciou aos territórios conquistados, cedendo-os ao rei de Piemonte, Vítor Emanuel II.
Revolucionário italiano (1808-1882). Liderou a reunificação da Itália, depois de fragmentada durante séculos em várias cidades. O revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi foi o homem cuja liderança possibilitou a unificação da Itália pela primeira vez desde a época dos imperadores romanos.
27 anos (1821–1849)
Manuel Duarte de Aguiar
Anita foi assassinada pelo marido, Giuseppe Garibaldi? O livro do jornalista Paulo Markun sobre a vida da heroína catarinense, que será lançado amanhã na Câmara dos Deputados, em Brasília, começa sob as tintas do suspense e do estigma de crime passional.
Seguindo os padrões da época, casou-se bastante jovem, aos 15 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.
Conhecida por lutar na Revolução Farroupilha e atuar no processo de unificação italiana, a jovem fugiu aos 18 anos com Giuseppe Garibaldi movida pelo amor e por ideais republicanos. Anita foi uma mulher a frente do seu tempo, corajosa, enfrentou batalhas, prisão e uma vida sem conforto.
Laguna, Santa Catarina, Brasil
Honório Gurgel, Rio de Janeiro, Brasil
Resposta. Aninha assistiu ao Te Deum, e lá avistou, em meio aos líderes farrapos, que estavam postados junto ao altar, a figura de um homem vestido com roupas diferentes das costumeiras na cidade.
Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, atual localidade de Morrinhos em Tubarão, 30 de agosto de 1821 – Ravena, 4 de agosto de 1849) foi uma revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o revolucionário ...
Garibaldi veio para o Brasil com o único objetivo de contribuir na luta dos farrapos, conheceu Anita Garibaldi, com quem se casou, e ganhou uma ferrenha companheira de luta contra o império, sendo ambos venerados como heróis catarinenses até os dias de hoje.
Roma, Itália
Anita Garibaldi (1821-1849), nascida Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, foi uma revolucionária brasileira que lutou pela república no Brasil e pela unificação da Itália.
A Revolução Farroupilha foi uma rebelião provincial com o objetivo de adotar uma política liberal com mais autonomia para o Rio Grande do Sul. ... Todavia, a Farroupilha destacou-se por sua intensidade e duração na luta contra o governo regente, acontecendo entre os anos de 1835 e 1845, totalizando dez anos de combate.