Mario Terán (Cochabamba, 9 de abril de 1941) é um militar boliviano que matou o revolucionário argentino Che Guevara em 9 de outubro de 1967 em uma escola pública no povoado de La Higuera, na Bolívia.
Che Guevara era racista Ele conta que o guerrilheiro menosprezava cubanos, índios, mexicanos e negros. Ele era racista, víamos isso [principalmente] em seu contato com (o colega militar) Juan Almeida Bosques”. Em 24 de junho de 1956, um grupo de expedicionários foi capturado pela polícia mexicana, junto com Guevara.
As explosões mataram pelo menos 76 pessoas e feriram várias centenas, com Guevara pessoalmente prestando primeiros socorros a algumas das vítimas. Fidel Castro imediatamente acusou a CIA de "um ato de terrorismo" e realizou um funeral de estado no dia seguinte para as vítimas da explosão.
Che Guevara (1928-1967) foi um guerrilheiro e revolucionário argentino, um dos principais líderes da Revolução Cubana. Guevara se tornou o braço direito de Fidel Castro, foi presidente do Banco Nacional e mais tarde Ministro da Indústria de Cuba. Acreditava na construção do Socialismo.
A Revolução Cubana foi palco da luta de guerrilheiros para destituir o então presidente Fulgêncio Batista, considerado corrupto, e instaurar o Socialismo. O grupo de oposição era composto por diversos guerrilheiros, tendo na liderança, além do nome de Che Guevara, ninguém menos que Fidel Castro.
Universidade de Buenos Aires1948–1953
Che Guevara nasceu na Argentina, formou-se médico e ficou conhecido por ter sido um revolucionário que participou ativamente da Revolução Cubana, que derrotou a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959. Che Guevara transformou-se em um revolucionário de maneira gradual. ...
Rosário
9 de outubro de 1967
Che Guevara foi um dos grandes defensores do alinhamento de Cuba com a União Soviética. Isso porque a Revolução Cubana não foi um movimento socialista, mas sim um movimento nacionalista. ... Che também atuou na elaboração da reforma agrária em Cuba e ocupou o cargo de ministro da Indústria, de 1961 a 1965.
Guevara se tornou o braço direito de Fidel Castro, foi presidente do Banco Nacional e mais tarde Ministro da Indústria de Cuba. Acreditava na construção do Socialismo. Na Bolívia, organizou um grupo guerrilheiro com o objetivo de unificar o regime político da América Latina.
Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um famoso revolucionário socialista do século XX. Foi também médico e escritor. Che Guevara era argentino. Nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928.