Descobre-se no decorrer da trama que ela é a reencarnação de Marininha, a irmã de Maria Santa que fugiu de casa com Rachid no passado: os garotos de rua NENO (Cassiano Carneiro) e PITOCO (Oberdan Júnior), amigos de Teca.
O Cramunhão, também conhecido como Famaliá, Cramulhão, Capeta da Garrafa, entre outros nomes, é um ser oriundo de um pacto que as pessoas afirmam que se pode fazer com o diabo. Más não se trata de um simples ovo de galinha, e sim um ovo especial, fecundado pelo próprio diabo. …
PADRE LÍVIO (Jackson Costa) Chega para auxiliar Padre Santo (Jofre Soares) em suas peregrinações pelo interior da zona cacaueira. Jovem e contestador, vive um conflito ao se apaixonar por Joaninha (Teresa Seiblitz), tendo de optar entre o amor ou a vocação religiosa.
Capítulo 77: Tião conta a Joaninha a conversa que teve com Teodoro e ela fica arrasada. Morena cede sua casa para as aulas noturnas de Lu. Eliana diz a Sandra que vai chegar a hora em que Damião terá que escolher entre ela e Ritinha. Neno e Pitoco falam com Buba e depois pensam procurar Teca sabendo apenas que ela está na Bahia. João Pedro e Damião resolvem esperar alguns dias: se Inocêncio não mandar eles vão matar Teodoro. Zé Augusto diz a Buba que gostaria de dormir com ela sem tocar num fio sequer do seu cabelo.
José Venâncio é um dos filhos de José Inocêncio, ele foi o terceiro ao nascer entre os herdeiros do fazendeiro com Maria Santa. Na história do personagem, ele é casado com Eliana e não é muito feliz com ela, que é bastante ardilosa. Ao longo da história, acaba conhecendo Buba e vai morar com ela, mas acaba em conflitos com a mulher.
Capítulo 3: O tiro atingiu o braço de José Inocêncio.O coronel manda Deocleciano avisar a Belarmino que está morto. Santinha acredita que o noivo foi assassinado. Belarmino chega na fazenda para o velório e, sozinho, se aproxima do “defunto” assumindo, em voz alta, a autoria do crime. José Inocêncio não se mexe. No dia seguinte, Belarmino vai à fazenda e encontra José Inocêncio. Os dois discutem e, por fim, o primeiro se vê obrigado a vender as terras para o coronel. Na volta, Belarmino é assassinado. Inocêncio vai ao velório e dá dinheiro para Nena dizendo que Belarmino vendeu terras a ele. Inocêncio e Santinha se casam.
Patrícia França e Leonardo Vieira em Renascer, 1993. Jorge Baumann/Globo. MARIA SANTA (Patrícia França) — Foi criada com extremo rigor pelo pai porque a irmã mais velha engravidou prematuramente e foi expulsa de casa.
Capítulo 212: Padre Lívio se encontra com Joaninha, diz que largou a batina e que deseja viver com ela. Os dois se beijam pela primeira vez. Ritinha dá à luz. José Bento se rende e pega o menino no colo. Inocêncio sai sozinho na cadeira de rodas para visitar Norberto e reclama do cansaço. Eliana chega à venda com Damião, que leva a lista de compras, e é chamada de ‘coronela’. lnocêncio deixa claro que sabe que Damião é o pai de seu filho. Mariana se preocupa com o sumiço de Painho. João Pedro, Deocleciano e Zinho saem à procura do coronel.
Capítulo 139: Teca conta a Inocêncio que o viu matando Belarmino. Joana se sente atraída por Padre Lívio. Padre Lívio reza para resistir. Tião conversa com o cramulhão. Damião diz a Inocêncio que Mariana tem ido à casa de Teodoro e diz que ele não tem mais o corpo fechado porque o diabinho saiu de casa. Sandra vai para a maternidade. Lu diz a Zé Bento que podia ter lhe emprestado o dinheiro para saldar as dividas. Este lamenta ter perdido Lu. Nasce a filha de João. Eliana diz a Mariana que Damião pode matar Teodoro e Inocêncio.
Capítulo 196: Dona Yolanda diz que Joana deve manter a promessa que fez ao padre. Joana e Padre Lívio conversam. Teodoro fica preocupado com a gravidez de Eliana. Eliana o vê saindo armado da fazenda. Inocêncio desarma o jagunço e este dá um nome falso para o mandante da tocaia.
Capítulo 41: Sandra procura João Pedro. Teodoro fica furioso com a fuga da filha. Sandra dorme no quarto de João. Teodoro vai até à fazenda de Inocêncio procurar Sandra. Os dois coronéis discutem e Teodoro acusa Inocêncio de matar Belarmino. Mariana ouve e acredita. Inocêncio descobre onde está Sandra e resolve conversar com João Pedro. João Pedro diz para o pai que vai casar com a moça. Teodoro vai até a fazenda de Belarmino. Deocleciano diz que Sandra não está lá. João Pedro aparece e ameaça atirar no coronel.
Capítulo 136: Morena conta a Lu que Sandra decidiu ir com João a Salvador para afastá-lo de Mariana. Norberto diz que a fuga de Mariana vai cair na boca do povo. Inocêncio não deixa ninguém ir atrás de Mariana. Deocleciano vai visitar Inocêncio e este o expulsa. Mariana diz a Padre Lívio que se casou com no Inocêncio por ódio. Inocêncio diz a Padre Lívio que matou Belarmino. Zinho diz a Deocleciano que João é capaz de botar chifre no pai. Mariana fala com Joana sobre o diabo da garrafa.
Capítulo 83: Tião pede mantimentos fiados a Norberto e Rachid paga a compra. Teca diz a Inácia que Mariana não gosta do seu avô e sim de João Pedro. Buba pede a Zé Augusto mais tempo para se definir pela operação. Rachid elogia Dona Patroa e propõe que fiquem juntos. Ela se ofende e decide voltar para Teodoro. José Bento se oferece falar com Teodoro sobre o dote. Dona Patroa volta para casa. José Bento vai à casa de Teodoro e ele não aceita a proposta dos Inocêncio. Sandra diz a João que não vai casar vestida de noiva.
Capítulo 161: Deocleciano e Damião conversam sobre como terminarão o serviço. Inocêncio, em Goiás, quer comprar a fazenda da viúva Aurora. O delegado interroga Teodoro e ele pede providências. Inocêncio chama Aurora para jantar. Eliana diz a Mariana que Inocêncio deve pagar pela morte de Belarmino. Mariana discute com Eliana. Aurora está impressionada com Inocêncio. Zé Augusto diz a Buba que desconfia do pai. Aurora e Inocêncio se amam.
Capítulo 126: Inocêncio é carinhoso com Mariana. Buba e Zé Augusto vão a Ilhéus para se casar. Zé Bento vai vender as roças para João. Mariana e Buba fazem compras. Lu está com pena de Zé Bento. Inácia diz a Teca que ela é neta de Marianinha, filha do filho que ela esperava quando casou com Rachid. Teodoro se sente inseguro com Eliana. Rachid dá uma rosa a Dona Patroa. Tião diz que vai catar ouro. Padre Lívio bebe e diz que não quer ser mais padre. Teca dá um chocolate para Inocêncio.
Capítulo 54: José Augusto e Eliana conversam e ela diz que não voltará mais para Zé Venâncio. Rachid pergunta para Sandra porque ela quer alugar a casa de Jacutinga. Ela responde que vai reabrir o bordel. Eliana não vai jantar esperando por Damião, que não aparece. Mariana trata José Inocêncio com frieza. Irritado, ele decide ir dormir na sala. Morena conta para João que Sandra vai reabrir o bordel, João Pedro fala para Deocleciano e Zinho que acha que Teodoro vai culpá-lo pelo o que aconteceu com Sandra.
Capítulo 68: Buba foge de Zé Augusto. Morena e Deocleciano estão cada vez mais apaixonados por Teca. Tião resolve falar com Inocêncio. Teodoro dá uma arma ao tabaréu para ele se vingar de Inocêncio. Buba diz a Teca que quer ir embora. Os filhos de lnocêncio ficam apreensivos com a visita de Tião. Joaninha sofre um novo assédio e ameaça jogar água fervendo em Teodoro. Padre Lívio, Deocleciano Zinho e os filhos de Inocêncio ficam escondidos porque o coronel faz questão de receber Tião Galinha sozinho. O tabaréu chega à fazenda.
A mesma doença, porém na mama, também nos levou Regina Dourado, a Morena de "Renascer". A atriz tinha 60 anos ao morrer em outubro de 2012. Em agosto de 1996, a leucemia vitimou Jofre Soares, aos 77 anos, o padre Santo da trama.
Outro personagem importante na trajetória de José Inocêncio (Antonio Fagundes) é Teodoro (Herson Capri), vizinho de sua propriedade, que vive de olho em suas terras. Autoritário e mau-caráter, Teodoro é casado com Yolanda (Eliane Giardini), a quem chama de Dona Patroa, uma mulher submissa que finge não saber das traições do marido. Os dois têm uma filha, Sandra (Luciana Braga). A certa altura, Yolanda dá uma reviravolta em sua vida e abandona Teodoro em busca de sua felicidade. Ele, por sua vez, casa-se com a interesseira Eliana (Patrícia Pillar). O inescrupuloso fazendeiro foi o responsável pela morte de José Venâncio, e é assassinado durante a trama. O crime levanta suspeitas sobre alguns personagens da novela, entre eles José Inocêncio, João Pedro (Marcos Palmeira) e o matador Damião (Jackson Antunes). Damião havia sido contratado por Teodoro para acabar com a vida de José Inocêncio, mas acaba virando empregado e fiel seguidor do homem que deveria matar. No fim, descobre-se que Teodoro foi morto por Mariana.