EQST

Quem Marina Morais?

Quem é Marina Morais?

Nutricionista/Pesquisadora Desenvolvimento da Rede Virtual de Experiências em Educação Alimentar e Nutricional Ideias na Mesa (www.ideiasnamesa.unb.br) e seus desdobramentos: elaboração de matérias para o blog e notícias, cursos de autoaprendizagem online, revistas temáticas, boletins periódicos, publicações diversas.

O que é cozinha saudável?

"A gastronomia saudável nada mais é do que conhecer os alimentos e suas funções. É como se fosse uma arte em misturar cores e vitaminas que se complementem. Todas as texturas podem ser substituídas e recriadas, basta ter criatividade, misturar e testar", analisa a profissional.

O que é a cozinha funcional?

Muito além da composição de receitas, a gastronomia funcional trabalha com técnicas para preservar os nutrientes de alimentos e evitar oxidação, levando em consideração a melhor maneira de se preservar e armazenar o alimento. ...

O que são mitos na alimentação?

Mito. O ganho de peso não se dá com o ato de comer antes de dormir, mas sim com a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. E ir para a cama com fome por ter ingerido poucas calorias durante o dia aumenta o tempo em que o corpo ficará em jejum e desacelera o metabolismo, evitando a perda de peso.

O que é bom para substituir a janta?

Saiba como substituir a janta de forma equilibrada
  1. Prepare uma sopa de legumes. ...
  2. Ovo cozido com salada verde. ...
  3. Faça um suplemento de proteínas com abacate. ...
  4. Prepare um sanduíche de pão integral com frango ou peixe e vegetais. ...
  5. Faça tortas de legumes.

Quem pode fazer gastronomia funcional?

Para quem é direcionado este curso? A todos que têm interesse em uma alimentação mais saudável e queiram conhecer e aplicar o fundamento teórico e prático da nutrição e da gastronomia. Com isso, compreender que cada pessoa é única e apresenta necessidades físicas e alimentares particulares.

Qual o principal objetivo da gastronomia funcional?

A gastronomia funcional tem como principal foco oferecer alimentos que contribuam para a saúde e bem-estar do ser humano, sem deixar de lado o sabor e o prazer de comer. Ela é a combinação perfeita entre a nutrição funcional e a gastronomia.

O que comer à noite no lugar da janta?

Receitas de pratos saudáveis para comer à noite
  1. Sopa de legumes em creme. Nutritivas e fáceis de fazer, as sopas, além de trazerem aquela sensação de conforto ao final do dia, podem contar com uma infinidade de sabores. ...
  2. Vegetais assados. ...
  3. Crepioca. ...
  4. Espaguete de Abobrinha. ...
  5. Arroz de couve flor.

O que é uma gastronomia funcional?

Muito além da composição de receitas, a gastronomia funcional trabalha com técnicas para preservar os nutrientes de alimentos e evitar oxidação, levando em consideração a melhor maneira de se preservar e armazenar o alimento. ...

O que é gastronomia funcional é natural?

Dentro da cozinha funcional, na qual se busca a união da nutrição e da gastronomia, respeita-se as diversas dietas e restrições alimentares, a exemplo das alergias e intolerâncias. Natural, por outro lado, não está relacionado às restrições, mas sim, ao reconhecimento dos ingredientes.

O que a gastronomia funcional leva em conta?

A gastronomia funcional trabalha com técnicas de cocção específicas que preservam os nutrientes dos alimentos e evitam oxidação, leva em consideração a melhor maneira de se preservar e armazenar o alimento, faz boas combinações de ingredientes para que seus nutrientes se combinem e maximizem suas propriedades.