EQST

Quem Julga Atos Do STF?

Quem julga atos do STF?

Nos termos do art. 102, I, “r”, da Constituição Federal, é competência exclusiva do STF processar e julgar, originariamente, todas as ações ajuizadas contra decisões do Conselho CNJ e do CNMP proferidas no exercício de suas competências constitucionais, respectivamente, previstas nos arts.

Quais as funções do Supremo Tribunal Federal STF?

Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última. De suas decisões não cabe recurso a nenhum outro tribunal.

O que quer dizer competência recursal?

:: Competência recursal É a competência para admitir o recurso, no 1º grau, do juiz prolator da decisão, e, no 2º grau, do órgão julgador coletivo ou colegiado para conhecer, ou não, da matéria posta sub examine.

É de competência do Supremo Tribunal Federal STF processar e julgar as ações diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual o impetrante do pleito suscita ao STF que observe a lei ou ato normativo federal ou estadual no intuito de conseguir o cancelamento?

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, entre outras, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.

Qual deve ser o juízo ou tribunal competente para declarar a inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo municipal que contrarie a Constituição Estadual que tipo de sistema que será adotado?

O único órgão competente para declarar a inconstitucionalidade da lei é o Supremo Tribunal Federal, com eficácia plena, se em ação direta, principaliter, ou eficácia limitada, se em exceção, incidenter tantum; nenhum outro juiz ou tribunal dispõe de semelhante poder, podendo, quando muito, não aplicar a lei — porque ...

Quem é competente para julgar ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal contra a Constituição estadual?

Compete ao STF processar e julgar, originariamente, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.

Quais os órgãos do Poder Judiciário que terão competência para julgar as ações de controle concentrado?

É possível haver uma ação de controle concentrado perante o STF, tendo como parâmetro a CF/88, e outra perante o tribunal de justiça local, tendo esta como parâmetro a Constituição do Estado, ambas tendo como objeto lei ou ato normativo estadual.