EQST

Quem Guarda O Prontuario Mdico?

Quem guarda o Prontuario mdico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quem guarda o Prontuario médico?

O Prontuário Médico é um documento de propriedade do paciente, mas o médico ou a instituição de saúde têm a obrigação de guardá-lo. No caso do prontuário físico, ele deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 anos a partir do último registro realizado.

Como guardar Prontuario médico?

Até 2018, o prontuário médico devia ser mantido nas instituições por, no mínimo, 20 anos, no caso de documentos impressos em papel. Para os prontuários digitalizados ou microfilmados, esse armazenamento deveria ser permanente. Mas, com a Lei 13.787 de 2018, o armazenamento permanente deixou de ser necessário.

Quanto tempo se guarda o prontuário do paciente?

Uma vez que o prontuário esteja digitalizado, ou sendo ele produzido em meio eletrônico desde sua origem, a guarda do mesmo não mais se limita a 20 anos, devendo ser permanente, como estabelece o artigo 7º da mesma Resolução.

Quem pode acessar o prontuário?

O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC). É vedado ao médico: Art. 88.

Quanto tempo um prontuário fica no hospital?

Em instituições que dispõem de prontuários em papel, o Conselho Federal de Medicina estabelece o prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro, para a preservação desses prontuários nesse formato.

Quanto tempo a clínica deve guardar exames?

Segundo a resolução CFM Nº 1.821/07, o prontuário médico, os exames realizados e os registros manuscritos das condutas terapêuticas, devem permanecer no local onde o paciente foi assistido por, no mínimo, 20 anos.

Como ter acesso ao prontuário do SUS?

Aplicativo do Ministério da Saúde, o Meu DigiSUS é uma nova ferramenta de acesso para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhem seu histórico na saúde pública.