Impossível falar da Primeira Guerra Mundial sem citar tríplice entente x tríplice aliança. A tríplice entente tinha como objetivo se impor contra a política expansionista da tríplice aliança, criada por três países no ano de 1892.
Benito Mussolini foi o líder do fascismo italiano e governante da Itália de 1922 a 1943. É considerado um dos grandes tiranos do século XX. Mussolini, cujo nome completo era Benito Amilcre Andrea Mussolini, viveu de 1883 a 1945.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças era baseado num acordo econômico, político e militar. Assim, tinham fins diplomáticos e funcionavam como uma proteção entre os Estados, os acautelando de ataques dos rivais.
Após a Primeira Guerra Mundial, insatisfeita com os tratados de paz, que lhe concediam apenas uma modesta parte dos territórios que reivindicava, a Itália negocia com a Iugoslávia, em Rapallo, uma retificação das novas fronteiras. Haveria, com o correr dos anos, muitas outras retificações em muitas outras partes.
Já a tríplice entente se originou alguns anos antes da guerra em 1907 e tinha como objetivo impedir a expansão da Áustria e da Itália que estavam cada vez mais fortes. Também se tratava de um acordo diplomático que garantia aos países uma proteção
O conflito foi chamado também de guerra de movimento, pois o exército alemão foi obrigado a lutar em duas frentes: a ocidental, contra a França, e a oriental, contra a Rússia. Na frente ocidental, os alemães colocaram em ação o Plano Schlieffen, que consistia em invadir a França pelo Norte, passando pela Bélgica.
No início da Primeira Guerra, as nações da Tríplice Entente entraram como aliadas contra as potências centrais - Alemanha e Áustria. Posteriormente, tiveram à adesão dos seguintes países:
A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças que tinha fins diplomáticos, foi justamente o precursor da Primeira Guerra Mundial.
A formação dos blocos começa em 20 de maio de 1982 quando a tríplice aliança é formada em 1892 num acordo feito entre o Império Austro-Húngaro Alemanha e Itália visando se proteger da guerra caso ela acontecesse.
Por isso, os armamentos bélicos passaram por grandes avanços nesse período. As possessões coloniais fixadas nos continentes africano e asiático sofreram com os testes dessas armas que eram utilizadas pela Inglaterra e França para conter as rebeliões em suas colônias.
A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.
Por conta do embate entre os países envolvidos nesses dois blocos, especialmente por questões territorialistas, tivemos o início da Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 até 1918, com a rendição da Alemanha, acordos de paz e tratados como o de Versalhes.
A Tríplice Aliança foi um acordo econômico, político e militar entre Alemanha, o império Austro-Húngaro e Itália.
Em troca, a Itália concordou em deixar a Tríplice Aliança, que unia os impérios alemão e austro-húngaro, e entrar na guerra ao lado da Entente. A mudança de lados já havia sido acordado no início de setembro de 1914, em um acordo secreto assinado em Londres.
By visiting our site, you agree to our privacy policy regarding cookies, tracking statistics, etc. Read more
A Guerra do Paraguai, porém, foi o mais longo e violento. Começou em 1864 e terminou em 1870, com a derrota do Paraguai para os países que formaram a chamada Tríplice Aliança: o Brasil, a Argentina e o Uruguai.
Embora o objetivo de ambas as alianças fosse diplomáticos - indo ao encontro da manutenção de direitos e promoção de interesses - com elas eclodiu a Primeira Guerra Mundial, resultado dos constantes atritos entre as nações envolvidas.