Jim Lovell, John Young e Eugene Cernan são os únicos três astronautas que voaram em mais de uma missão lunar (duas cada). Destes três, apenas Lovell não caminhou sobre a superfície lunar. Lovell e Fred Haise foram impedidos de caminhar sobre a Lua pelo mau funcionamento da Apollo 13, cuja missão tiveram que abortar.
Por que emitir um NOTAM? Você já parou para pensar em como pilotos de avião são avisados de interdição de pistas para manutenção ou para outros eventos? Ou como pilotos de acrobacia conseguem notificar outros de que estão utilizando um certo espaço aéreo? Essas perguntas e muitas outras podem ser respondidas com o NOTAM. O
Ela foi lançada por um foguete Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 13 h 32 min UTC de 16 de julho. Ademais, foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). A nave Apollo era composta por três partes:
Buzz Aldrin (nascido Edwin Eugene Aldrin Jr.; Glen Ridge, 20 de janeiro de 1930) é um engenheiro mecânico, piloto e astronauta norte-americano que, como piloto do módulo lunar da missão Apollo 11, tornou-se em 1969 o segundo homem a pisar na superfície da Lua.
Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins foram os protagonistas da primeira aterragem com sucesso na Lua: Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram responsáveis pela chegada do módulo lunar Eagle (Águia) ao Mar da Tranquilidade e foram os dois primeiros homens a pisar a superfície lunar.
Um evento que parou o mundo, impactou ainda mais as localidades próximas. Dessa forma, estima-se que 1 milhão de pessoas assistiram ao lançamento das rodovias e praias próximas a base onde ocorreu o lançamento.
Ao contrário de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, porém, ele nunca andou no satélite. O piloto ficou no controle do módulo de comando, que estava em órbita, distante da superfície lunar. Por causa disso, foi muitas vezes chamado de “astronauta esquecido” ou “o homem mais solitário da história”.
Em 20 de julho de 1969 Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na superfície lunar, após viajar para o satélite da Terra a bordo da Apollo XI com os astronautas Edwin Aldrin e Michael Collins. … O astronauta quase morreu em 7 de maio de 1968, durante uma prova em que o módulo lunar se incendiou no deserto do Texas.
Contacto | Sobre nosotras | Política de privacidad y cookies
“Aqui é o piloto do [Módulo Lunar]. Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para pedir para que cada pessoa que estiver ouvindo, quem quer que seja e onde quer que esteja, que pare por um momento e contemple os eventos das últimas horas e agradeça à sua própria maneira.”
Curiosamente, em novembro do mesmo ano, foi comentado que o Eagle ainda estava orbitando a Lua. Relatórios mais recentes da NASA dizem que a órbita do Módulo Lunar havia decaído e ele caiu em um local que não se sabe exatamente.
No dia 7 de agosto de 2012, após ser constatado que estava com artérias entupidas, Armstrong precisou passar por uma cirurgia de emergência no coração. Ele acabou falecendo semanas depois, durante a recuperação ainda no hospital, no dia 31 de agosto de 2012.
Com o combustível chegando ao fim, Amstrong estava determinado a pousar no primeiro lugar possível. Portanto, quando estavam a 76 metros de altura ele encontrou um pedaço limpo de superfície e manobrou a nave. Porém, nesse momento ele descobriu que seu novo local de alunissagem tinha uma cratera enorme. Passando da cratera, gastando mais combustível, ele encontrou outro local nivelado. O Eagle nesse momento estava a 30 metros da superfície e com apenas 90 segundos de combustível restante. A poeira proveniente dos motores do Módulo Lunar começaram a atrapalhar sua capacidade de determinar a movimentação da nave. Algumas pedras maiores sobressaíram em meio da poeira e o piloto decidiu focar nelas durante a descida para que pudesse determinar sua velocidade.
Às 21 h 24 min UTC de 21 de julho, o Eagle chegou no Columbia e em 11 minutos os dois acoplaram-se. Um pouco mais de 2 horas depois o estágio de subida foi descartado na órbita lunar.
Logo depois, Armstrong pulou para o terceiro degrau da escada e subiu no Módulo Lunar. Em seguida, os astronautas diminuíram o peso do estágio de subida jogando fora suas mochilas e equipamentos que não possuíam mais funcionalidades. Às 5h01min a escotilha foi fechada. E, por fim, pressurizaram a espaçonave e, a 384.400 km de casa, foram dormir.
Bem, o que levar um homem até a lua muda nesse confronto ideológico? Tudo! Pois a conquista pelo espaço significava muito mais que um feito científico, significava poder! Uma vez que a diferença entre foguetes capazes de realizar missões e mísseis com potencial destrutivo é, simplesmente, a sua finalidade. Então, recebendo o nome de Corrida Espacial, essa briga pelo espaço nunca foi só pelo conhecimento, e a imensidão do universo não intimidava essas ideologias.
Já vivenciando a história, ele descobriu uma placa montada no estágio de descida do Módulo Lunar contendo desenhos dos hemisférios ocidental e oriental da Terra, as assinaturas dele e dos dois companheiros de missão e do presidente da época Richard Nixon, além de uma inscrição que dizia: “Aqui, homens do planeta Terra pela primeira vez pisaram sobre a Lua, julho de 1969 D.C. Nós viemos em paz por toda a humanidade”.