Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, entre 1500 AC e 450 AC para protestantes e 100 AC, para os católicos (livros do Antigo Testamento) e entre 45 DC e 110 DC (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1 600 anos.
Os livros da Bíblia foram escritos por homens, mas são o resultado de uma revelação divina”, diz o monge dom João Evangelista Kovas, do Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
A palavra inspiração é a tradução do termo grego Theópneustos de 2 Timóteo 3:16, “Inspirada por Deus”. Significa que Deus respirou a escritura para fora, ela é um produto divino.
Na Eleição de Deus nós é que somos os eleitos e Ele é o eleitor. Ele nos escolhe para executarmos as suas obras na terra. Na Eleição de Deus é Ele que vota e nós somos eleitos. Em I Pedro 1:2 se diz: “Somos eleitos em santificação do Espírito, para a obediência em Jesus Cristo”.
Quem foram os escritores da bíblia sagrada? Eles guiados pelo o Espirito santo de Deus transmitiram a palavra de Deus e escreveram o livro mais lido de todos os tempos.
De fato, em qualquer discussão sobre que escreveu a bíblia tem que se calar diante da evidencia do próprio Jesus Cristo deu de testemunho sobre as escrituras. A identidade do grande autor é o próprio Deus.
O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.
Você conhece a origem da bíblia? A palavra cânon origina do termo Grego Kanõn, que significa “vara reta de medir”.
Êxodo 12:37,38 diz que partiram do Egito seiscentos mil de de pé somente de homens sem contar todas as mulheres e as grávidas e as crianças. Essa história de Moisés não têm nada haver com o dilúvio, que é outra história.
Os doze. Os apóstolos nomeados em Marcos 3:16-19 são Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, um segundo Tiago, Tadeu, Simão, o Zelote e finalmente Judas Iscariotes.
O cânon é uma coleção de livros sagrados que foram aceitos pro sua autenticidade e autoridade divina. Não obstante, significa que os livros que formam a bíblia atenderam o padrão e os princípios. Ou seja, foram dignos de serem aceitos e incluídos na bíblia. Por isso, representa um padrão de medida excelente e rigoroso aplicado e para isso serve como norma, regra, conduta de fé e pratica.
Conheça o Salmo 119 e a sua importância para declaração da lei de Deus. O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, contento 176 versos. Seu autor é desconhecido, mas muitos acreditam que ele foi escrito por Davi, Esdras ou Daniel.
Vale dizer que sobre os livros de Rute, Juízes e 1 e 2 Samuel, a tradição judaica sugere que eles foram escritos pelo profeta Samuel. No entanto não existem evidencias que comprovem essa informação.
O apóstolo Paulo foi o autor que mais escreveu livros da bíblia. Ao todo foram escritos treze epístolas. São estes os livros: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.
Também é interessante saber que muitos livros possuem apenas um autor. Mas existem livros bíblicos que foram escritos por vários autores. Além disso, há ainda autores que escreveram mais de um livro da Bíblia.
Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade
De qualquer forma, para o verdadeiro cristão a discussão sobre quem escreveu a Bíblia se cala diante do fato de que o próprio Jesus deu testemunho sobre as Escrituras. Por trás de tantos autores, muitos deles desconhecidos, a identidade de seu grande Autor nunca ficou desfocada: o próprio Deus.
Ela foi escrita por muitos autores que viveram em épocas e contextos históricos diferentes. E as parte como o todo harmonizam de forma perfeita. Assim, a explicação para tudo isso, que foi escrita por homens plenamente inspirado pelo Espirito santo de Deus.