Quem Foi Um Dos Maiores Cordelistas E Repentistas Brasileiros?

Quem foi um dos maiores cordelistas e repentistas brasileiros

 A literatura de cordel é uma das grandes manifestações culturais do Brasil. Pequenos livros com grandes histórias em prosa ou verso que encantam e passam de tradição para tradição. Neste post selecionamos 10 grandes autores deste gênero:

O primeiro cordelista a imprimir seus versos foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918), um dos maiores nomes desse estilo literário. Seu folheto foi impresso em 1907 e nas décadas seguintes várias editoras de cordel foram surgindo.

Quem escreveu o primeiro cordel no Brasil?

Ele foi um dos poucos cantadores de viola que, além de dominar esta difícil arte, conseguiu transmitir todo o seu conhecimento e experiência em seus livros. Entre anotações e lembranças, livros e fotografias, José Alves possui um dos maiores arquivos de Cultura Popular do Brasil. O poeta gostava muito de frequentar a feira livre de Campina Grande, ia a feira como se fosse a uma festa.

Patativa do Assaré (1909-2002) foi um poeta e repentista brasileiro, um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão.

PORTUGUÊS

PORTUGUÊS

A diferença entre cordel e repente é que o cordel é a poesia popular que se caracterizou como tal pelo fato de ser publicada em folhetos, enquanto o repente é a poesia feita pelos cantadores, os quais geralmente recebem da plateia um tema, chamado MOTE, e o desenvolvem na hora.

Vinda de Portugal para o Brasil no século XVII, a literatura de cordel adquiriu traços da cultura nordestina e se transformou em expressão da região. Impressos de forma artesanal em folhetos, os cordéis eram popularmente vendidos em feiras dispostos em cordões – daí veio o nome desse gênero literário.

4 - Jarid Arraes: Dentre os nomes da nova safra de uma nova geração de cordelistas está a autora que tem feito do gênero um espaço para discussões contemporâneas como o feminismo e dar voz a cultura afro-brasileira. Dentre seus livros conhecidos estão As Lendas de Dandara, Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, Um buraco com meu nome e Redemoinho em dia quente;

Principais características

Seria injusto de minha parte, dissertar sobre os cantadores nordestinos e omitir o nome de Severino Lourenço da Silva Pinto, compositor, cantador e improvisador, o maior repentista violeiro de todos os tempos: Pinto do Monteiro, que se constituiu em um grande mito.

O músico e escritor Edilberto Cipriano de Brito, conhecido por Beto Brito, da cidade de João Pessoa – PB, demorou 900 dias para escrever o maior cordel do Brasil, intitulado ´Bazófias de um cantador pai dégua”. São aproximadamente 271.620 caracteres, 1.400 estrofes sem septilha, 384 páginas e 8.400 rimas.

O poeta da roça – Patativa do Assaré Ai se sesse – Zé da Luz. A peleja do cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns – Firmino Teixeira do Amaral. O romance do pavão misterioso – José Camelo de Melo Resende.

Qual foi o primeiro cordelista?

Qual foi o primeiro cordelista?

O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento. Em sua origem, muito poetas vendiam seus trabalhos nas feiras das cidades.

Cordel. Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.

Aos 38 anos perdeu a voz por um problema nas cordas vocais, mas voltou a recuperar. Faleceu aos 90 anos (2011), na cidade de Campina Grande, em decorrência de um câncer, deixando uma vasta bibliografia que inclui folhetos de cordel e algumas obras de referência como o Dicionário Bio-bibliográfico de Repentista e Poetas de Bancada (Editora da UFPB, 1978), que assinou em coautoria com Átila Almeida (1923-1991). O dicionário é considerado uma referência obrigatória na pesquisa do cordel e da cantoria.

Quem são os cordelistas?

adjetivo Que se refere, pertence ou é próprio ao cordel, poemas em forma de rima e normalmente ilustrados: escritor cordelista. substantivo masculino e feminino Indivíduo que produz literatura de cordel: cordelista cearense. Etimologia (origem da palavra cordelista). Cordel + ista.

Obras: Lampião e Zé Saturnino; Glossário da Poesia Popular; Sabedoria de caboco; História de Campina Grande em Versos; Matulão de um Andarilho, e Cantadores e Repentistas e Poetas Populares.

Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, e andando pelas feiras e espaços populares se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio.

Comentários recentes

Repentismo no Sul Caracteriza-se, além do improviso, pelo uso de dois instrumentos musicais: o violão e o acordeon, sendo que, no final, os trovadores acabam por fazer as “pazes”.

Os versos rimados são do paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), o nome maior dentre os cordelistas brasileiros. Dono do seu próprio prelo, Barros é tido como o primeiro a colocar versos cantados no papel e vendê-los por onde passava.

Quais são os maiores repentistas do Brasil?

Repentistas do Brasil

  • Everaldo Nóbrega.
  • Valdir Teles.
  • João Paraibano.
  • Jonas Bezerra.
  • Moacir Laurentino.
  • Sebastião da Silva.
  • Sebastião Dias.
  • Geraldo Amâncio.

Quem é Patativa do Assaré resumo?

Patativa do Assaré (1909-2002) foi um poeta e repentista brasileiro, um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão.

Como Patativa do Assaré morreu?

8 de julho de 2002

Qual é o nome de Patativa do Assaré?

Antônio Gonçalves da Silva

Quando nasceu Patativa Assare?

5 de março de 1909

Quem foi Antônio Gonçalves da Silva?

Poeta popular e cantador repentista de viola nordestino nascido em Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município e a três léguas da cidade de Assaré, no Sul do Ceará, um dos maiores poetas populares do Brasil, retratista do árido universo da caatinga nordestina cuja obra foi registrada em folhetos de cordel ...

Quem é o autor do poema triste partida?

Patativa do Assaré

Qual é o significado da palavra Assare?

O topônimo Assaré vem do tupi guarani içá (estaca) e ere (partícula afirmativa) e significa naturalmente alguma estaca ali encontrada pelos índios e que atraiu-lhes a atenção.

Qual é o significado de Patativa?

Significado de Patativa substantivo feminino [Brasil] Pássaro fringilídeo, de cor cinzenta e canto muito apreciado.

Em que ano morreu Patativa do Assaré?

8 de julho de 2002

Onde Patativa nasceu?

Assaré, Ceará, Brasil

Quem é o personagem mais famoso de Assaré?

Patativa do Assaré, na verdade, é pseudônimo de Antônio Gonçalves da Silva. O poeta nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, pequena propriedade rural do município de Assaré, no sul do Ceará.

Qual é a importância da Fundação Memorial Patativa do Assaré para o crescimento cultural da região do Cariri?

Inaugurado em 04 de maio de 1999, o Memorial Patativa do Assaré resguarda todo o legado de Antônio Gonçalves da Silva. O prédio de três andares, uma construção do final do século XIX, foi escolhido para preservar as mais de 1.