John Napier (1550 – 1617) foi um matemático e escritor teológico escocês conhecido por ter dado origem ao conceito de logaritmos como um dispositivo matemático para auxiliar nos cálculos.
Em 1571, Napier retornou à Escócia e três anos depois comprou um castelo em Gartness com apenas 21 anos de idade. A maioria das propriedades da família de seu pai foi transferida para ele em 1572.
Para o escocês, os logaritmos foram projetados para simplificar os cálculos, especialmente a multiplicação, como os necessários em astronomia, dinâmica e outras áreas da física.
O segundo dispositivo explicado no trabalho era um sistema de mensagens ou “reserva de significados” para sua tradução para o latim e consistia em um conjunto de tiras que podiam multiplicar os números de vários dígitos mais facilmente do que os ossos.
Nascido na Escócia em 1550 e falecido no dia 4 de abril de 1617 com 67 anos, John Napier foi um importante matemático. Isso porque ele foi o inventor dos logaritmos, que são até hoje muito utilizados e de grande importância para o mundo.
Ele se envolveu em pesquisas matemáticas durante seu tempo livre, além de participar ativamente como protestante inflamado. As controvérsias religiosas da época frequentemente impediam suas atividades científicas.
Ele era filho do proprietário escocês Sir Archibald Napier e sua mãe Janet Bothwell, filha do político e juiz Francis Bothwell e irmã de Adam Bothwell, que mais tarde se tornou bispo de Orknet. Seu pai tinha apenas 16 anos quando John Napier nasceu.
Finalmente, em 1614, ele discutiu os logaritmos no texto intitulado Uma descrição da maravilhosa tabela de logaritmos, que ele publicou primeiro em latim e depois em inglês.
Napier foi o primeiro a cunhar o termo dos dois antigos gregos “logos”, que significa proporção e “arithmos”, que significa número, que juntos formam a palavra “logaritmo”.
Além de seus interesses matemáticos e religiosos, acredita-se que Napier era frequentemente percebido como uma espécie de mágico e que ele se aventurava no mundo da alquimia e da necromancia; Além disso, acredita-se que ele estava envolvido em uma caça ao tesouro.
Por outro lado, Tiago VI, da Escócia, esperava suceder Isabel I ao trono inglês e suspeitava-se de que ele havia procurado a ajuda do católico Filipe II da Espanha para alcançar esse objetivo.
Napier explica em seu trabalho que os próprios dispositivos não usam logaritmos, mas são ferramentas para reduzir a multiplicação e a divisão em números naturais a simples operações de adição e subtração.
O artefato Napier geralmente inclui uma placa de base com uma aresta na qual a pessoa coloca as hastes Napier dentro da aresta para executar a multiplicação ou divisão. A borda esquerda do quadro é dividida em 9 quadrados (com números de 1 a 9).
Embora não haja conhecimento de como ele adquiriu seu treinamento em matemática, acredita-se que em sua viagem à Europa continental ele tenha obtido sua preparação nessa área. Você provavelmente estudou na Universidade de Paris e também passou algum tempo na Itália e na Holanda.
Em 1594, ele começou a trabalhar em logaritmos, desenvolvendo gradualmente seu sistema de computador. Com isso, raízes, produtos e coeficientes podem ser rapidamente determinados a partir de tabelas que mostram potências de um número fixo usado como base.
Em janeiro de 1594, Napier enviou ao rei uma carta que forma a dedicação de sua Revelação de São João . Nesse sentido, ele aconselhou o rei a reformar as enormidades universais de seu país, começando com sua própria casa, família e corte, através da frase: “faça-se justiça contra os inimigos da igreja de Deus”.
Em 1617, um tratado latino intitulado Rabdology de John Napier foi publicado em Edimburgo . O livro fornece uma descrição detalhada dos dispositivos para ajudar e facilitar o trabalho de cálculos aritméticos.
Este trabalho foi, em parte, uma resposta às ameaças do rei Filipe II da Espanha com a intervenção nas Ilhas Britânicas. Por esse motivo, Napier achou que a melhor maneira de evitar esse evento seria através de uma mudança nas condições religiosas da Escócia, de modo que seu interesse tinha sido o rei do país.
Por outro lado, ele tinha interesses profundos em astronomia e religião; De fato, ele era um protestante incondicional. Através de seu trabalho intitulado Revelação de São João, ele foi capaz de ser franco e intransigente com a Igreja Católica e influenciou as ações políticas contemporâneas da Igreja.