Me peguei pensando, conheço a Estrela de Oswald, mas não conheço muito sobre o Oswald, então resolvi escrever esse artigo e através de pesquisas decidi compartilhar com você profissional da cor, ou seja, Colorimetrista, Colorista e Cabeleireiro ou quem mais se interessar.
Partindo das cores plenas, ele construiu as cores claras e escuras perceptualmente distantes do branco e do preto, respectivamente. Quanto mais afastadas das cores plenas mais sujas eram as cores.
Certa vez, durante uma palestra ouvi “Mas afinal, quem criou essa estrela? QUEM É OSWALD?”, uma pergunta interessante que se tornou um desafio pessoal, descobrir quem é “o tal” do Oswald.
Para identificar as harmonias, ele definiu uma lei onde a harmonia é igual a ordem.[/vc_column_text][vc_column_text]Após estes estudos, Ostwald propôs uma visão sem círculo, em formato de estrela, de modo que, poderia-se observar todas as combinações do espectro de luz.
A teoria das cores de Ostwald pode ser resumida como a mistura universal, ao invés de utilizar os três parâmetros que Munsell utilizou, ele selecionou três grupos diferentes de cores considerando:
Friedrich Ostwald foi um químico e filósofo alemão, nascido na cidade de Riga, Letônia, em 2 de setembro de 1853 e faleceu em Leipzig, Alemanha, no dia 3 de abril de 1932.
As cores quentes e as cores frias se definem claramente em suas posições e efeitos considerados como neutralização onde as frias neutralizam as cores quentes tornando as marrom ou seja naturais.
O que a física e a química têm a ver com as tintas de cabelo? Tudo a ver, e a Estrela de Oswald é a prova disso. A famosa estrela de cores foi criada pelo químico e filósofo naturalizado alemão Wilhem Ostwald (no sobrenome dele, Ostwald com “T” mesmo!), que nasceu na Letônia, em 1853, e que chegou a ganhar o prêmio Nobel por sua contribuição à ciência.A Estrela de Oswald é um modo de representação das cores que, embora não seja a mais popular, ainda é bastante usada em algumas áreas, como a colorimetria capilar, área que estuda a criação de cores para tintas de cabelo. Por isso, não se espante se você enxergar a Estrela de Oswald exposta na bancada do seu cabeleireiro.Leia mais…
Para iniciar sua pesquisa, Ostwald estudou o espectro de Newton e notou que não estava completo, pois as cores em faixa não mostram a combinação da cor azul com a cor vermelha.[/vc_column_text][vc_single_image image=”17161″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text]Por isto, Ostwald separou as cores cromáticas e acromáticas. Organizou as acromáticas em uma escala de cinzas ao longo de uma linha com oito graduações.[/vc_column_text][vc_single_image image=”17160″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text]As cores plenas foram organizadas em círculo completo baseado no sistema de Hering.
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Na micropigmentação, conhecer a Estrela de Oswald e a teoria das cores é tão importante quanto saber fazer um bom desenho, ter um bom dermógrafo ou dominar as técnicas.
Entre cada cor plena foram acrescentadas mais uma cor, sendo, laranja entre amarelo e vermelho, violeta entre vermelho e marinho, turquesa entre marinho e verde, verde-folha entre verde e amarelo.[/vc_column_text][vc_single_image image=”17159″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text]Com essas oito cores, Ostwald construiu 24 tonalidades ao longo do círculo.
Sua paixão final foi pela teoria das cores e após a sua aposentadoria dedicou-se a este estudo e sobre a percepção de harmonias. É autor do livro The Colour Primer de 1916.[/vc_column_text][vc_single_image image=”17156″ img_size=”medium” alignment=”center”][vc_column_text]Ostwald encontrou Albert Munsell nos EUA em 1905 e ambos tentaram elaborar um sistema baseado na percepção e equalização das diferentes cores.
Entre cada cor plena foram acrescentadas mais uma cor, sendo, laranja entre amarelo e vermelho, violeta entre vermelho e marinho, turquesa entre marinho e verde, verde-folha entre verde e amarelo.
Partindo das cores plenas, ele construiu as cores claras e escuras perceptualmente distantes do branco e do preto, respectivamente. Quanto mais afastadas das cores plenas, mais sujas eram as cores.
A análise feita por Ostwald sobre as harmonias das cores teve o objetivo de entender porque algumas combinações de cores eram agradáveis (harmônicas) e outras desagradáveis.
Ele foi considerado o pai da físico- química, recebeu o Nobel de Química de 1909, por seu trabalho sobre catálise. Também desenvolveu um processo de fabricação de ácido nítrico por oxidação do amoníaco.
E partir daí fica mais fácil entender qual coloração usar quando seus fios ficam com reflexos indesejados. Para exemplificar: o azul neutraliza o laranja e vice-versa, o vermelho neutraliza o verde e vice-versa e o violeta neutraliza o amarelo e vice-versa.
E qual a cor oposta do roxo? Amarelo! Se você precisa do Verde para anular o Rosa, e do Amarelo para anular o Roxo, então você não vai usar um verde puro, nem um verde azulado, você vai usar um VERDE AMARELADO!
Disfarçando manchas na pele com corretivos coloridos O amarelo serve para esconder olheiras em tons de roxo; já o coral esconde olheiras mais azuladas. O corretivo lilás serve para manchas amareladas e olheiras esverdeadas. O corretivo colorido deve ser aplicado primeiro.
Para que o hematoma fique bem escondido, comece passando um corretivo mais claro do que o seu tom natural de pele. Usando os dedos ou uma esponja para maquiagem, passe o suficiente para cobrir toda a área afetada com batidas leves. Um corretivo com base amarela pode anular o tom azulado do hematoma.
Se você reparar no círculo cromático a cor oposta ao roxo é o amarelo. Logo, se você quer apagar a cor roxa na pele o melhor é aplicar a cor amarela por cima.
A maquiagem é a melhor aliada para esconder sinais indesejados no rosto. Para começar, aplique um primer em todo o rosto para fechar os poros e dar luminosidade a pele, o que vai garantir um efeito mais bonito instantaneamente e garantir a durabilidade da make. Em seguida, é a hora de cobrir as manchinhas.
Escolha um corretivo com BOA cobertura e um pincel pontual para ajudar a cobrir a espinha danada.
Manchas na pele do rosto: 6 truques de maquiagem para disfarçar marcas de acne
Agora, veja os procedimentos bacanérrimos:
Quem tem olheiras avermelhadas deve usar o verde para neutralizar. As manchas marrons precisam do corretivo lilás, enquanto olheiras azuis são cobertas com o produto laranja ou salmão.
Corretivo alaranjado ou âmbar Esse corretivo colorido é indicado para neutralizar as manchas e/ou marcas azuladas ou ainda arroxeadas em peles morenas e negras. Quem possui pele mais escura pode ter olheiras em tons de marrom ou mais escuras, devido ao acúmulo de melanina.
Primeiramente, essa questão é diferente para cada pessoa. Ou seja, depende do grau de cada olheira. Sobretudo, se você tiver olheiras amarronzadas em uma pele morena ou azulada, o laranja será o tom ideal. Agora, se sua pele for clara com olheiras amarronzadas ou roxas, o corretivo indicado é o amarelo.
Corretivo laranja é o melhor para cobrir melasma e pode neutralizar manchas escuras. Quem se interessa por maquiagem sabe que existem diversos tons de corretivos, cada um para uma função específica, e agora vamos falar sobre aquele de cor laranja.
O corretivo deve ser exatamente do tom da sua pele. Em alguns casos, costumo aplicar um produto bronzeador para igualar os tons em quem tem muita olheira”, conta Marcos.
Pegue um pouco com os dedos e dê leves batidinhas onde você quiser aplicar. É só para dar um tom alaranjado", explica. Espere alguns segundos e, também usando os dedos e dando batidinhas, aplique o corretivo por cima do batom, misturando devagar e suavemente, até que o tom laranja suma.
Os 5 Melhores Corretivos Para Olheiras em 2018
Olheiras escuras com tom azulado: corretivo salmão/laranja. Manchas vermelhas (como espinhas): corretivo verde. Melasmas e imperfeições amarelo–alaranjadas: corretivo lilás.
Passo a passo:
Corretivo Lilás: Ideal para Manchas Amarronzadas O corretivo lilás pode ajudar, e muito, na camuflagem dessas manchas. Os tons de roxo são ideais para camuflar melasmas, manchas de acne, sardas e até mesmo espinhas inflamadas que ficam amareladas.
Para olheiras de cor marrom ou lilás, o tom amarelo é mais adequado. Como saber qual a cor da minha olheira? Passe o corretivo amarelo em toda a região dos olhos. Se o tom resultante for cor de pele, a olheira é lilás ou marrom e o corretivo certo é o amarelo.