Em 1829, o químico J. W....
No dia do químico, conheça alguns dos maiores da História
O primeiro químico que provou que o óxigênio é essencial à combustão foi Joseph Priestly. Ambos o oxigênio e o hidrogênio foram descobertos durante este período. Foi o químico francês Antoine Laurent Lavoisier quem formulou a teoria atualmente aceita sobre a combustão.
O engenheiro militar Alvaro Joaquim de Oliveira (1840-1922), nascido em Fortaleza, escreveu uma das mais elogiadas obras de Química dos fins do século XIX: os volumes de Apontamentos de Chimica, o primeiro lançado em 1883, pela Lombaerts, o segundo três anos depois, pela Imprensa Nacional.
A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c., os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos.
A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661).
O suíço Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus Von Hohenheim, mais conhecido como Paracelso, era um conhecedor multifacetado. Ele estudou e escreveu sobre medicina e química, mas também sobre misticismo e filosofia. Foram as suas contribuições que iniciaram o processo de transformação da alquimia em química moderna.
No final do século XVIII, durante a Revolução Francesa, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria).
Resposta. A química por estar relacionada a experimentos e algo além do senso comum, amedronta as pessoas que não tem conhecimento. Muitos filmes dos EUA, ajudam nesta fama da química por algo terrorista e devastador, quando é algo muito mais além.
Porque existem muitas substâncias e que são substâncias químicas que conferem perigo tóxico e são nocivas ao meio ambiente, homem, animais... Perigoso, que oferece perigo. Nocivo, que prejudica, que causa danos. ... A química é uma ciência indispensável, mas os cuidados com esses tipos de substâncias são essenciais.
Na realidade, a Química está em toda parte, porque chamamos de “química” o estudo dos materiais e das transformações que ocorrem com eles.
Mas a química não está relacionada somente às agressões ambientais. Ela pode ser uma grande aliada também, quando ajuda a desenvolver processos que proporcionam melhorias na qualidade da vida na Terra. O importante é saber utilizar a química de forma sustentável em benefício do meio ambiente.
A Química tem um papel muito importante para o meio ambiente de nosso planeta. A maioria das pessoas culpa a Química pela poluição e degradação da natureza. É verdade que o mau uso e/ou o uso em excesso de produtos químicos pode trazer vários prejuízos à saúde do planeta.
Outra vantagem é o acesso a produtos de limpeza, que por suas reações e composições fazem com que consigamos remover a sujeira de um ambiente. Como desvantagem, podemos apontar que, se você trabalhar em um laboratório, pode ter que conviver com líquidos, reagentes e compostos com odores desagradáveis.
Apresentamos aqui algumas vantagens e desvantagens: