Deodoro da Fonseca (1827-1892) foi o primeiro presidente a governar o país depois do golpe de Estado republicano que deu início à fase do Brasil República.
O general João Figueiredo foi o último presidente do período militar no Brasil. Teve a função de preparar o país para a abertura política de forma gradual.
A partir de 1914, a Primeira República entrou em declínio. Nem o surto de industrialização suportou a crise pela qual passava a produção do café, que teve seu golpe final com a crise econômica mundial capitalista de 1929. A burguesia industrial entrava em conflito com a política econômica voltada preferencialmente à agricultura.
“A Constituição não deixava dúvidas quanto à sucessão de Jânio: deveria assumir o vice-presidente João Goulart. Entretanto, a posse ficou em suspenso, diante da iniciativa de setores militares que viam nele a encarnação da república sindicalista e a brecha por onde os comunistas chegariam ao poder.
Depois que Lula ficou 8 anos no poder foi a vez da primeira mulher a assumir a presidência. Dilma Vana Roussef era a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) e tinha o apoio de Lula.
Eleito indiretamente, ou seja, sem ser escolhido pelo povo, Costa e Silva foi o segundo presidente da ditadura, permanecendo por 2 anos, chamados de anos de chumbo, por seu caráter autoritário.
Fazendeiro e advogado, Campos Salles representava a oligarquia cafeeira de São Paulo. Assume o poder em 1898, em meio a uma enorme crise econômica, dívida externa e redução dos preços do café para exportação.
Teve algumas contribuições positivas na sociedade, como a elaboração do Código de Menores em 1926, quando instaura a maioridade penal, proibindo o encarceramento de menores junto aos adultos.
No seu governo foram criadas mais vagas de trabalho. Ele apostou também no programa social Bolsa Família, que ajudava financeiramente famílias carentes em troca de que as crianças frequentassem a escola e mantivessem visitas regulares ao médico.
O presidencialismo, contudo, voltou a ser adotado no Brasil e essa forma de governo foi confirmada por meio da Constituição de 1988 e de uma consulta popular, o plebiscito de 1993.
Em 1989, Fernando Collor de Mello venceu as primeiras eleições diretas para presidente realizadas desde 1960. Praticamente desconhecido no resto do país, sua campanha foi baseada na promessa de combate à corrupção e da construção de uma imagem de líder jovem e dinâmico. Após dois anos de governo, o Congresso Nacional instaurou uma CPI cujas conclusões levam ao pedido de afastamento do presidente. Por fim, Collor renunciou ao cargo para evitar o impeachment.
O governo de Epitácio Pessoa foi marcado por agitação social e artística, além de ideias socialistas que chegavam às classes trabalhadoras, que foram intensamente reprimidas.
Assim, os produtores de café se reuniram na cidade paulista de Taubaté, em 1906, com a finalidade de solucionar a crise. Este encontro passou à história como o Convênio de Taubaté.
Como vimos, a situação da política brasileira era pautada pela economia cafeeira e os arranjos que os governadores conseguiam para obter favores do governo federal.
O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações que levou à chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.
Nesse período surgiu o lema Brasil: ame-o ou deixe-o, sugerindo que todos que tivessem críticas deveriam sair do país (ou seriam presos e, muitas vezes, mortos).
A expansão industrial resultou na formação do operariado, mas não havia garantia de direitos trabalhistas. Por isso, os donos das fábricas impunham pesadas cargas de trabalho, com até 15 horas de produção diária.
Assim que assumiu o poder, alegando a tentativa de conter a inflação impôs o Plano Collor, que confiscava as poupanças dos brasileiros. Ele também congelou salários e aumentou tarifas públicas.
Primeira República é o período da história no Brasil compreendido com o fim da monarquia em 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930.