O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.
A primeira companhia de atores João Caetano foi uma espécie de factótum do teatro brasileiro. Foi ensaiador, encenador e empresário, além de ator. Na época não era muito grande o número de atores letrados.
A máscara teatral grega inicialmente era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Ela possuía diferentes funções quando em cena, tais como proporção maior que a face do ator e os traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse assimilar o caráter do personagem.
O ofício de ator surgiu com Thespis, sendo considerado o primeiro ator do Ocidente, representando pela primeira vez o deus Dionísio. Foi na Grécia antiga que surgiram dois gêneros de teatro, sendo eles: a comédia e a tragédia. As peças teatrais trágicas tinham temas ligados à justiça, às leis e o destino.
Os atores representavam de máscaras que caracterizavam os personagens. Os locais de exibição também eram improvisados nas ruas e praças públicas, em cima de carroças ou em palcos feitos na hora com o material que encontrassem disponível, com o tempo encontraram lugar nos palácios e castelos.
Resposta. Resposta: O Teatro Grego foi uma manifestação artística muito importante no desenvolvimento da cultura grega e, além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, o mesmo dava a ideia de poder quanto a politica.
O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel. Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica.
De acordo com o texto, é possível afirmar que o teatro, nas civilizações antigas, era usado como: Alternativa C) Uma forma de poder. As origens do teatro estão em ritos antigos de origem pré-histórica, onde o ser humano começou a tomar consciência da importância da comunicação para as relações sociais.
A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio (equivalente ao deus romano Baco). A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.
610 - 550 a. C.), cantor grego de ditirambos durante o século VI a.C., foi, segundo algumas fontes da Grécia Antiga e especialmente Aristóteles, o primeiro ator do Ocidente a representar um personagem numa peça teatral (em vez de falar como ele próprio).
Levando em consideração a ausência de mídias sociais ou plataformas digitais no período da Antiguidade, pode-se citar que a divulgação das peças e espetáculos teatrais ocorria por intermédio do conhecido "boca a boca", isto é, por meio da comunicação oral entre a população.
O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação que despertar sentimentos no público.
Os 10 melhores atores do teatro brasileiro
Falar que Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e Chico Buarque são grandes nomes do teatro brasileiro é chover no molhado, mas você já ouviu falar de nomes como o de Oduvaldo Vianna Filho ou de Antonio Bivar?