Vários foram os filósofos que marcaram a história com pensamentos sobre o mundo e a forma de conhecimento. Aristóteles, sem dúvidas, foi um dos mais importantes filósofos na Grécia Antiga. Seus escritos eram pautados em questões que classificavam o conhecimento de forma sistemática.
O saber teórico contemplava a física, a matemática e a metafísica. Esta última é considerada como a filosofia primeira, pois apresenta a teoria dos princípios gerais do pensamento. É, ao mesmo tempo, uma doutrina do ser enquanto tal.
O saber prático incluía a ética e a política. Sobre ambas as disciplinas escreveu diferentes obras, embora seja verdade que a sua maior contribuição foi à ética, área para a qual dedicou pelo menos três escritos conhecidos: Ética Nicomaqueia ou Ética a Nicômaco, Ética a Eudêmio e Magna Moralia.
A Metafísica aristotélica é uma das obras mais importantes do filósofo grego, composta por 14 livros, que exploram questões fundamentais da filosofia, como a natureza da realidade, a causalidade, a causalidade, a essência, a substância, a finalidade e a existência de Deus.
Em relação à metafísica, por exemplo, Aristóteles desenvolveu estudos que viraram referência durante a Antiguidade. Os escritos foram baseados em conceitos desenvolvidos por Platão. Porém, Aristóteles acrescentou muita coisa e esclareceu ideias e pensamentos de forma mais detalhada.
Independentemente da classificação de Andrômaco de Rodes, a obra de Aristóteles não apresenta uma ordem clara. Não há uma datação específica de cada um dos tratados, exceto Eudemo, que foi dedicado a um amigo que faleceu em 354 a.C., e Protréptico, dedicado a Temisón por volta do ano 315 a.C. Contudo, como critério geral, se propõe dividir a obra em três grandes períodos que compreendem os seguintes anos:
O saber produtivo estava orientado às artes, principalmente à poética. Com efeito, o texto estético aristotélico mais importante se chama Poética. Este texto não se dedica a divagar sobre o belo, mas trabalha e pensa nas artes materiais e concretas. Diferentemente da Retórica aristotélica, dedicada à arte de comunicar de forma convincente, a Poética pesquisa a arte da criação literária.
Também, apresentamos suas principais obras e sua influência na história da filosofia e em outras áreas do conhecimento humano. Discutiremos sua contribuição para a lógica, metafísica, ética, política, biologia e física, bem como as críticas e polêmicas em torno de suas ideias. Além disso, destacaremos a relevância de Aristóteles para os desafios do século XXI e sua influência na cultura popular. Ao final, apresentaremos uma bibliografia recomendada e respondemos às perguntas frequentes sobre Aristóteles.
Alguns anos mais tarde, em 323 a.C., seria o próprio conquistador macedónio a encontrar a morte na Babilónia. Esta morte fez renascer o movimento antimacedónico de Atenas, liderado pelo orador Demóstenes e, embora Aristóteles se tivesse distanciado do seu discípulo, considerou mais prudente afastar-se da cidade. Fê-lo na hora certa, pois os seus adversários tinham-no acusado de impiedade, o mesmo crime que custara uma sentença de morte a Sócrates. O filósofo refugiou-se em Cálcis, na ilha de Eubeia, onde morreu em 322 a.C.
Aristóteles escreveu também sobre Física. Esta obra, denominada de Tratados de Física, está dividida em oito livros e discutem questões como densidade e movimento. Sobre Biologia, o filósofo escreveu conteúdos relacionados á histórias dos animais, geração e corrupção e geração animal.
A Política é uma obra do filósofo grego Aristóteles escrita no século IV a.C. Neste livro, Aristóteles apresenta uma teoria política baseada na ideia de que a polis, ou cidade-Estado, é a unidade fundamental da sociedade.
Em relação à Antropologia, Aristóteles deixou obras sobre a alma, por exemplo. O filósofo discutiu questões como a formação da alma e a capacidade racional dos seres humanos. Por fim, no ramo da linguagem Aristóteles escreveu sobre poética e retórica.
Dentre elas está o Tratado Metafísico, obra em que Aristóteles discute a questão da Metafísica de forma aprofundada. Além disso, o filósofo desenvolveu também os Tratados de Lógicas, sendo divididos em categorias e interpretação.
Sócrates e Platão foram os dois pensadores que marcaram um antes e um depois na história da filosofia. A eles há que acrescentar um terceiro nome, o de um nortenho chamado Aristóteles que chegou a Atenas para estudar na Academia platónica e alcançou nela tal reputação que se tornou preceptor de Alexandre. E mais: a sua pegada no pensamento europeu continua hoje tão viva como no seu tempo.
Na área das ciências naturais, Aristóteles foi um dos primeiros a estudar e classificar os seres vivos, criando uma taxonomia que foi a base da biologia por muitos séculos. Ele também fez importantes contribuições para a física, especialmente no estudo do movimento e da causa eficiente.
Supõem-se que nesta mesma época participou dos mistérios de Elêusis, que eram ritos de iniciação anuais celebrados em Elêusis em honra às deusas Deméter e Perséfone. Sobre eles, chegou a escrever que “experienciar é aprender”, de acordo com a tradução da sua frase original, pathein mathein (παθείν μαθεĩν).
A Ética a Nicômaco é uma obra influente na história da filosofia e teve um impacto significativo na ética e na moralidade ocidentais. A teoria da virtude de Aristóteles foi desenvolvida e debatida por muitos filósofos posteriores, incluindo Tomás de Aquino, e ainda é relevante atualmente como uma base para a discussão sobre a moralidade e a ética.
Aristóteles é considerado o pai da lógica ocidental. Em sua obra Organon, ele elaborou uma série de conceitos e princípios lógicos que ainda são estudados e aplicados hoje em dia. Entre esses conceitos estão as categorias, os predicados, os silogismos e a lei da não contradição.
A morte de Platão, em 347 a.C., pôs fim à relação de Aristóteles com a Academia. Em Atenas, ninguém duvidava de que era o discípulo mais bem preparado do mestre e que seria o seu digno sucessor à frente de tão prestigiada escola. Mas as leis não o permitiam: Aristóteles não era ateniense, mas sim um estrangeiro, um meteco, uma palavra grega que significa “quem mudou de casa”, um emigrante. Tal condição impedia-o de se candidatar a essa posição. Quem o assumiu foi um sobrinho do filósofo, o também filósofo Espeusipo.
No que diz respeito à física e à matemática, há vários tratados aristotélicos que trabalham cada uma destas disciplinas. Em termos gerais, pode-se falar de uma filosofia natural que contempla o movimento, a geração e a corrupção das coisas, assim como a negação do vazio e a ideia do éter (todos os pontos do espaço estão repletos de matéria). A matemática, por sua vez, se entrecruza com a lógica, ainda que seja importante deixar claro que esta última não era considerada por Aristóteles como um saber substancial.
Outra crítica ao pensamento aristotélico é sua visão hierárquica da natureza. Aristóteles acreditava que a natureza era composta de diferentes níveis de seres, com seres humanos no topo da hierarquia e animais, plantas e minerais abaixo. Essa visão foi posteriormente questionada por filósofos como Spinoza e Nietzsche.
Não menos diferente era a sua concepção da política. Enquanto Platão sonhava com uma república ideal, manifestamente hierarquizada numa escala que ia dos artesãos e lavradores aos reis-filósofos, passando pelos guerreiros, Aristóteles fugiu das utopias para analisar os diferentes regimes políticos do seu tempo, segundo a sua incidência sobre o interesse comum ou individual. Isso levou-o a estabelecer uma escala que, do pior para o melhor, começava na tirania, seguida da oligarquia, da demagogia, da democracia e da aristocracia, para acabar na monarquia. Ainda assim, mostrava-se longe do desprezo que Platão sentia em relação à democracia.
Aristóteles nasceu em Estagira, uma cidade da Grécia antiga, em 384 a.C. Ele estudou na Academia de Platão em Atenas por cerca de vinte anos, até que o relacionamento entre os dois se deteriorou e ele deixou a Academia para fundar sua própria escola, o Liceu. No Liceu, Aristóteles ensinou filosofia, ciência e outras disciplinas por mais de dez anos, até sua morte em 322 a.C.
322 a.C.
Aristóteles parte da ideia de que há homens superiores e inferiores; que os escravos não possuem pensamento racional, que sua alma também é inferior. E por isso os escravos são considerados passivos, possuem maior desenvolvimento no corpo, para realizar tarefas, do que na mente e na alma.
322 a.C.
Aristóteles (em grego clássico: Ἀριστοτέλης; romaniz.: Aristotélēs; Estagira, 384 a.C. — Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.