A revolta obteve, do governador dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos.
O desfecho da Revolta de Filipe dos Santos ,foi condenado à morte ,as casas de fundição foram mantidas ,Minas Gerais foi separada da capitania de São Paulo .
Participaram da Revolta de Felipe dos Santos a classe média e parte das classes mais baixas da região de Vila Rica. A Revolta, que teve como principal alvo o Império Português, questionava os altos impostos que os colonos eram obrigados a pagar sem que, em contrapartida, recebessem serviços públicos adequados.
O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama. Tratava-se de uma operação fiscal realizada pela Coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto, como o próprio nome já indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.
Resposta. Ficou conhecido porque foi um movimento formado pela elite para separar Minas de Portugal.
A Inconfidência Mineira pretendia estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar indústrias no país que surgiria, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João del-Rei a capital. Haveria eleições para escolha do presidente.
Os Inconfidentes tinham uma série de propostas para a capitania de Minas Gerais como:
Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular, que ocorreu na Bahia em 1798. Recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
A principal diferença entre as duas revoluções se consiste na classe social dos envolvidos nas revoltas. Enquanto a conjuração mineira foi realizada principalmente por pessoas da elite, a conjuração baiana era composta por pessoas da classe média e baixa da cidade de Salvador.
Isso fez insurgir o caráter separatistas em diversas colônias da América e o Brasil foi uma delas. A conjuração Baiana e a Inconfidência mineira, inspiradas nas ideias iluministas e nos movimentos da época, foram movimentos separatistas que reivindicavam a independência, respectivamente, do país e do estado de Minas.