No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, realizaram a primeira exibição pública cinematográfica.
Toda a curiosidade e conhecimento acerca da captação de imagens, sombras e luzes, além dos estudos ópticos e do próprio funcionamento do olho humano contribuíram para a criação do cinema.
Pesquisaram e aperfeiçoaram as primeiras câmaras fotográficas contribuindo para o surgimento da fotografia colorida. Através do cinematógrafo, começaram a realizar seus primeiros filmes que consistiam em captar imagens com o aparelho parado.
Desde os primeiros filmes mudos até os épicos de Hollywood e a revolução digital do século XXI, o cinema tem sido uma janela para a imaginação humana e uma forma poderosa de contar histórias.
Ainda na antiguidade as pessoas já se interessavam pelo tema, tanto que na China, em torno de 5 mil ano a.C., foi criado o teatro de sombras, onde sombras de figuras humanas eram projetadas em uma tela.
A primeira pessoa a explorar a via narrativa do cinema foi a francesa Alice Guy-Blaché (1873-1968). Autora de quase mil obras, ela fez o primeiro filme baseado num conto popular, "A fada dos repolhos" (1896).
No entanto, muitos acreditam que a experiência de assistir a um filme em uma tela grande ainda é insubstituível e que os cinemas continuarão a desempenhar um papel vital no futuro do cinema.
Juntos, eles empreenderam a produção de filmes, que a própria Guy roteirizou e filmou , incluindo um dos primeiros longas-metragens de ficção: La fée aux choux , “a fada do repolho” em 1896. Nestes primeiros filmes houve uma importante presença de técnicas teatrais, e posteriormente o tingimento foi incorporado pela primeira vez, permitindo que as imagens fossem coloridas.
Por outro lado, o mágico e ator francês Georges Méliès também trabalharia no desenvolvimento da linguagem cinematográfica introduzindo cortes, sobrexposição e zoom.
Neste artigo, exploraremos a fascinante história do cinema, desde suas origens até os dias atuais, destacando os marcos mais importantes e como esta forma de arte tem evoluído ao longo do tempo.
As décadas de 1930 a 1950 foram marcadas pela ascensão de Hollywood como a capital mundial do cinema. Durante esse período, surgiram ícones do cinema como Clark Gable, Marilyn Monroe, Humphrey Bogart e Audrey Hepburn.
Inventada no século XVII, tratava-se de uma câmara escura que projetava, através de lentes e luz, desenhos pintados à mão em vidros. Um narrador se encarregava de contar a estória e algumas vezes havia acompanhamento musical.
A origem do cinema é geralmente atribuida aos irmãos Lumière, no entanto, para que ele se tornasse o que conhecemos hoje, foi necessário o talento e o empenho de muitos inventores. Nomes como Thomas Edison, Athanasius Kirchner, Leonardo da Vinci, entre outros, foram fundamentais para a criação da sétima arte.
Para que a invenção do Lumière existisse, inúmeras descobertas tiveram que ser feitas previamente . Alguns até datam do século 16, quando o padre alemão Athanasius Kircher inventou a lanterna mágica, um dispositivo de imagem giratório que simulava movimento e servia para entreter as crianças.
Além disso, o desenvolvimento da tecnologia de computação gráfica expandiu as possibilidades visuais do cinema. Filmes como “Jurassic Park” (1993) e “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” (1991) mostraram o potencial da tecnologia CGI para criar mundos e personagens incríveis.
Alice Guy trabalhava como secretária na fábrica e produtora de cinema Gaumont, quando os irmãos Lumière foram fazer uma demonstração do seu recente invento.
28 de dezembro de 1895
Os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière foram pioneiros do cinema e contribuíram para o avanço da fotografia. Eles inventaram o cinematógrafo, um aparelho que combinava câmera de filmagem e projetor. Com esse aparelho, realizaram o que é considerada a primeira sessão comercial de cinema, em 1895. Auguste Lumière.
Aqueles que fazem tudo acontecer, assim pode ser definido o produtor no cinema. A função é responsável por garantir que o roteiro escrito será filmado. A produção é responsável por toda a parte de captação de recursos para realização de uma obra audiovisual, em outras palavras: o produtor é o cara do dinheiro.
E o início do cinema foi em 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram um filme pela primeira vez, em um café em Paris.
É a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, que o Cinematógrafo é criado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895. O cinematógrafo era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema.
Verificado por especialistas. O cinema passou a divertir as pessoas a partir de 28 de dezembro de 1895, sendo esta a data de implementação do cinema. Reunia-se as pessoas em um ambiente escuro no qual o filme poderia ser reproduzido, utilizando materiais como o cinetoscópio.
Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro de 1895. Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram de Cinematógrafo.
Cinema é, antes de tudo, um processo que permite a realização de filmes. Também é outras coisas. Milhares de pessoas estudam cinema não para fazer filmes, e sim para arquivá-los, pesquisá-los, entendê-los, criar teorias sobre eles e criticá-los. ... Nem todos os filmes contam histórias de forma explícita.
A maior parte dos filmes que entram em cartaz hoje em dia são curtos e óbvios. Muito clichê e pouca originalidade fazem o cinema atual funcionar: o cinema é hoje uma mercadoria abstrata que visa lucros, e para lucrar obviamente precisa vender. ... Assim, num mundo rápido, o espectador espera também um filme rápido.
São mais de 1.
A média de longas-metragens produzidos anualmente nos Estados Unidos é de 800 filmes, um número significativo – como comparação, o Brasil produziu em 2017 um recorde de 143 longas.
Ambiancé
Você sabia? Quais são os 5 países que mais produzem filmes no mundo? Vamos a lista: Fechado
6 estúdios mais rentáveis de Hollywood
A maior industria cinematográfica do mundo fica na Califórnia, mais conhecida como Hollywood....Dentre filmes e novelas que foram produzidos em Bollywood, pode-se citar:
Bollywood se tornou sinônimo de "cinema indiano", mas na verdade o termo se refere às produções em língua hindi na região de Mumbai. A Índia tem uma longa tradição em cinema e ostenta hoje a indústria do ramo mais produtiva do mundo: são cerca de 1.
O curta silencioso Raja Harishchandra, de 1913, foi o primeiro filme produzido na Índia. O cinema indiano mainstream, muitas vezes referido como Bollywood, abrange uma indústria de filmes predominantemente no idioma hindi, produzidos em Mumbai (também conhecida como Bombaim), a maior e mais importante cidade da Índia.
Bollywood (em hindi: बॉलीवुड; em urdu: بالی وڈ) é a indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional.
No dia 31 de julho de 1897, foi inaugurada a primeira sala fixa de cinema do Brasil, o "Salão de Novidades Paris", no Rio de Janeiro. Um ano antes, seletos convidados puderam acompanhar uma exibição experimental na Rua do Ouvidor.
A história do cinema no Brasil começa em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. No mundo, o cinema tem início em dezembro de 1895, na cidade de Paris. A película exibida foi Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière, dos irmãos Lumiére.
A primeira exibição de cinema no Brasil foi em julho de 1896, no Rio de Janeiro, que teve iniciativa por meio do exibidor itinerante belga Henri Paillie. O lugar em que foram realizados as primeiras gravações de cinema no Brasil pelos irmãos italianos Paschoal Segreto e Affonso Segreto foi na Baía de Guanabara – RJ.
Surgiram os cineclubes, as salas do cinema arte. ... As primeiras projeções de cinema surgiram em meio às grandes folias dos espetáculos circenses e causavam frenesi entre seu público variado. A primeira exibição cinematográfica pública paga, no mundo, aconteceu em 1895, em um café parisiense.
A primeira sessão de cinema de que se tem noticia aconteceu em Paris, em 1895. Para criar o filme foi necessário, primeiro, criar o cinematógrafo, uma máquina capaz de filmar e projetar imagens em movimento. Essa invenção foi obra dos irmãos Lumière e seu funcionamento, apesar de inovador para a época, era bem simples.
Resposta. Os s primeiros filmes eram extremamente curtos, de apenas alguns segundos ou minutos, e em preto e branco. Outros eram rodados rapidos de mais, com os movimentos acelerados dos atores. O padrão cinematográfico permaneceu 16 a 20 quadros por segundo, que conferia mais realismo ás cenas.
Os filmes musicais eram intimistas, com danças e canções, como os de Fred Astaire e Ginger Rogers. ... Assim, tivemos, inicialmente, filmes mudos (acompanhados por música tocada ao vivo na sala de projeção) e, depois, o cimea sonoro. Assim eram os filmes de antigamente.
“Filme mais antigo do mundo Chegada de um trem à estação da Ciotat 1895-França “O dia em que os irmãos Lumière apresentaram o cinema ao mundo No dia 28 de dezembro de 1895, dentro da primeira sala de cinema – que ainda existe –, chamada Eden, foi exibido o primeiro filme de todos os tempos, Arrivée d'un train em gare à ...
Começaram como cartazes de fora listando o programa de filmes (curtos) a serem exibidos no salão ou no cinema. No início dos anos 1900, eles começaram a apresentar ilustrações de uma cena de filme ou uma série de imagens sobrepostas de várias cenas.