Quem foi o inventor do carto telefnico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Nelson Guilherme Bardini
Duas décadas depois de muitas ligações completadas com fichas, foi lançado o cartão telefônico. A invenção do engenheiro brasileiro Nelson Guilherme Bardini utiliza a tecnologia de indução e a leitura dos créditos disponíveis é feita por meio de eletricidade.
Quando começou o cartão telefônico?
em 1992
O cartão telefônico brasileiro é do tipo indutivo. Os primeiros cartões telefônicos no país foram emitidos em 1992, por ocasião da Eco-92. O sistema foi inventado pelo engenheiro Nelson Guilherme Bardini com a colaboração financeira de Dalson Artacho, entre os anos de 1972 e 2012, com o nome de "Ficha Eletrônica".
Como foi criado o cartão telefônico?
Cartão foi criado com máquina de macarrão e testado em fliperama. O engenheiro civil e eletricista Nelson Bardini começou a pesquisar uma forma de substituir as fichas dos antigos “orelhões” em 1976, no quintal de sua casa, em Campinas. Em julho de 1978, ingressou com o pedido de patente para o cartão magnético.
Como funcionava o cartão telefônico?
O sistema é conhecido como indução magnética: a leitura se dá pela corrente elétrica induzida nos circuitos da máquina leitora e do cartão. Esses circuitos são capazes de identificar os créditos, que são queimados um a um”, afirma o engenheiro eletrônico Sílvio Barbin, da USP.