Quem Foi O Fundador Da Psicologia Como Cincia?

Quem foi o fundador da Psicologia como cincia

Toda ciência tem sua origem e sua história e é importante conhecê-la para compreender melhor seu estudo. No caso do nascimento da psicologia, seus primeiros passos remontam à era clássica, onde algumas correntes filosóficas já diziam que o ser humano tinha uma capacidade de sentir, expressar e comunicar que podia ser diferenciada de nossas funções fisiológicas.

Quem foi Wilhelm Wundt?

Os principais precursores da psicologia científica foram Wilhelm Wundt, considerado o pai da psicologia experimental, e William James, que fundou a escola funcionalista de psicologia nos Estados Unidos.

Quando , no séc. XIX, foi dado início para estabelecer a Psicologia como uma Disciplina Científica, a psicologia precisou deixar de lado sua subjetividade e suas especulações metafísicas. Para de fato se tornar uma ciência, os pesquisadores da época, viram a necessidade de tornar seus estudos e pesquisas racionais, lógicos, empíricos e experimentais. No entanto, a psicologia científica lidava com a alma humana de forma generalista e objetiva, pois tinha como base a coletividade e universal e buscava estabelecer leis. Entretanto, muitos pesquisadores não concordavam com essa forma de tratar a psicologia. Para eles as conceitos referentes ao humano não poderiam ser circunscrito pela ciência da coletividade e mantiveram seus estudos voltados para o individual. Eles acreditavam que para entender o produto da mente humana se via a necessidade da subjetividade, da individualidade e da pluralidade desse ser. Visto sob esse prisma, para que houvesse um entendimento total do homem, não se poderia existir uma única psicologia, mas sim uma multiplicidade de psicologias. Pois, cada uma delas iria de encontro a equação pessoal de cada ser. Cada psicologia atenderia a subjetividade/unilateralidade do individuo e assim todos poderiam ser abrangidos por ela.

Em 1879, Wundt fundou o primeiro laboratório de psicologia do mundo em Leipzig, Alemanha. Esse laboratório foi um lugar onde os pesquisadores podiam realizar experimentos para estudar a consciência humana. Wundt também foi o primeiro a usar o termo “associação” para descrever o processo pelo qual as experiências são ligadas a determinados estímulos.

Wilhem Wundt e a psicologia atual


Wilhem Wundt e a psicologia atual

Novamente, esse título deve ser dado a Wundt, pois foi o criador do primeiro sistema científico psicológico que se baseia no método experimental empregado atualmente.

Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, na Alemanha, em 1879. Ele desenvolveu métodos experimentais para estudar a percepção, a atenção, a memória e outras funções mentais superiores.

Sugestões de Leitura

Wundt foi um dos primeiros a argumentar que a psicologia deveria ser estudada usando métodos científicos. Ele também foi o primeiro a desenvolver o método clínico de diagnóstico e tratamento dos pacientes. Sua obra Outlines of Psychology (1896) apresentava uma discussão sobre os métodos usados para diagnosticar e tratar distúrbios mentais.

O método introspectivo é uma técnica utilizada por Wilhelm Wundt para estudar a experiência subjetiva dos indivíduos. Ele consistia em pedir aos participantes que relatassem suas experiências mentais durante a realização de tarefas específicas.

Como surgiu a psicologia científica

<strong>Como surgiu a psicologia científica</strong>

Aos 4 anos, ele se mudou com sua família para Heidelsheim, sendo sempre uma pessoa muito tímida e reservada. Após sua graduação, estudou na Universidade de Heidelberg, onde se tornou um dos primeiros estudantes de medicina de sua classe, obtendo o doutorado Summa Cum Laude, colocando o primeiro da sua promoção médica.

A psicologia social é uma disciplina que se concentra no estudo das interações sociais entre indivíduos e grupos, incluindo temas como atitudes, preconceito, conformidade e influência social.

Reservamos o direito de alterar estes termos e condições a qualquer momento, sem aviso prévio. As alterações entrarão em vigor imediatamente após a publicação neste site. Recomendamos que você revise periodicamente esta página para ficar atualizado sobre os termos e condições atuais.

Quando surgiu a psicologia como ciência e quem foi seu fundador? 

Dentre os principais teóricos da psicologia científica, destacam-se Wilhelm Wundt, considerado o pai da psicologia experimental, Sigmund Freud, fundador da psicanálise, B.F. Skinner, líder do behaviorismo radical, e Jean Piaget, responsável pela teoria do desenvolvimento cognitivo.

Não podemos escolher apenas um autor como o pai desta, pois todos aqueles que contribuíram com novos conceitos para o que mais tarde ficaria conhecida como psicologia científica, foram agrupados dentro dessa pré-ciência. Por isso, caberia destacar Hipócrates, Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Locke e Hume.

Curiosidades:

Este pensador definiu a psicologia como "a ciência que estuda a alma". Não é de se estranhar que tenha sido definida assim, pois grande mentes, como Descartes, separaram o corpo da parte pensante do ser humano, delimitando assim dois espaços interdependentes conhecidos como "o corpo" e "a alma".

Além disso, a psicologia também utiliza métodos qualitativos, como estudos de caso e análise de narrativas, para entender a experiência subjetiva das pessoas. Esses métodos são importantes para complementar os resultados dos estudos quantitativos e fornecer uma compreensão mais completa do comportamento humano.

Qual é a relação que existe entre a psicologia e outras ciências?

A Psicologia possui um campo de estudo próprio, que se confunde, porém, com outras ciências, como a Filosofia, a Sociologia e a Biologia. Ao ter como objeto de estudo o homem, a Psicologia se alinha às outras ciências na busca por compreender as ações e fenômenos característicos dos seres humanos.

Quais são os ramos da psicologia do desenvolvimento?

Saiba quais são as áreas da psicologia

  • Psicologia Clínica.
  • Psicologia Organizacional ou do Trabalho.
  • Psicologia do Trânsito.
  • Psicologia Educacional (ou escolar)
  • Psicologia Jurídica.
  • Psicologia do Esporte.
  • Psicologia Social.
  • Psicologia Hospitalar.

Quais são as principais especialidades no campo da psicologia?

Psicologia: confira 10 áreas de atuação além da clínica

  • Psicologia educacional. Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. ...
  • Psicologia hospitalar e da saúde. ...
  • Psicologia esportiva. ...
  • Psicologia organizacional e do trabalho. ...
  • Psicologia social. ...
  • Psicologia do trânsito. ...
  • Comportamento do consumidor. ...
  • Orientação profissional.

Como está o mercado de trabalho para psicólogos?

Assim como na psicologia hospitalar, o psicólogo jurídico costuma estar sob bastante pressão, o que aumenta o valor desse trabalho. Sendo assim, a concorrência pelas vagas tende a ser menor que a média. Contudo, ainda é importante se especializar bastante, pois esse é um dos setores mais exigentes do mercado.

Como é o mercado de trabalho hoje em dia?

Se você busca uma recolocação no mercado de trabalho ou começar uma carreira do zero, já deve ter notado que o cenário atual é bastante preocupante. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego ficou em 12. 5% no primeiro trimestre de 2019.

O que fazer para se inserir no mercado de trabalho?

Como desenvolver cada ponto do currículo para entrar no mercado de trabalho

  1. Formação é ponto central. ...
  2. Foque no que é importante. ...
  3. Relacione palestras e eventos da sua área. ...
  4. Detalhe os idiomas que você já estudou. ...
  5. Valorize suas experiências. ...
  6. Fale sobre vivências pessoais. ...
  7. Corra atrás do prejuízo.

Como está o mercado de trabalho na área de nutrição?

Em crescimento no mercado de trabalho, a profissão oferece oportunidades para atuar em consultórios, clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes, indústrias e redes de alimentos. ...

Qual o piso salarial de um nutricionista?

Salário mínimo do nutricionista Segundo o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp), o piso salarial dos nutricionistas nos anos 2019/2020 é de R$ 2.