A criação do MOBRAL, durante a ditadura militar, que teve início em 1964, ocorreu em substituição ao método de alfabetização de adultos preconizado pelo educador Paulo Freire.
15 de dezembro de 1967
Ou tinha pouca articulação com ensino básico esse objetivo era irradiar o analfabetismo em um curto período principalmente preparar mão-de-obra necessária para os vinhos interesse capitalista estado.
Em 1964, foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que deveria atingir todo o país, orientado pela proposta pedagógica de Paulo Freire, mas, foi suprimida pelo golpe militar de 64 e substituída pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda ...
Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (1947-1963). Nesse mesmo ano foi lançada no Brasil a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), com o financiamento e regulamentação do FNEP (Fundo Nacional de Ensino Primário). estatísticas mundiais de analfabetismo” (PAIVA, 1973, p. 178).
Lourenço Filho
O método Paulo Freire de alfabetização é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização. Na etapa de investigação, aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia.