Tem-se como certo, considerando sua já grande popularidade na Europa antes da época dos descobrimentos, que o jogo de damas tenha sido introduzido no Brasil pelos primeiros colonizadores. O jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro.
Os historiadores rastrearam a sua origem para 1400 a.C. e dizem que sua popularidade era tão grande que foi jogado em todo o mundo ocidental por milhares de anos. Por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar Damas em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado.
O jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro. Grande parte das provas realizadas naquela época estão registradas no livro “Ciência e Técnica do Jogo de Damas”, de autoria de G.
Inicialmente é preciso posicionar o tabuleiro para que cada participante fique com uma casa escura à esquerda. Em seguida, os jogadores devem colocar as peças no jogo, colocando tanto as damas escuras como as claras nas casas mais escuras. Os objetivos do jogo são imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
No jogo de damas, a pessoa que tiver mais damas tem a vantagem. Tente formar damas com o máximo de peças possível para aumentar suas chances de ganhar. Para colocar em prática esse conselho, avance uma peça na direção da área do tabuleiro onde o adversário possuir menos peças ou onde elas estiverem mais espalhadas.
Comece por definir as linhas horizontais e depois desenhe as verticais, formando os quadrados. Deverá ter 8 linhas horizontais e 8 linhas verticais. Depois de desenhados os quadrados, pinte-os. Você deverá escolher duas cores contrastantes (preto e vermelho, por exemplo).
Dados em plástico. Dimensões aproximadas do tabuleiro: 29 x 29 x 2,5 cm (comprimento x largura x altura). Medidas das casas: 3 x 3 cm (comprimento x largura). Medidas das peças de dama: 1,8 x 0,4 cm (diâmetro x espessura).
Jogo de damas E para fazer seu tabuleiro de damas recorte um pedaço de papelão (ou cartolina) em um tamanho quadrado de 32 cm por 32 cm. Depois risque nele sete linhas na horizontal e sete na vertical para formar os quadradinhos do tabuleiro, deixando um espaço entre as linhas de 4 cm.
64 casas
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
Peões: Só podem se mover uma casa ou duas casas para frente (durante a primeira jogada), e também podem matar na diagonal peças do time adversário. Torre: Se movimentam em linha reta ou para os lados, por todas as casas. Cavalo: Se movimenta em L. Bispo: Se movimenta somente na diagonal por todo o tabuleiro.
Bispo = 3,33. Torre = 5,1. Rainha = 8,8.
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa. Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem 'pular' sobre nenhuma peça em seu caminho. O CAVALO: O cavalo move-se para a casa mais próxima em relação à qual ocupa, mas não na mesma coluna, fileira ou diagonal.
Dama
Cada jogador começa a partida com uma dama, a dama das brancas em d1, a dama das pretas em d8.
Notação para as jogadas. Cada jogada é indicada pela letra da peça, mais a coordenada da casa de destino. Por exemplo Be5 (bispo se move para e5), Cf3 (cavalo se move para f3), c5 (peão se move para c5 -- sem inicial no caso de jogadas com peão).
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. Nos países lusófonos, o rei é representado pela letra R na notação algébrica de xadrez. Uma vez que não pode ser trocado durante uma partida, ele é considerado uma peça de valor inestimável.