O astrolábio é um instrumento que serve para medir a altura dos astros acima do horizonte (Figura 1). Foi produzido a partir de teorias matemáticas desenvolvida pelos gregos, principalmente Hiparco (180-120 a.C.), que é considerado um dos grandes matemáticos da Antiguidade.
O astrolábio é um instrumento que, ao longo de sua história, acumulou diversas funções. ... Desse modo, astrolábio, em tradução literal, seria “buscador de estrelas”. Na astronomia, o instrumento era utilizado para determinar a altitude dos corpos celestes.
Criado no século II a.C pelos árabes em Alexandria, o astrolábio foi muito utilizado desde a Alta Idade Média. Conta-se que em torno de 150 a.C, Hiparco foi o primeiro astrônomo a projetar esse aparelho. Que posteriormente era conhecido como primeiro astrolábio planisférico.
Sabe o que é e para que serve um quadrante? Este instrumento, que permitia a orientação dos navegadores pelos astros, também permite, de uma forma simples, medir alturas (de uma casa, por exemplo).
Os possíveis inventores da bússola são os chineses, mas foram os árabes que tornaram o instrumento popular. A bússola é um instrumento utilizado para orientar os navegantes em viagens marítimas.
A bússola é um objeto de orientação geográfica desenvolvida 2000 a.C, ela tem essa função pois sua agulha magnetizada sempre aponta para o Polo Norte da Terra. A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica. ... É um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre.
William Thomson
Os primeiros modelos de bússola foram criados dessa maneira mais rudimentar. Ou seja, agulhas magnetizadas eram colocadas em madeira ou rolhas que flutuavam num recipiente com água.