Já disponível no catálogo brasileiro da Netflix, A Imperatriz se tornou um inegável sucesso na Netflix. A produção alemã foca na história de Elisabeth Amalie Eugenie von Bayern – a Sisi. Um dos grandes trunfos da série é a performance de Philip Froissant como o Imperador. Por isso, os fãs querem saber: afinal, quem foi Franz Joseph na vida real?
Os artigos enciclopédicos neste site são produtos de uma construção coletiva, atribuída aos “Editores da Enciclopédia”. Eles foram escritos, editados, revisados e atualizados, total ou parcialmente, por consultores e especialistas internos e externos durante os mais de 20 anos da Enciclopédia.
Nos anos de 1970, recebe o prêmio de melhor escultor da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), participa da Bienal Internacional de Escultura ao Ar Livre – em Antuérpia, Bélgica – e da Bienal de Veneza. Ao longo do tempo, mantém-se fiel ao seu processo de criação, sobretudo o trabalho direto com o material e a manufatura de modelos com cortes e dobraduras, os quais são posteriormente ampliados numa metalúrgica.
Após participação na Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1957, ele recebe o prêmio de viagem ao exterior com a obra Torre no 8º Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM), em 1958. No ano seguinte, junto a outros artistas, funda o Grupo Neoconcreto e assina o Manifesto Neoconcreto. No mesmo ano, depois de uma viagem com a família pelo Extremo Oriente – em razão do interesse em conhecer melhor a filosofia oriental –, estabelece-se na Europa, onde fica até o final de 1964. Os trabalhos realizados nesse período, conhecidos como amassados, abandonam momentaneamente a construção geométrica, o que é apontado pelos críticos como um "interregno expressivo" em sua pesquisa, quando a preocupação com a materialidade toma o primeiro plano. Um exemplo é a série Amassados, elaborada com chapas de zinco ou alumínio trabalhadas a martelo, porrete e instrumentos cortantes, alinhando-se temporariamente ao informalismo.
Junto com Devrim Lingnau e Philip Froissant como Sisi e Franz Joseph, o elenco de A Imperatriz conta com Melika Foroutan, Elisa Schlött, Jördis Triebel e Johannes Nussbaum.
Na vida real, o Imperador Franz Joseph reinou por 68 anos, tornando-se o monarca mais duradouro do Império Austro-Húngaro. Ele faleceu em 1916, aos 86 anos.
Franz Joseph Weissmann (Knittelfeld, Áustria, 1911 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005). Escultor, desenhista, pintor e professor. Por meio da aplicação de técnicas do figurativismo e do construtivismo – movimento do qual é um dos precursores no Brasil –, consolida-se como importante criador de esculturas em espaços públicos do país. Sua obra tem como traços característicos os contornos de espaços vazados e a valorização das formas geométricas.
Ainda nos anos 1950, de volta ao Rio de Janeiro, o escultor integra o Grupo Frente, importante referência do construtivismo no Brasil, formado por artistas como Ivan Serpa (1923-1973), Lygia Clark (1920-1988), Décio Vieira (1922-1988) e Aluísio Carvão (1920-2001). Nesse período, realiza experiências com fios de aço, na série de “esculturas lineares”, e com formas modulares, procedimentos que eliminam qualquer tipo de base para as esculturas.
Como citamos anteriormente, Franz e Sisi tiveram 4 filhos – o Príncipe Rudolf e as Princesas Sophie, Gisela e Marie Valerie. Rudolf, como o único homem, deveria ter sucedido o pai no trono da Áustria.
A família de Weissmann chega ao Brasil em 1921 e se estabelece no interior de São Paulo. Em 1927, ele se muda para a capital paulista, onde leciona português a estrangeiros e entra em contato com as artes plásticas em visitas a exposições. Em 1929, a família se transfere para o Rio de Janeiro. Ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (Enba) em 1939. Durante dois anos, passa pelos cursos de arquitetura, pintura, desenho e escultura, mas não se adapta ao ensino acadêmico e abandona a Enba em 1941. De 1942 a 1944, estuda desenho, escultura, modelagem e fundição no ateliê do escultor polonês August Zamoyski (1893-1970), com quem aprende as técnicas tradicionais do campo.
Entre o fim de 1944 e o início de 1945, como forma de “retiro voluntário” para se libertar “do peso acadêmico”, Weissmann transfere-se para Belo Horizonte. Na capital mineira, ministra aulas particulares de desenho e escultura e continua com trabalhos que seguem a linha figurativa, mas que tendem à crescente simplificação.
Em 1946, é convidado a realizar uma exposição, a sua primeira individual, no diretório dos estudantes da Enba, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, a convite de Guignard (1896-1962), começa a dar aulas de modelo vivo, modelagem e escultura na primeiro escola de arte moderna de Belo Horizonte, a Escola do Parque – a qual, posteriormente receberia o nome de Escola Guignard –, onde permanece até 1956. Entre seus alunos, contam-se Amilcar de Castro (1920-2002), Farnese de Andrade (1926-1996) e Mary Vieira (1927-2001).
Ao priorizar a exploração dos limites da forma e a realização de esculturas que dialogam com o público, Franz Weissmann torna-se um importante personagem do movimento construtivista no Brasil.
Explicamos abaixo tudo que os fãs de A Imperatriz precisam saber sobre o Imperador Franz Joseph na Netflix; confira.
Em 1957, a polícia mineira transforma seu ateliê no subsolo da Escola do Parque Municipal em uma penitenciária. Sem a presença do artista no momento, todos os estudos feitos durante os anos em Belo Horizonte são jogados fora e quase todo o trabalho das décadas de 1940 e 1950 é destruído. No mesmo ano, participa da Exposição Nacional de Arte Concreta e recebe o prêmio de melhor escultor nacional na 4ª Bienal Internacional de São Paulo, onde apresenta a escultura A Torre, um dos ícones do neoconcretismo.
Porém, em seu aniversário de 23 anos, Franz se apaixonou por Sisi. O casal não demorou a anunciar o noivado. Elisabeth, então, se tornou a Imperatriz da Áustria. Com Franz Joseph, ela teve 4 filhos.
“Elisabeth se apaixonou pelo Imperador Franz, mas não poderia imaginar que ao se casar com ele acabaria mergulhando no mundo de tensões e intrigas da corte de Viena”, afirma a sinopse oficial de A Imperatriz na Netflix.
Vem para o Brasil em 1921. No Rio de Janeiro, entre 1939 e 1941, frequenta cursos de arquitetura, escultura, pintura e desenho na Escola Nacional de Belas Artes (Enba). De 1942 a 1944, estuda desenho, escultura, modelagem e fundição com August Zamoyski (1893-1970). Em 1945, transfere-se para Belo Horizonte, onde ministra aulas particulares de desenho e escultura. Três anos depois, Guignard (1896-1962) convida-o a lecionar escultura na Escola do Parque, que mais tarde recebe o nome de Escola Guignard. Inicialmente, desenvolve uma obra pautada no figurativismo. A partir da década de 1950, gradualmente elabora um trabalho de cunho construtivista, com valorização das formas geométricas, submetendo-as a recortes e dobraduras, utilizando chapas de ferro, fios de aço, alumínio em verga ou folha. Integra o Grupo Frente, em 1955. No ano seguinte, volta a residir no Rio de Janeiro e participa da Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1957. É um dos fundadores do Grupo Neoconcreto, em 1959. Nesse ano viaja para a Europa e o Extremo Oriente, retornando ao Brasil em 1965. Na década de 1960, expõe a série Amassados, elaborada na Europa com chapas de zinco ou alumínio trabalhadas a martelo, porrete e instrumentos cortantes, alinhando-se temporariamente ao informalismo. Posteriormente volta a aproximar-se das vertentes construtivas. Nos anos de 1970 recebe o prêmio de melhor escultor da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), participa da Bienal Internacional de Escultura ao Ar Livre, em Antuérpia, Bélgica, e da Bienal de Veneza. Realiza esculturas monumentais para espaços públicos de diversas cidades brasileiras, como na Praça da Sé, em São Paulo no Parque da Catacumba, no Rio de Janeiro e no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Como o Imperador Ferdinando I, o tio de Franz, morreu sem ter filhos, o jovem acabou herdando o trono da Áustria. Com apenas 18 anos, em dezembro de 1848, Franz passou a liderar a monarquia austríaca.