O arquiteto da construção foi Oscar Niemeyer, diretor do Departamento de Arquitetura da Novacap. O projeto urbanístico foi de autoria de Lúcio Costa, arquiteto que conquistou essa função após ser anunciado como o vencedor do concurso organizado pela Novacap para essa finalidade (obter o projeto urbanístico), em 1957.
Para o desenvolvimentos do projeto arquitetônico da cidade, foi instaurado, em 1965, um concurso sugerido por Oscar Niemeyer. ... Segundo ele, seu projeto: … nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos se cruzando em ângulo reto, ou seja, o sinal da cruz.
O Plano Piloto elaborado por Lúcio Costa para o concurso de 1957 teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz com um dos eixos arqueado para se adaptar ao relevo da região.
O projeto do urbanista Lúcio Costa ganhou forma de avião, necessária para o planejamento de suas ruas, avenidas, quadras e superquadras, em siglas que, em um primeiro momento, assustam os visitantes, mas que mostraram a facilidade de encontrar endereços através de letras e números.
cidade de Brasília
O projeto da cidade tem o formato de uma borboleta e não de um avião.
Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. ... Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Municípios limítrofes: Brasília é uma área que foi construída para sediar o Governo Federal, na década de 1950. Com isso, ao seu redor, existem as Regiões Administrativas (RAs), que estão no entorno da capital federal.
Quanto a sua composição, a economia do DF é dominada pelo setor de Serviços que representa 94,3% do Produto Interno Bruto. A indústria possui peso de 5,4%, e o setor Agropecuário no Distrito Federal exerce pequeno impacto no desempenho global da região, pois responde por 0,3% da estrutura produtiva.
Município de Brasília Brasília é uma cidade de Distrito do Distrito Federal. Os habitantes se chamam brasilienses. O município se estende por 5 787,8 km² e contava com 3 015 268 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 521 habitantes por km² no território do município.
Aqui se planta soja, milho, sorgo, frango, suínos e hortaliças diversas, que é o que a maioria dos nossos produtores planta: tomate, pimentão, cenoura, alho, folhosas, morango, banana, abacate. Mais de 40 mil postos de trabalho são gerados por essa produção rural.
O Distrito Federal destaca-se, principalmente, pela produção de grãos (feijão, milho e soja) e de hortifrutigranjeiros que abastecem o mercado consumidor local (pimentão, tomate, batata etc.).
5.
A maioria das cidades que integram a RIDE tem sua economia baseada nas atividades de Brasília e entorno, pois é a principal cidade dessa região.
Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno
A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do ...
A União, por meio da Lei Complementar n° 94, de 19.
Região integrada de desenvolvimento (Ride) é uma área análoga às regiões metropolitanas brasileiras, porém, situada em mais de uma unidade federativa. A primeira Ride estabelecida foi a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. ...
Esse é, de fato, o caso das três RIDE atualmente existentes no Brasil: a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE- DF), a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE Teresina) e a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) ( ...