Nascido em 1856 na região da atual Croácia, Nikola Tesla foi um inventor, físico e engenheiro elétrico sérvio-americano. Tesla é famoso pelas contribuições para o projeto do sistema de eletricidade de corrente alternada e por invenções que até hoje chamam a atenção da cultura popular.
Nikola Tesla foi um inventor sérvio que nasceu em 10 de julho de 1856 (Império Austro-Húngaro) em uma cidade chamada Smiljan, que fica na atual região da Croácia. Físico e engenheiro, ele ficou famoso devido às contribuições para o projeto do sistema de eletricidade de corrente alternada.
Nesse momento, a divergência sobre as correntes de Tesla e Edison tomou proporções muito maiores: Thomas Edison e sua corrente contínua contra Tesla-Westinghouse, com a corrente alternada. Após vários debates, divergências e uma quase guerra entre os dois gênios, Tesla e Westinghouse venceram a batalha, uma vez que sua tecnologia de corrente alternada foi considerada superior.
Hoje em dia, a energia elétrica é gerada por meio da conversão de energia mecânica, no caso de hidrelétricas, por exemplo, justamente por conta de suas descobertas e invenções. Todos que conhecem e reconhecem a história e a importância de Tesla, contudo, estão em consenso sobre sua maior conquista: o sistema polifásico de corrente alternada, que atualmente é o responsável por levar eletricidade por toda a Terra.
Como citamos anteriormente, Tesla tem mais de 700 patentes mundiais, sendo um dos maiores inventores de todos os tempos. Abaixo, listamos 10 de suas maiores invenções e contribuições:
Gostou de saber quem foi Nikola Tesla? Então não deixe de se preparar para o Enem conferindo nossos exercícios sobre Nikola Tesla e eletromagnetismo!
Conhecer mais sobre os cientistas e inventores é muito importante, pois é possível ver que eles não eram gênios, mas, sim, seres humanos como qualquer outro. Além disso, é importante notar que, no caso de Tesla, ele também possuía pensamentos abomináveis, como, por exemplo, a defesa da eugenia. Para saber mais sobre alguns personagens principais da História da Ciência, veja mais sobre Marie Curie.
Tesla acreditou que, um dia, as máquinas controladas de maneira remota ocupariam um lugar importante na vida das pessoas - e se aproximou muito daquela que seria nossa realidade hoje.
Os trabalhos de Tesla caíram em um certo esquecimento após sua morte. Infelizmente, isso acontece com diversos cientistas, como Rosalind Franklin, Wilhelm Eduard Weber, Halton Arp, Ada Lovelace e muitos outros. Desde os anos 1990, os feitos de Tesla voltaram a despertar interesse, gerando muita desinformação e diversas frases falsas atribuídas a ele. Veja a seguir algumas de suas frases mais famosas:
Em 1887, Tesla desenvolveu um motor elétrico que funcionava por corrente alternada, baseando-se no já então conhecido fenômeno da indução eletromagnética. O motor desenvolvido por Tesla funcionava por correntes polifásicas, isto é, correntes elétricas alternadas, defasadas de um pequeno intervalo de tempo entre seus picos de intensidade. Para a época, esse motor representava uma grande evolução se comparado aos motores elétricos vigentes, vamos conferir algumas das suas vantagens:
Uma das contribuições mais significativas de Tesla foi o desenvolvimento da chamada corrente alternada (AC), tipo de corrente elétrica variável no tempo que pode ser transmitida por longas distâncias.
O famoso físico e inventor austro-americano Nikola Tesla que tanto contribuiu para o estudo da corrente alternada, apenas dormia 2-3 horas por dia. Podia trabalhar durante toda a noite, mas geralmente usava a técnica do sono que recebeu seu nome.
Nikola Tesla foi um engenheiro e inventor nascido na atual Sérvia. Sua principal contribuição para a Ciência foi o desenvolvimento da corrente alternada. Apesar de toda fama recente, esse inventor era um dos principais nomes da eugenia no início do século XX. Continue a leitura para saber mais sobre esse personagem da História da Ciência.
Ele morreu pobre e esquecido em Nova Iorque, a 7 de janeiro de 1943. A comunidade científica não o reconhecia, talvez por conta de seu comportamento excêntrico de afirmar que o celibato o ajudava a raciocinar melhor, e por atribuir sua genialidade à mensagens recebidas de extraterrestres.
Tesla foi um dos maiores nomes da ciência moderna e é, sem dúvidas, o responsável por muitas das tecnologias de que usufruímos atualmente. Tão importante quanto tantos outros nomes, merece prestígio e honra à sua memória.
Ainda assim, Tesla tem registrado em seu nome mais de 300 patentes em quase 30 países, sendo duas delas aqui no Brasil. A gente sabe que as invenções deste gênio foram muitas e neste post reunimos as principais delas.
Além disso, assim como outros cientistas de sua época, Tesla realizou pesquisas sobre o, então recém-descoberto, raio X. Outras contribuições de Tesla têm relação com a distribuição de energia em corrente alternada e a transmissão sem fio.
Tesla também era poliglota e falava oito idiomas com fluência: sérvio, checo, latim, italiano, alemão, húngaro, francês e inglês. Apesar de sua grande importância, sua fama foi abafada por outro cientista muito conhecido e também seu rival, Thomas Edison.